terça-feira, 31 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 31.08.21 - 5 Anos do Impeachment de Dilma Rousseff

🗳️⚖️📜 🧑‍🦳 📜⚖️🗳️

🇧🇷 Na última quarta-feira de agosto de 2016 o Senado Federal aprovou por 61 a 20 o impeachment de Dilma Rousseff. O processo teve início em 2 de dezembro de 2015, quando o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha deu prosseguimento ao pedido dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Com uma duração de 273 dias, o caso se encerrou em 31 de agosto de 2016, tendo como resultado a cassação do mandato, mas sem a perda dos direitos políticos de Dilma. Na justificação para o pedido de impeachment, os juristas alegaram que a então presidente havia cometido crime de responsabilidade pela prática das chamadas "pedaladas fiscais", ou seja, atrasos no repasse de recursos do Tesouro aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios sociais, como o Plano Safra; e pela edição de decretos de abertura de crédito sem a autorização do Congresso. O resultado foi proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado, iniciado no dia 25 de agosto. No seu lugar ficou o vice-presidente Michael Temer que concluiu o mandato em 2018. Dilma Rousseff foi a segunda presidente brasileira a ser afastada do cargo. Em 1992 o presidente (atual senador) Fernando Collor de Melo também foi afastado do poder sob acusação de crimes de responsabilidade (definidos no artigo 85 da CF/1988). Em 1994, ele seria absolvido pelo S.T.F.

O processo de afastamento de Dilma Rousseff até hoje é alvo de debates acalorados. Se para alguns houve um processo legítimo e legal de impeachment embasado na legislação brasileira, para outros o impeachment não passou de um golpe "chapa branca" provocado pela resistência da presidenta em ceder à pressões de grupos do Congresso Nacional que articularam junto com seus pares a queda da mesma. Debates à parte, o que se sabe é que vários documentaristas registraram os últimos dias de Dilma na presidência. Duas dessas produções podem ser assistidas pelo streaming da Netflix: "Democracia em Vertigem" (2019) de Petra Costa, indicado para o oscar de melhor documentário em 2020; e "O Processo" (2018) de Maria Ramos. Um terceiro documentário é "Alvorada" (2021) de Lô Politi e Anna Muylaert disponível no streaming do Telecine. Vários livros também revisitaram o tema do impeachment de 2016, a maioria deles, focando que se tratou de um golpe. O afastamento de Dilma Rousseff em 2016 e a prisão de Lula em 2018 por ordem do juiz Sérgio Moro foram fundamentais para a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. Sem cargo público, a ex-presidenta Dilma Rousseff mora hoje em Porto Alegre. Até o momento, não há nenhuma menção de aspirações eleitorais por parte dela, que prefere viver seus dias apenas acompanhando a conturbada conjuntura política nacional. 🙂🙃🗳️🙂🙃

#5anosdoimpeachmentdedilma
#historiarecentedobrasil
#PresidentesBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Texto construído com informações de sites oficiais: Senado e Câmara dos Deputados. 👈

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.08.21 - 13 Anos da Morte do Mestre Salustiano

🎼🖤🎼 💿 🎼🖤🎼

🎻🧒🏽 Ainda menino, sete anos, brincava cavalo-marinho pelos engenhos de Aliança. O pai era um tocador de rabeca, aprendeu com ele. Os folguedos e brincadeiras eram vistos e experimentados desde criança: maracatu, ciranda, coco, forró, mamulengo, improviso de viola. Conforme declarações próprias, considerava-se o maior dançador de cavalo-marinho e, nos versos de maracatu, inspirava-se no mestre Antônio Baracho. Manoel Salustiano Soares, ou mestre Salustiano, artista múltiplo e produtor de espetáculos e folguedos tradicionais organizados e mantidos em família, nasceu a 12 de novembro de 1945, em Aliança, e foi lá, na Zona da Mata Norte, que se iniciou no universo cultural de que é um dos mais afamados representantes.

Começou a morar em Olinda em 1965, mesmo ano em que começou a tocar rabeca profissionalmente. Passou a ser mais conhecido na década de 70. Foi entrevistado em 1989 no programa televisivo Som Brasil. Em 1997, integrou comitiva de artistas locais que foi a Cuba. Durante mais de dez anos organizou o festival da rabeca e coordenou a Casa da Rabeca do Brasil. Por quase vinte anos participou, na condição de fundador, da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Recebeu o título de reconhecido saber em 1990, concedido pelo Conselho Estadual de Cultura, e o título de doutor honoris causa, na UFPE. Foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, em 2001, pela Presidência da República. Percorreu todos os estados brasileiros e outros países, como Bolívia, Cuba, França, Estados Unidos.

Com a casa repleta de filhos, o mestre Salustiano sempre manteve a liderança da família e conseguia envolver a todos nos projetos culturais que constantemente articulava no entorno da própria residência, no bairro olindense de Cidade Tabajara, reunindo a comunidade, os vizinhos, turistas e pesquisadores de cultura popular. Inicialmente, era no espaço Ilumiara Zumbi onde as apresentações aconteciam. Depois, as festas foram transferidas para a Casa da Rabeca do Brasil, espaço inaugurado pela família para oficinas, danças, encontros de maracatu rural e de cavalo-marinho, shows de música regional. No natal, vários grupos de cavalo-marinho se reúnem e brincam a noite toda. Tem também pastoril, ciranda, o cavalo-marinho Boi Matuto, fundado pelo mestre em 1968, e o Mamulengo Alegre, outro brinquedo da família, cujos bonecos eram feitos por Salu mesmo. No domingo de carnaval, chegam no terreiro da família troças, ursos, caboclinhos, boi, burra, além do grande acontecimento da tarde: a trincheira do maracatu rural Piaba de Ouro, que fundou em 1977, e hoje é estruturado com mais de 300 componentes. Na segunda de carnaval, acontece o encontro de todos os maracatus rurais de Pernambuco.

Graças à sensibilidade artística e às invenções de homem inteligente, Salustiano cultivava a memória da infância, povoada de cavalo-marinho, maracatu, mamulengo, pastoril, ciranda, forró de oito baixos, reisado, marujada, fandango, poesia improvisada, ao mesmo tempo em que gerenciava os próprios folguedos e temática casa de espetáculos. Foram quatro CDs gravados, movidos pelas sonoridades de ciranda, maracatu, mamulengo, coco, forró, frevo: O sonho da rabeca, As três gerações, Cavalo-marinho, Mestre Salu e a sua rabeca encantada.

Salustiano faleceu no Recife, em 31 de agosto de 2008. Entretanto, confortável é saber que o legado se perpetua nas produções culturais e criações artísticas dos filhos, legítimos herdeiros e continuadores da obra do Mestre Salu. 👏🎶👏🎵👏

#13anosdamortedomestresalustiano
#historiadamusicanordestina
#lutopormestresalu

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto: Amorim, Maria Alice. Patrimônios Vivos de Pernambuco; 2. ed. rev. e amp. Recife: FUNDARPE, 2014

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.08.21 - 24 Anos da Morte da Princesa Diana de Gales

🇬🇧 🖤⚜️ 👸 ⚜️🖤 🇬🇧

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 31 de agosto, há 24 anos, pouco depois da meia-noite morria a "princesa do povo" como os ingleses carinhosamente chamavam DIANA FRANCES SPENCER, a Princesa de Gales, aos 36 anos num trágico acidente automobilístico em Paris. Seu namorado, o socialite egípcio Dodi Fayed, e o motorista do carro, Henri Paul, também morreram.

A princesa Diana foi uma das figuras públicas mais populares do mundo. Sua morte foi recebida com uma enorme manifestação de pesar. Os enlutados começaram a visitar o Palácio de Kensington imediatamente, deixando buquês na casa onde a princesa, também conhecida como Lady Di, nunca mais voltaria. Pilhas de flores alcançavam cerca de 30 pés do portão do palácio.

Diana e Dodi – que estavam de férias na Riviera Francesa – chegaram a Paris no dia anterior. Eles deixaram o Hotel Ritz Paris logo depois da meia-noite, com a intenção de ir para o apartamento de Dodi na Rue Arsène Houssaye. Assim que saíram do hotel, um enxame de paparazzi em motocicletas começou a perseguir agressivamente seu carro. Cerca de três minutos depois, o motorista perdeu o controle e bateu em um pilar na entrada do túnel Pont de l'Alma.

Dodi e o motorista foram declarados mortos no local. Diana foi levada ao hospital Pitié-Salpêtrière e declarada morta às 6h. (Um quarto passageiro, o guarda-costas de Diana, Trevor Rees-Jones, ficou gravemente ferido, mas sobreviveu.) O ex-marido de Diana, o príncipe Charles, assim como suas irmãs e outros membros da família real, chegaram a Paris naquela manhã. O corpo de Diana foi levado de volta para Londres. Sua morte produziu expressões sem precedentes de luto público, testemunhando seu enorme domínio sobre a psique nacional britânica.

Como grande parte de sua vida, sua morte foi uma grande sensação na mídia e o assunto de muitas teorias da conspiração. Embora os fotógrafos tenham sido inicialmente acusados de causar o acidente, um juiz francês em 1999 os inocentou de qualquer delito, em vez de culpar Paul, que foi descoberto ter um nível de álcool no sangue acima do limite legal no momento do acidente e ter tomado medicamentos prescritos incompatíveis com o álcool. Em 2006, uma investigação da Scotland Yard sobre o incidente também concluiu que o motorista era o culpado. Em abril de 2008, no entanto, um júri de inquérito britânico julgou o motorista e os paparazzi culpados de homicídio ilegal por condução por negligência grosseira, embora não tenha encontrado evidências de uma conspiração para matar Diana ou Fayed, uma acusação feita há muito tempo pelo pai de Fayed.

A família real, aparentemente pega de surpresa pela extraordinária manifestação de pesar e pelas críticas de sua reticência emocional, rompeu com a tradição ao organizar o funeral real transmitido pela televisão internacional. A imagem do Príncipe William, então com 15 anos, e do Príncipe Harry, então com 12 anos, caminhando solenemente com seu pai atrás do caixão de Diana em seu cortejo fúnebre se tornou icônica. O funeral de Diana em Londres, em 6 de setembro, foi assistido por mais de 2 bilhões de pessoas.

No funeral de Diana, Sir Elton John executou uma versão de sua canção clássica "Candle in the Wind" (originalmente escrita sobre a atriz Marilyn Monroe) com letras que foram revisadas por seu parceiro de composição, Bernie Taupin, para refletir sobre a vida e morte de Diana.A gravação dessa versão da música se tornou o single pop de maior sucesso da história até hoje, vendendo mais de 30 milhões de cópias.

A vida e a morte de Diana polarizaram o sentimento nacional sobre o sistema de monarquia existente, que parecia antiquado e insensível em uma era populista de celebridade da mídia em que a própria Diana era uma figura central. Os ingleses perderam seu ícone de graça, elegância e glamour, que exalando charme natural e carisma, usou seu status de celebridade para ajudar inúmeras causas de caridade, tornando a "princesa do povo". 👏👏👏👏👏👏

#24anosdamortedediana
#24anosdamortedaprincesadegales
#historiadamonarquiainglesa

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Enciclopédia Britannica
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.08.21 - 965 Anos da Morte da Imperatriz Teodora

🛡️ 🖤⚔️ 👸🏻 ⚔️🖤 🛡️

✝️😭⚰️ Em um dia como hoje, 31 de agosto, há 965 anos morria após uma súbita doença enfraquecer a governante do Império Bizantino, a imperatriz TEODORA, sem deixar descendentes para sucedê-la no trono. Com sua morte, a dinastia macedônia do Império Bizantino terminou. Coroada Imperatriz do Império Bizantino em 1055, o reinado de Teodora foi curto, mas ela foi uma das mulheres mais influentes da história do Império Bizantino. Casada com o Imperador Justianiano, coube a ela papel de destaque na repressão que sufocou a Revolta de Nika em 532, quando a população bizântina revoltada com os altos impostos, aproveitou-se do pretexto da derrota de sua equipe numa corrida de cavalos para começar uma revolta. Teodora e Belisário, general bizantino, conseguiram vencer os revoltosos e manter Justiniano no trono. Seu reinado foi conhecido por sua forte administração, ao reprimir a corrupção e conter os abusos administrativos no império. No esforço de centralizar o poder, ele também compareceu ao Senado e atendeu a pedidos como juiz supremo. (Coincidentemente, ela também era conhecida por ser excessivamente dura com seus inimigos e por ter cegado e banido várias pessoas do tribunal.) Teodora legislou favoravelmente para as mulheres, permitindo que elas se divorciassem, tivesssem direito à herança e que os estupros fossem punidos com a morte. Mas depois de um pouco mais de 18 meses de governo, Teodora ficou gravemente doente e morreu alguns dias depois, no em 32 de agosto de 1056 aos 76 anos. Não tendo filhos para sucedê-la no trono, escolheu como sucessor um ex-militar, ministro da Fazenda, Miguel VI Bringas. Mas por sua falta de relacionamento com a dinastia macedônia, ele foi rejeitado. Por isso, com a morte de Teodora, culminou a dinastia macedônia. Seu corpo foi enterrado na Igreja de Todos os Santos Apóstolos um dos mais esplêndidos templos que Justianiano e Teodora construíram em Constantinopla. Ambos são representados em belos mosaicos que ainda existem na Basílica de São Vidal em Ravena ao norte da Itália. 🇮🇹

#965anosdamortedaimperatrizteodora
#historiadacivilizacaobizantina
#GrandesMulheresdaHistoria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 30.08.21 - 146 Anos da Revolta das Mulheres de Mossoró

👩‍🦰🔪🧑🏼‍🦰 ⚔️ 👩🏻‍🦳🧹👩‍🦱

🔰 A convocação de pessoas para comporem a reserva do Exército após o final da Guerra do Paraguai (1870) feita pelo Gabinete do Barão do Rio Branco (lei 5881 de fevereiro de 1875) foi o estopim para a Revolta das Mulheres de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O clima no interior do nordeste já estava abalado com o conjunto de revoltas conhecidas como "Quebra-Quilos" quando a população sertaneja se revoltou contra a imposição de novos sistemas de medidas. As lideranças locais aproveitaram esse alistamento obrigatório para se vingar de seus desafetos políticos e enviar opositores e seus filhos para longe das cidades em que comandavam. No dia 30 de agosto de 1875 cerca de 300 mulheres lideradas por Ana Rodrigues Braga (Ana Floriano), Maria Filgueira e Joaquina de Sousa, munidas apenas de utensílios domésticos, invadiram a casa do Juiz de Paz, rasgaram os documentos do sorteio para o recrutamento do Exército e da Armada; ocuparam a redação do jornal "O Mossoroense" para rasgar as listas do sorteio que ainda iam ser publicadas, e terminaram por rasgar o edital de convocação afixado no quadro de avisos da Igreja Matriz de Santa Luzia. Na praça da liberdade elas foram confrontadas com uma força pública chamada para controlar o levante. A interferência de populares impediu que tudo terminasse num banho de sangue, mas mesmo assim várias delas acabaram feridas. A revolta das mulheres de Mossoró não conseguiu acabar com o recrutamento, mas teve como mérito retardar e mudar os critérios de avaliação para o alistamento. Várias cidades nordestinas também se revoltaram contra o alistamento, inclusive São Bento do Una, em Pernambuco. 💪🏻👊🏻🧒🏻

#146anosdarevoltadasmulheredemossoro
#lutasdasmulheres
#guerraserevoltasimperiais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo ✒️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 30.08.21 - 200 Anos do Nascimento de Anita Garibaldi

🇧🇷 💣 ⚔️ 👩‍🦰 ⚔️💣 🇮🇹

💪💄 Num dia como hoje, 30 de agosto, há 200 anos nascia em Morrinhos, Laguna, na província de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, que mais tarde se tornaria em ANITA GARIBALDI, a “Heroína de Dois Mundos”, única mulher no mundo a lutar em batalhas em dois continentes. Anita foi feminista antes do feminismo, defendeu a República em tempos de Império, lutou contra homens sem deixar de ser mulher, guerreira, aventureira, ousada, e amada. Em menos de dez anos, Anita viveu intensamente a aventura de ter participado de dois grandes eventos da História, em lados opostos do Atlântico, do lado de cá, lutou na Guerra dos Farrapos, do outro lado do Atlântico lutou pela unificação italiana.

Anita nasceu em 30 de agosto de 1821, filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus. O pai era tropeiro e Anita foi criada praticamente pelo tio, Antônio, que a incentivou a gostar de assuntos relacionados à política local. Aos 14 anos, ela foi obrigada a se casar com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, que a abandonou para se alistar no Exército imperial. Anita e sua família estavam em lados opostos de seu esposo, eles eram farroupilhas! 

Ela veio a conhecer o amor numa causualidade aos 18 anos. Após a tomada do porto de Laguna, a bordo do barco Itaparica, o marinheiro, republicano, socialista, e revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi observou através de sua luneta uma formosa moça entre várias mulheres. Imediatamente, ele segue até a cidade para tentar encontrar quem era a donzela encantadora, mas sem sucesso. Antes de regressar ao barco, ele é convidado para um café por Antônio, farroupilha e tio de Anita! Logo no primeiro encontro, Garibaldi teria dito “Tu devi esser mia” (Você tem que ser minha). E assim nasceu um amor que resistiu a várias batalhas e grandes revoluções. 

Anita ensinou Garibaldi a montaria de cavalos e ele em troca a ensinou a manusear armas de fogo. Quando Garibaldi partiu de Laguna em 20 de outubro, Anita abandonou tudo e seguiu viagem junto com seu companheiro. A coragem e ousadia de Anita são narradas nos escritos deixados pelo próprio Garibaldi, que em suas memórias descreve com precisão a bravura de sua amada.

Na batalha naval de Laguna (15 de novembro de 1839), Anita comandou as baterias do navio Rio Pardo, e ela mesma fez a pontaria do canhão. Uma explosão no convés atingiu Anita jogando-a à distância. Apesar dos apelos de Garibaldi, ela queria continuar, sob protestos foi colocada no porão com uma promessa: "vou, mas é para chamar os medrosos que estão lá"! Anita demostra sua coragem, por diversas vezes levando munição, atravessando próximo a cadáveres e arriscando a sua vida.

Com o final da Republica Juliana, o casal retorna para o sul, combatendo mais uma vez em Santa Vitória e no combate das Forquilhas em Curitibanos, Anita torna-se prisioneira, mas foge após pedir para buscar o corpo de Garibaldi no campo de Batalha. Em 16 de setembro de 1840, nasce seu primogênito, Domênico Menotti, na região da Lagoa dos Patos. Doze dias após o parto, foge a cavalo semi-nua e com o recém-nascido de um ataque de Pedro Moringue durante a noite.

Reencontrando mais tarde Garibaldi, em Vacaria, continuando na fuga pelo Rio das Antas, em relatos Garibaldi destacou a bravura e coragem de Anita na fuga. Em 1841, afasta-se da Revolução Farroupilha e segue com a família para o Uruguai, participando das lutas contra Juan Manuel de Rosas. Em 26 de março de 1842, casam-se na igreja de São Francisco de Assis, em Montevidéu, na sequencia nascem Rosita (que morreu após 30 meses de febre tifoide), Terezita e Ricciotti.

Em fins de 1847, Garibaldi envia Anita e os filhos para a casa da mãe, em Nice, e em maio parte com 63 camisas vermelhas, a bordo do navio Esperança, a caminho da Itália. Em solo italiano, ela continua envolvida em batalhas. Em 1849, Garibaldi e Anita são perseguidos, e fugindo de Roma com os austríacos em seu encalço, grávida de cinco meses e vestida de soldado, Anita adoece em Orvieto, próximo à província de Ravenna, acometida por febre tifoide. Mesmo enferma e quase sem forças, ela não se afasta de Garibaldi, morrendo em seus braços em 4 de agosto de 1849 no pequeno quarto da família Ravaglia, em Mandriole, próximo a Santo Alberto.

Os restos mortais de Anita Garibaldi foram desenterrados sete vezes! Até que em 1932, o ditador italiano Benito Mussolini da depositou-os na base do monumento equestre em homenagem a ela levantado na Piazzale Anita Garibaldi, na colina de Gianicolo, em Roma. A Heroína de Dois Mundos inspirou dezenas de filmes, novelas, livros, peças, foi tema de escola de samba e dá nome a dois municípios catarinenses, além de várias ruas e praças espalhadas pelo Brasil, além de uma ponte em Laguna, inaugurada em 2015. Seu nome está escrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 2012 em Brasília. Serena e ao mesmo tempo forte, foi Anita Garibaldi, versos da música de Vanere Rocha, que exprimem bem o retrato da "Heroína de Dois Mundos", "Mãe da Pátria Italiana", uma das mulheres mais corajosas e valentes da História brasileira.  💪💋💄👊

#200anosdonascimentodeanitagaribaldi
#bicentenariodeanitagaribaldi
#historiadarevolucaofrarroupilha
#historiadaunificacaoitaliana
#GrandesMulheresdaHistoria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo ✒️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 29 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 29.08.21 - 186 Anos do Reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal

💰👑💰👑 🇧🇷 👑💰👑💰

🛡️⚔️ Apesar do "grito do Ipiranga" ser dado em 1822, por D. Pedro no famoso dia 7 de setembro, o reconhecimento interno e externo da independência durou anos para ser consumado. Várias províncias se rebelaram: Grão-Pará, Maranhão, Bahia, Cisplatina e muita gente derramou seu sangue para assegurar que o país estava mesmo livre de Portugal. Não foi um processo pacífico como muita gente pensa. O primeiro país a reconhecer a nossa independência foram os Eatados Unidos em 1824, baseados na conhecida Doutrina Monroe que defendia "a América para os americanos" (nas entrelinhas, americanos do norte, diga-se de passagem). A Inglaterra reconheceu a emancipação em troca da renovação dos Tratados de Navegação e Amizade de 1810 que, na prática, sabotou as iniciativas manufatureiras da época, uma vez que privilegiava os produtos ingleses com baixas taxas alfandegárias (apenas 15%), deixando-os bem mais baratos do que os produzidos aqui. Faltava Portugal, nossa ex-metrópole. D. João VI, agora na condição de monarca português exigiu o título de "imperador honorário do Brasil" e uma pesada indenização de dois milhões de libras esterlinas, justamente o valor da dívida da coroa portuguesa com os banqueiros ingleses. Coube à Inglaterra conceder esse dinheiro ao Brasil sob a forma de um vantajoso empréstimo, que beneficiou os cofres londrinos, mas abalou a economia do recém criado país! Nascemos devendo aos ingleses, é o resumo da ópera! ☹️💸🇬🇧

#186anosreconhecimentoportuguesdaindependencia
#independenciadobrasil
#historiadobrasilimperial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 29.08.21 - 200 Anos da Junta Governativa de Goiana

💣⚔️👨⚔️👱‍♂️⚔️👨‍🦰⚔️💣

🏛️📜 Num dia como hoje, 29 de agosto, há 200 anos era instalada na vila de Goiana, região norte da Província de Pernambuco, a Junta Governativa de Goiana, que culminou na Convenção de Beberibe, assinada em 5 de outubro de 1821. Esses fatos resultaram na independência pernambucana de Portugal, antecipando em onze meses a emancipação política do Brasil, que só se efetivaria em 7 de setembro de 1822. A Junta Governativa de Goiana foi um movimento nacionalista, formado, em sua maioria, por brasileiros natos, em que parte da elite pernambucana viram na atuação das cortes constituintes a oportunidade de abolir o absolutismo e de fugir ao controle de Lisboa e do Rio de Janeiro.

Segmentos das elites rurais pernambucanas e antigos participantes da Revolução Pernambucana de 1817, de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Paudalho, Limoeiro, Igaraçu elegeram a Junta Governativa Provisória de Pernambuco, cujo o presidente eleito foi o goianense Francisco de Paula Gomes dos Santos. O propósito deste Governo de Goiana foi o de consolidar, em Pernambuco, as políticas das Cortes Constitucionais portuguesas, e combater o representante da Monarquia absolutista, em Pernambuco, o general governador Luiz do Rego Barreto, feroz e combatente da Revolução Pernambucana de 1817.

Luís do Rego foi intimado para repassar o Governo e propôs um acordo entre as duas juntas. A Junta de Goiana recusou. Cada Junta resolveu então partir para o combate decidindo o controle da província no campo de batalha. Esse fato é considerado o primeiro episódio da Independência do Brasil. Durante este período, a Junta de Goiana coexistiu com o Conselho Governativo do Recife, então presidido pelo General Rego Barreto. Assim, tínhamos duas gestões: uma de resistência e a outra de imposição. O conflito armado seria inevitável. As duas forças se encontraram em Igarassu, mas não ocorreu  o combate: as tropas enviadas por Luís do Rego eram formadas por soldados brasileiros recrutados por oficiais portugueses e se passaram para o lado das tropas de Goiana.

O Governo de Goiana tendo, como um dos líderes, o português Felippe Menna Callado da Fonseca, cercou o Recife, fazendo Luiz do Rego a aceitar um Tratado, que foi discutido, democraticamente, na povoação de Beberibe. Foi quando surgiu a figura de Gervásio Pires Ferreira, emissário do general, e Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque, representando o Governo de Goiana, para buscar o entendimento a fim de evitar o confronto armado. Desta busca pela solução, nasce a Convenção de Beberibe, em 5 de outubro de 1821, quase dois meses após o inicio da contenda, efetivada onde atualmente é a Praça da Convenção, no bairro de Beberibe, no Recife. Esse evento foi um acordo entre os nacionalistas, da Junta de Goiana, e os portugueses, representantes da Junta presidida por Luís do Rego. 

A Convenção de Beberibe resolveu que cada Junta ficaria com a jurisdição na área que dominava, até a realização de uma eleição com o maior número de representantes que escolhesse uma nova Junta; na prática, o documento que dava autonomia a Pernambuco, pondo fim ao período de dominação portuguesa. O pleito foi realizado na Sé de Olinda, no dia 26 de outubro de 1821, sendo eleito presidente o comerciante Gervásio Pires Ferreira, que fora revolucionário de 1817, que também tinha ajudado a Junta de Goiana. No mesmo dia Luís do Rêgo viajou para Lisboa, retornando para Portugal, acompanhado de parte de suas tropas e de protegidos e amigos, compreendendo que sua missão no Brasil estava concluída. Era o fim do Governo português em Pernambuco. 

A formação da Junta Governativa coloca Goiana como protagonista de um processo emancipatório, que tornou Pernambuco independente, mesmo antes da proclamação do sete de setembro, se tornando, Pernambuco, um importante centro político do nosso país. A junta governativa pernambucana administrou a província de 26 de outubro de 1821 a setembro de 1822.

O Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana – IHAGGO – encaminhou junto à Câmara Municipal de Goiana, iniciativas que resultaram na Lei n.º 2.458/2021, de autoria do vereador Eduardo Batista e sancionado pelo prefeito de Goiana, Eduardo Honório, reconhecendo o ano de 2021 como Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, a ser celebrado no âmbito de todo o município e, em especial, nas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino. É uma forma de reverenciar a importância da data para os pernambucanos, em especial, para os goianenses.

200 anos depois, o grito de rebeldia e liberdade de Felipe Menna Callado da Fonseca e Manoel Clemente Cavalcante de Albuquerque, em 28 de agosto de 1821, dia anterior à instalação da Junta Governativa de Goiana, permanece eloquente e atual: ""Avante pernambucanos, o mundo nos observa: marchemos entoando o sagrado nome da pátria dos bravos". Viva Goiana, viva Pernambuco. Salve o Leão do Norte! 💪👊🦁👊💪

#200anosdajuntagovernativadegoiana
#bicentenariodajuntagovernativadegoiana
#historiadepernambuco
#independenciadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Sites dos três principais jornais do Estado: Diario, Folha e Jornal do Commércio 🗞️🗞️🗞️

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 28 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 28.08.21 - 1 Ano da Morte de Chadwick Boseman

🎬🖤🎞️ 🧑🏿‍🦱 🎞️🖤🎬

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 28 de agosto, há um ano, o mundo das artes perdia um dos atores mais talentosos dos últimos tempos. Seu último personagem, T'Challa, o rei de Wakanda, deixou uma mensagem muito positiva sobre o protagonismo negro. CHADWICK BOSEMAN perdeu a batalha para um câncer de colón aos 43 anos, numa triste sexta-feira de 2020.

Nascido em Anderson, na Carolina do Sul, Boseman frequentou a T.L. Hanna High School, se formando em 1995, antes de ir para a Howard University, em Washington, para se formar em cinema. Sua mãe, Carolyn, é enfermeira, e seu pai, Leroy Boseman, dono de uma loja de estofamento. Formado também na British American Drama Academy, em Oxford, sempre teve a pretensão de ser diretor e roteirista. O início como ator foi para conhecer melhor a função e poder ser um cineasta melhor preparado. Até 2007, foi professor de atuação em um curso para jovens atores em um centro de cultura negra no Harlem, em Nova York.

Estreou na televisão em um episódio da série Parceiros da Vida (2003). Trabalharia ainda em filmes de curta-metragem e em séries policiais como Lei & Ordem (2004) e CSI: NY (2006), antes de estrear em um longa-metragem, o que aconteceu em No Limite: A História de Ernie Davis (2008). O filme conta a história de Ernie Davis, primeiro negro a ser eleito o melhor jogador da liga universitária de futebol americano – Boseman, neste filme, teve um papel secundário. Em 2008 dirigiu o curta-metragem Blood Over a Broken Pawn, seu primeiro trabalho na função. Dirigiu ainda outro curta, Heaven (2012). Assumiu o papel de outras personalidades importantes ao longo de sua carreira.

Após cinco anos fazendo seriados de TV, interpretou Jackie Robinson, o primeiro negro a jogar na Major League Baseball (principal competição de baseball dos Estados Unidos), em 42: A História de uma Lenda (2013). Um ano depois, ele foi o rei do soul em James Brown (2014).

Sem sombra de dúvidas, o filme mais lembrado de Chadwick Boseman será Pantera Negra (Black Panther. USA/2018). O filme faz parte do universo Marvel e traz uma mensagem muito positiva do protagonismo negro (fora as cinebiografias, não me lembro de outro filme cujo herói seja um negro). A trama é bem conduzida. O filme não pretendeu ser um manifesto antirracista em si, mas obviamente chamou a atenção para o tema. Atualmente o filme está disponível no streaming da Disney+ Aos que dispõem de Netflix podem conferir a produção Destacamento Blood do diretor Spike Lee que conta a história de quatro veteranos de guerra afro-americanos que voltam ao Vietnã à procura dos restos mortais do seu comandante e de um tesouro perdido.

Chadwick Boseman foi um exemplo de resiliência, pois mesmo em meio à dores provocadas pela evolução do câncer, ele não desistiu de gravar seu último filme, de onde retiramos frases inspiradoras como esta: "Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros". Walkanda forever! 💪🏿👊🏿🙋🏾‍♂️🙋🏾‍♀️

#1anodamortedechadwickboseman
#historiadoprotagonismonegronocinema
#WalkandaForever

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Papo de Cinema (os dois últimos parágrafos são nossos). 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 28.08.21 - 3 Anos da Morte do Radialista Edvaldo Moraes

📻⏰📻 📰 📻⏰📻

🎙️Edvaldo Moraes foi um radialista atuante na radiofonia pernambucana. Passou por várias emissoras: rádio Tamandaré, Olinda, e Folha FM. Começou no segmento esportivo, mas logo destacou-se no meio sindical e dos movimentos populares. Seu programa abria espaço para líderes comunitários, sindicalistas, e pessoas engajadas nas lutas populares. Gostava de citar trechos de Brecht em seu programa como o "Analfabeto Político". Era a voz da classe trabalhadora no rádio. Sua morte, causada por um infarto, deixou uma lacuna na radiofonia pernambucana. Terminava o programa com o famoso jargão: "estou indo para o outro lado, mas ao lado do coração de uma mulher" com uma vinheta inesquecível: "corre que lá vem os homi". Edvaldo Morais era conhecido como o "maior bocão da cidade". 😓😢😭

#saudadesdoshowderadio
#edvaldomoraiseterno
#historiadaradiofoniape

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 28.08.21 - 80 Anos da Primeira Transmissão do Repórter Esso

📺📻📰 🎙️ 📰📻📺

O programa ''Repórter Esso'' foi ao ar pela primeira vez às 12h55m do dia 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, quando a voz de Romeu Fernandes anunciou o ataque aéreo da Alemanha à Normandia, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Patrocinado pela empresa americana Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil, o noticiário revolucionou o radiojornalismo brasileiro e foi apresentado durante quase 30 anos. Com a inauguração da televisão no Brasil, em 1950, o programa passou a ser apresentado também na TV Tupi, a partir de abril de 1952. A chamada do programa: ''E atenção, muita atenção! Aqui fala o seu ‘Repórter Esso’, testemunha ocular da História'', ao som de fanfarra composta pelo maestro Carioca e Haroldo Barbosa, ficou marcada na memória de várias gerações. Em São Paulo, a transmissão era feita pela Rádio Record.

Até 1944, o ''Repórter Esso'' foi apresentado por vários locutores, mas a partir desse ano o gaúcho Heron Domingues tornou-se o primeiro locutor exclusivo - e o mais famoso - do ''Repórter Esso''. Ele ficou 18 anos à frente do programa, sendo sucedido em 1962 por Roberto Figueiredo, o último locutor do noticiário. Até 30 de setembro de 1960, o programa ia ao ar quatro vezes ao dia, às 8h, 12h55m, 18h30m, 20h25m e 22h05m. O noticiário radiofônico anunciou furos de reportagem e notícias históricas, como a morte de Hitler, em 1945, o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e a morte de Carmen Miranda, em 1955.

A primeira transmissão, no Rio de Janeiro, teve como assunto a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi.

O último programa do rádio foi veiculado no dia 31 de dezembro de 1968, após 27 anos de atividade, a edição final foi marcada pelo choro ao vivo do locutor Roberto Figueiredo. Durante a leitura da última notícia, ele caiu aos prantos, e o locutor reserva Plácido Ribeiro seguiu com a apresentação no rádio. No final, Roberto encerrou o último Repórter Esso desejando uma boa noite e um feliz ano novo. 📻😞😓😥😢😭

#80anosdoiniciodoreporteresso
#historiadaradiodifusaonobrasil
#testemunhaoculardahistoria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Memória Globo (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 27.08.21 - 22 Anos da Morte de Dom Hélder Câmara

💒🕯️🙏🕯️💒

🛐 Dom Hélder Pessoa Câmara foi um profeta do seu tempo. Soube ao mesmo tempo anunciar o reino de Deus e denunciar os poderosos que se colocam contra ele. Aquele homem pequeno e franzino era de uma coragem ímpar. Quando chegou para pastorar a Arquidiocese de Olinda e Recife fazia poucos dias que os militares haviam derrubado Goulart e instalado uma ditadura que duraria 21 anos. Dom Hélder poderia ter se calado ou se aliado, como fizeram alguns de seus pares, mas ele escolheu a defesa dos perseguidos. Ameaçado, teve a casa metralhada (24 de outubro de 1968) e revistada várias vezes pelos militares, foi acusado de comunista e subversivo, seu nome e tudo o que fosse relacionado a ele ou de sua autoria foram censurados pelo governo (1º de setembro de 1970), seu nome preterido para o Nobel da paz por três vezes foi sabotado pelos próprios governos militares, e o pior golpe foi o assassinato do padre Antônio Henrique Pereira Neto, que trabalhava junto à juventude, encontrado morto e com sinais de tortura. Dom Hélder Câmara não se abateu, nem se calou. Fez várias viagens pelo mundo, denunciando os abusos do regime militar, com sua voz mansa e pacífica. Em Recife, nasceu o movimento de evangelização Encontro de Irmãos e a Comissão de Justiça e Paz. Arauto dos pobres, comunista para os ricos, mas seguidor fiel da "opção preferencial pelos pobres" referendada nas Conferências Episcopais de Medellín (1968) e Puebla (1979). Na passagem de seus 22 anos de partida para a casa paterna, seu nome deve ser lembrado como símbolo de cristão engajado com as causas populares, imerso na realidade das periferias e grotões de pobreza, e sobretudo dotado de um grande senso de justiça social. O legado helderiano é atemporal, reflexivo, e sobretudo instigante para quem deseja vivenciar a fé cristã com compromisso com os pequeninos do reino, justamente aqueles aos quais Jesus escolheu, acolheu e protegeu! 👏👏👏

#22anosdamortededomheldercamara
#teologiadalibertacao
#historiadasreligioes

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛




HOJE NA HISTÓRIA - 27.08.21 - 193 Anos do Final da Guerra da Cisplatina

💣 🇧🇷😠 ⚔️ 😤🇺🇾 💣

📜✍️ Num dia como hoje, 27 de agosto de 1828, há 193 anos o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata assinaram o Tratado do Rio de Janeiro. O documento estabeleceu a independência da República Oriental do Uruguai. No dia seguinte, com a assinatura do Tratado de Montevidéu, chegava oficialmente ao fim a Guerra da Cisplatina, iniciada três anos antes.

O conflito foi travado entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (recém-independentes de seus colonizadores, Portugal e Espanha) pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Localizada na entrada do estuário do Rio da Prata, a província era uma área estratégica, já que quem a controlava tinha grande domínio sobre a navegação em todo o rio da Prata, além de acesso aos rios Paraná e Paraguai. 

A região já era disputada pelas coroas de Portugal e da Espanha desde a fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento (1680), sendo alvo de diversos tratados territoriais. Em 1816, o território (conhecido como Província Oriental) foi invadido pelo Brasil, por ordens do rei Dom João VI.  Cinco anos depois, foi incorporado oficialmente ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, recebendo o nome de Província Cisplatina.

A província aceitou fazer parte do Império do Brasil, inclusive enviando deputados para a Constituinte de 1823. Contudo, a anexação não era unanimidade entre os habitantes do território. O sentimento de revolta cresceu e um grupo de trinta e três nativos da província, liderados por Juan Antonio Lavalleja, revoltou-se contra o Brasil. Os rebeldes (chamados de Trinta e Três Orientais) tinham apoio militar e financeiro das Províncias Unidas do Rio da Prata (futura Argentina), que aprovaram a reintegração da Província Oriental ao seu território. O atentado contra a soberania brasileira por parte de uma nação estrangeira foi revidado por uma declaração formal de guerra em 10 de dezembro de 1825.

Apesar de possuir um exército com mais de 26 mil homens, o Brasil foi incapaz de derrotar as forças rebeldes da Cisplatina e as tropas das Províncias Unidas em batalhas terrestres. Porém, a marinha do Império do Brasil obteve a supremacia naval confirmada na Batalha de Monte Santiago, que levou a bloqueios navais dos portos de Montevidéu e Buenos Aires, sufocando a economia e levando ao desabastecimento. O empate militar levou os dois países a aceitarem uma mediação de um acordo de paz proposto pela Grã-Bretanha. Com a assinatura dos tratados do Rio de Janeiro e Montevidéu, a Argentina e Brasil concordaram em desmilitarizar a área e reconhecer a independência proclamada pelos nacionalistas uruguaios. A derrota na chamada Guerra da Cisplatina, além dos prejuízos financeiros, inclusive com a quebra do Banco do Brasil em 1829, desgastou ainda mais a popularidade de D. Pedro I. 😨👑🕳️

#193anosdofinaldaguerradacisplatina
#historialatinoamericana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 26.08.21 - 278 Anos do Nascimento de Antoine Lavoisier

🧪⚗️🔬 🤨 🔬⚗️🧪

🌱🐾Quem nunca ouviu a frase "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma"? A frase é a síntese do princípio de conservação de massas descoberta pelo francês ANTOINE-LAURENT LAVOISIER, um dos homens mais honrados na história da ciência. Ao revelar a relação entre o oxigênio e o fogo, Lavoisier ajudou à ciência química a fazer notáveis avanços, por isso ele é considerado o pai da química moderna.

Antoine-Laurent Lavoisier nasceu em Paris, na França, em 26 de agosto de 1743, portanto há 278 anos, filho de um advogado rico e proprietário de terras. Seu pai comprou um título de nobreza e queria uma carreira aristocrática para o filho. No entanto, o jovem Lavoisier preferia a ciência e então seu pai o enviou a estudar com muitos estudiosos ilustres. Ele estudou matemática e botânica. Lavoisier foi muito influenciado por um amigo da família, o geólogo francês Jean-Étienne Guettard, e contribuiu para o atlas geológico e mineralógico de Guettard. Em 1788, Lavoisier apresentou uma teoria sobre a geologia à Academia de Ciências.

Quando Lavoisier tinha 23 anos, ganhou um prêmio da Academia por um ensaio sobre a iluminação nas cidades. Em 1768 ele foi eleito para a Academia, uma honra incomum para um homem tão jovem. No mesmo ano, ele foi nomeado para a Ferme Générale, um grupo de homens que tinham o direito de coletar impostos. Em 1776, ele começou uma carreira como diretor do arsenal do governo — o lugar onde ficavam as armas e munições do estado. Naquele ano, as colônias dos Estados Unidos emitiram a Declaração de Independência e em breve as tropas coloniais estavam usando a pólvora aperfeiçoada por Lavoisier.

Por volta de 1783 Lavoisier resolveu o problema químico mais significativo da época, provando a ligação entre o oxigênio e o fogo. Através de brilhantes experimentos e medições detalhadas, Lavoisier provou que a queima, a oxidação de metais e a respiração dos animais consistiam na combinação do oxigênio com outros elementos químicos. Já que esta união, chamada de oxidação, é uma das mais importantes reações químicas, sua descoberta foi uma importante contribuição para o desenvolvimento da química moderna. Ele publicou suas conclusões em 1789, em um trabalho chamado "Traité élémentaire de chimie" (Tratado elementar de química).
 
Ainda trabalhando pelo governo, Lavoisier foi encarregado do departamento de pesos e medidas, e em 1791 ele esteve a cargo da tesouraria (o lugar onde se guarda e administra o tesouro do estado). Em 1794, no entanto, os revolucionários franceses o acusaram de conspirar contra o governo. Devido a isso, ele foi julgado e condenado à morte na guilhotina, em Paris, em 8 de maio de 1794, completando hoje 227 anos de sua execução. Seu corpo foi jogado em uma vala comum. O matemático Joseph-Louis Lagrange resumiu o episódio também em uma frase: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo". 😞😓😥😢😭

#278anosdonascimentodelavoisier
#historiadacienciamoderna

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 26.08.21 - 232 Anos da Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

📜⚖️🇫🇷 👨🏾‍🦰👩‍🦰👦🏽 🇫🇷⚖️📜

📃 Inspirada na declaração da independência americana de 1776 e no espírito filosófico do século XVII, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 marca o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era. Somente seis semanas depois do assalto à Bastilha, e apenas três semanas depois da abolição do feudalismo, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (francês: Déclaration des Droits de l'Homme et du Citoyen) foi adotada pela Assembleia Constituinte Nacional como o primeiro passo para a escrita de uma constituição para a República da França. Havia urgência em divulgar a declaração para legitimar o governo que se iniciava com o afastamento do rei Luís XVI. Ela é composta de um preâmbulo e 17 artigos referentes ao indivíduo e à Nação. Ela define direitos "naturais e imprescritíveis" como a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. A Declaração reconhece também a igualdade, especialmente perante a lei e a justiça. Por fim, ela reforça o princípio da separação entre os poderes. Apesar de ser considerada um avanço importante para a época, ela deixa em aberto algumas questões como por exemplo como garantir o direito à propriedade às centenas de miseráveis sem propriedade? No século XIX, a Declaração de 1789 inspira textos similares em numerosos países da Europa e da América Latina. A importância desse documento nos dias de hoje é ter sido a primeira declaração de direitos e fonte de inspiração para outras que vieram posteriormente, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948. 🙋‍♂️⚖️📖🙋🏽‍♀️

#232anosdadeclaracaodosdireitosdohomem
#historiadacidadania
#revolucaofrancesa

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 25.08.21 - 60 Anos da Renúncia de Jânio Quadros

🥃🧹🍻 🥴 🍻🧹🥃

📰 Jânio da Silva Quadros foi presidente do Brasil durante sete meses (31/01/1961–25/08/1961). Foi eleito pela UDN (União Democrática Nacional), partido que congregava os  grupos que articularam a queda de Getúlio Vargas (mas como sabemos Vargas preferiu matar-se do que que renunciar ou ser deposto, coincidentemente na data de ontem, 24 de agosto). Durante a campanha, Jânio Quadros adotou a vassoura como símbolo e prometeu varrer a corrupção, fazendo acordos com grupos distintos e antagônicos, com seu estilo oportunista e popularesco. Apesar de ser eleito presidente em 1960, não conseguiu eleger o vice (naquela época votava-se separadamente para cada um dos cargos), sendo eleito João Goulart pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), partido herdeiro do Varguismo. É claro que essa mistura entre UDN e PTB, rivais históricos tinha tudo para dar errado... E deu mesmo! O governo de Jânio foi marcado mais por polêmicas do que por grandes ações. Algumas de suas insólitas medidas: proibiu brigas de galos e uso de biquíni nas praias, além de corridas de cavalos durante a semana. Em plena guerra fria, Jânio quis desenvolver uma política externa independente dos Estados Unidos e da União Soviética. A gota d'água foi quando ele condecorou o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevarra com a ordem Cruzeiro do Sul (19 de agosto de 1961). Os mesmos grupos que o apoiaram, pediram sua cabeça, liderados por ninguém menos que o jornalista udenista Carlos Lacerda. Sem o apoio da UDN e atacado pela Imprensa, Jânio renunciou em 25 de agosto de 1961 abrindo uma crise política, uma vez que o vice João Goulart não estava no Brasil e militares reacionários e udenistas não queriam dar-lhe posse. Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, e genro de Goulart, chegou a organizar uma rede de transmissão radiofônica chamada Cadeia da Legalidade para articular a resistência civil e militar diante da ameaça golpista. O imbróglio só foi resolvido porque Goulart aceitou a proposta de governar sob o regime parlamentarista, diminuindo, é claro, seus poderes enquanto presidente. No ano seguinte à renúncia, Jânio se candidatou ao governo de São Paulo, mas por poucos votos não se elegeu. Ele teve depois seus direitos políticos cassados pela ditadura militar e só voltou à vida política em 1986, após vencer nas urnas o adversário Fernando Henrique Cardoso e assumir a prefeitura de São Paulo. Jânio morreu em 16 de fevereiro de 1992, aos 75 anos de idade, mas deixou uma pergunta sem resposta: afinal, quem eram as "forças terríveis" que o obrigaram a renunciar, citadas no bilhete de renúncia? Há quem defenda que Jânio esperasse uma reação popular pedindo a sua volta, à qual ele aceitaria, mas com o aumento de seus poderes na presidência, mas esse clamor nunca veio. O golpe autocrático janista acabou sufocando o próprio mentor. E há também quem diga que faltou sobriedade na hora de redigir o famoso bilhete. 🥃

#60anosdarenunciadejanio
#historiadarepublicabrasileira
#golpesecontragolpesnobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 25.08.21 - 75 Anos de Nascimento do Teólogo Frei Betto

🛐 📖✍️ 👨‍🦳 📖✍️ 🛐 

🎂🎉 Num dia como hoje, 25 de agosto, há 77 anos nascia FREI BETTO, importante escritor e teólogo católico ligado à Teologia da Libertação. Membro da ordem Dominicana, ele também é militante de movimentos pastorais e sociais. Frei Betto atuou durante anos em movimentos pastorais e nas comunidades eclesiais de base.

Carlos Alberto Libânio Christo é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais; e desde jovem manifestou sua vocação ao serviço da causa dos movimentos populares. Aos 13 anos de idade ingressa na militância estudantil através da Juventude Estudantil Católica (JEC), da qual se torna presidente quatro anos depois, em 1963. Na mesma época ingressa na faculdade de jornalismo, e em 1965 passa a fazer parte da ordem religiosa católica dos dominicanos. No ano seguinte muda-se para São Paulo, onde vive até 1969. Nesse período estuda filosofia, trabalha como jornalista em veículos como a revista Realidade e o jornal Folha da Tarde e como assistente de direção de José Celso Martinez Corrêa (1937) e milita politicamente. 

Por sua oposição à ditadura militar, foi preso por duas vezes: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência na prisão resultou nos livros "Cartas da Prisão", "Dário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" e “Batismo de Sangue”, publicados pela editora Rocco. Este último foi premiado com o Jabuti de 1983 e traduzido na França e na Itália. O livro descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito. Baseado no livro, o diretor mineiro Helvécio Ratton produziu o filme Batismo de Sangue, lançado em 2007.

Frei Betto também publicou alguns romances, como Hotel Brasil. Trata-se de um romance policial no qual a investigação de crimes que acontecem em um hotel associa-se à investigação da história do país – assim, o “Hotel Brasil”, palco dos crimes, seria um microcosmo da sociedade brasileira. Na área política atuou como coordenador de mobilização social do programa Fome Zero e assessor especial do presidente Lula nos anos 2003 e 2004. Seu nome é referência para aqueles que estudam questões como Doutrina Social da Igreja, Teologia da Libertação, e Movimentos Pastorais. 👏👏👏👏👏👏

#77anosdonascimentodefreibetto
#historiadaigrejalatinoamericana
#teologiadalibertacao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil
🖱️ Site da Enciclopédia Itaú Cultural (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 25.08.21 - 218 Anos do Nascimento de Luís Alves de Lima e Silva

🔰👨🏻‍✈️⚔️👩‍✈️⚔️👨🏽‍✈️🔰

🥁🎼 Quem nunca cantou no primário aquela musiquinha "marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito, vai preso no quartel"? Pois é, dia do soldado era sempre a mesma coisa: fazer chapéu de papel, marchar com a turminha, pintar o Duque de Caxias (aff...). O dia do soldado foi escolhido por ser hoje a data de nascimento de LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, mais conhecido como DUQUE DE CAXIAS (antes de ser duque, ele ganhou o título de barão...). Caxias é uma cidade do Maranhão que foi tomada pelas tropas de Luís Alves de Lima e Silva durante a BALAIADA (revolta do período regencial que durou de 1838-1841). O Duque de Caxias também participou de outras guerras como a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde protagonizou junto com Davi Canabarro o vergonhoso episódio da matança dos lanceiros negros em Porongos (14/11/1844) e a Guerra do Paraguai (1864-1870), onde lutou ao lado do Conde D'Eu, esposo da princesa Isabel. Ele era filho do brigadeiro FRANCISCO DE LIMA E SILVA, a única pessoa a participar das duas regências trinas do Brasil (a provisória – de 7 de abril a 17 de junho de 1831 –, e a Permanente – de 1831 a 1835). O Duque de Caxias é considerado o patrono do Exército Brasileiro. O que muita gente não sabe é que ele reprimia violentamente as revoltas populares e que cometeu atrocidades durante a Guerra do Paraguai. Caxias era também membro da maçonaria. O "pacificador" do Império teve como mérito mandar centenas de revoltosos para o lugar mais pacífico do mundo: o cemitério mesmo! ⚰️🕯️😭

#diadosoldado
#218anosnascimentodecaxias
#historiadobrasilimperial

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 24 de agosto de 2021

HOJE NA RELIGIÃO - 24 de Agosto - Dia dos Exus

🕯️🧑🏽🕯️🧔🏽🕯️👩🏽‍🦱🕯️

♐ Dentro do panteão das divindades de matriz afro, o EXU é talvez o orixá mais injustiçado dentro do processo sincrético imposto aos escravos desde o começo da colonização. Na relação entre profano e sagrado da religiosidade africana, orixás são forças da natureza (ar, fogo, água, terra, ferro, etc.) e como a natureza não é ruim (o ser humano é que a maltrata com suas poluições e degradações), nenhum deles pôde ser identificado com o mal, diferentemente das religiões monoteístas abrâamicas, onde temos uma divindade específica para isso, como por exemplo o demônio ou diabo na religiosidade judaico-cristã.

Quando os escravos associaram suas divindades aos santos católicos, o chamado sincretismo religioso, resultado do processo forçado de aculturação branca, europeia, caucasiana, coube ao Exu o papel menos nobre de representar o mal, o inferno, o demônio, o que não corresponde às suas origens africanas, quando era apenas um mensageiro entre homens e orixás, função similar aquela exercida pelo deus Hermes do panteão grego, cujos romanos latinizaram com o nome de Mercúrio.

A intolerância religiosa de fundamentalistas cristãos ao longo dos anos vêm reforçando o preconceito ao orixá Exu, o guardião da porta da rua e das encruzilhadas. Atrevido e agressivo, qualidades odiadas pelos senhores escravocratas, é Exu quem invoca os orixás. Seu elemento é o fogo, seu símbolo é o ogó (um bastão adornado com cabaças e búzios), e seu colar e roupas são vermelhas e pretas. O orixá recebe como oferendas farofa com dendê, feijão, inhame, água, mel. No sertão pernambucano, uma cidade recebeu seu nome, Exu, que por sinal, é natalícia de um dos maiores artistas brasileiros: Luiz Gonzaga. Conhecer e entender as religiões não significa que professemos a mesma crença dos seus fieis, mas promove o dialogo interreligioso, quando podemos dialogar sem ferir ou agredir o outro, e ao mesmo tempo aprendermos sobre os sentidos e significados de nossa existência. 🛐

#diadosexus
#hojenareligiao24deagosto
#religiosidadeafrobrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.08.21 - 15 Anos do Rebaixamento do planeta Plutão

⭐💫🌘 🌚 🌒🪐⭐

☄️ Em 24 de agosto de 2006, uma decisão histórica fez com que os livros didáticos precisassem ser reescritos. É que, naquela data, a União Astronômica Internacional (IAU) batia o martelo quanto à definição de Plutão: o que até então era o nono planeta do Sistema Solar foi rebaixado de categoria e passou a ser considerado um planeta-anão.

A decisão não aconteceu assim, do dia para a noite. Foram anos de intenso debate, com argumentos válidos dos dois lados do "ringue", e o rebaixamento de Plutão rende polêmica até hoje. Uns acreditam que a redefinição do planeta para a categoria de planeta-anão foi uma vitória do raciocínio científico, enquanto outros defendem que o pequeno mundo nos confins do Sistema Solar é especial demais para não ser oficializado como um planeta.

A votação envolveu 424 astrônomos, com Mike Brown, pesquisador da Caltech, anunciando oficialmente: "Plutão não é um planeta. Há, oficialmente, oito planetas no Sistema Solar". Já Alan Stern, líder da missão New Horizons, da NASA, declarou na ocasião: "Estou com vergonha da astronomia. Menos de 5% dos astrônomos do mundo votaram. Essa definição 'fede', por razões técnicas".

Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita. Vários mundos foram categorizados como planeta-anão após a redefinição da IAU.

Para Alan Stern, a resolução de 2006 é falha. Na época, ele declarou que "é evidente que a zona da Terra não está limpa", uma vez que nosso planeta (bem como outros do Sistema Solar) abriga objetos em torno de sua órbita, como asteroides, por exemplo. Sendo assim, os critérios usados para rebaixar Plutão à condição de planeta-anão seriam vagos e errôneos. Até hoje, astronômos, astrofísicos e demais estudiosos e amantes da ciência astronômica debatem o tema. E há quem defenda que Plutão merece sim ser readmitido para a "série A do Campeonato dos Planetas do Sistema Solar". 😅😂🤣

#15anosdorebaixamentodeplutao
#historiadacienciaastronomica
#plutaoplanetaanao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Space.com - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.08.21 - 67 Anos do Suicídio de Getúlio Vargas

😭😢😥😮😔😔😟

💀🔫A morte trágica de Getúlio Dornelles Vargas em 24 de agosto de 1954 chocou o país. O mês de agosto foi bastante conturbado para o presidente Vargas, que havia sido eleito em 1950 pelo PTB vencendo os candidatos Eduardo Gomes (UDN) e Cristiano Machado (PSD). A principal característica desse mandato foram o nacionalismo e o intervencionismo estatal. A campanha “O petróleo é nosso” resultou na nacionalização do mesmo e na criação da Petrobrás. Aliado a isso, Vargas continuava apostando suas fichas no populismo que cooptava as massas populares com medidas de cunho social e trabalhista. A oposição liderada pelo jornalista Carlos Lacerda atacava fortemente Vargas pela Imprensa e na Câmara dos Deputados. O atentado da rua Toneleros no dia 5 de agosto, da qual saíram feridos Lacerda e um guarda municipal, e que resultou na morte do major Rubens Vaz foi o início da crise política que se arrastou durante todo o mês de agosto. As investigações apontaram para membros do palácio do Catete como mentores do atentado, articulados por Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente. Aliado a isso denúncias de corrupção explodiram pela Imprensa. O ápice da crise aconteceu na madrugada de 23 para 24 de agosto, durante a reunião ministerial os militares apontaram apenas duas saídas para o presidente: a renúncia ou sua deposição. Como premeditados dias antes, quando falou que “só morto, sairei do catete”, Vargas cumpriu sua promessa e com um tiro no peito encerrou sua trajetória terrena, deixando uma carta-testamento onde acusava os inimigos da nação pelo seu suicídio. A morte de Getúlio Vargas, segundo o escritor e biografo Lira Neto (autor da trilogia Getúlio) acabou por adiar em dez anos o golpe que seria dado em 1964 quando militares depuseram João Goulart. 👨🏻‍✈️👨🏻‍💼👨🏻‍✈️

#67anosdamortedevargas
#suicidiodegetuliovargas
#presidentesdobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.08.21 - 139 Anos da Morte de Luiz Gama

⚖️⛓️📖 🧑🏾‍🦱 📖⛓️⚖️

💪🏿👊🏿 🙋🏽‍♂️ Luiz Gama nasceu na Bahia livre, era filho de uma africana livre e de um fidalgo de origem portuguesa, cujo pai o nome ele nunca revelou. Aos 10 anos, seu pai o vendeu como escravo e foi para São Paulo. No cativeiro, aprendeu a ler e escrever e reconquistou a sua liberdade após provar que havia nascido livre. Daí em diante, sua paixão pelas letras e seu espírito aguerrido não pararam de crescer. Publicou, em 1859, uma coletânea de poemas satíricos, “Primeiras Trovas Burlescas”, onde faz uma crítica social e política da sociedade brasileira, denunciando as questões raciais do ponto de vista negro, na primeira pessoa.

Ativista da causa republicana e abolicionista, colaborou com a sua pena em diversos jornais: Diabo Coxo, Cabrião, Correio Paulistano, A Província de São Paulo, Radical Paulistano, A Gazeta da Corte, onde atuou junto com outros abolicionistas negros como Ferreira de Menezes, André Rebouças e José do Patrocínio. O Radical Paulistano era o órgão de comunicação do Partido Liberal Radical, abolicionista e republicano. Neste jornal, Luiz Gama denunciava violações das leis por parte dos representantes dos senhores. Denunciava sentenças e apontava os erros cometidos por juízes e advogados.

Na sua missão de libertar e garantir o direito dos escravizados, Luiz Gama valeu-se de uma “brecha” no próprio sistema escravista: a lei de 7 de novembro de 1831 que extinguiu o tráfico negreiro. Por esta lei, aqueles  trazidos para o Brasil depois desta data seriam considerados livres. Luiz Gama dedicou-se com afinco e gratuitamente a libertar pessoas escravizadas de várias províncias do Brasil.

Mesmo não sendo “diplomado”, era advogado autodidata com grande cultura jurídica. Luiz Gama possuía uma provisão, documento que autorizava a prática do direito, dada pelo Poder Judiciário do Império. No século XIX, só existiam duas Faculdades de Direito: a de Olinda e São Paulo, de forma que era comum a existência de profissionais do direito provisionados ou rábulas. A formação prática de profissionais ocorria nas mais diversas funções, como engenheiros, dentistas, médicos, entre outras.

A vida de Luiz Gama inspirou o filme "Doutor Gama" dirigido por Jeferson De ("M8: Quando a morte socorre a vida"), que estreou no último dia 5 nos cinemas e já pode ser assistindo também pelo streaming da Globoplay. Na produção, César Mello ("Bom Dia, Verônica") interpreta o protagonista do título.

A figura do advogado provisionado existiu até a década de 1960, quando o exercício da advocacia passou a ser prerrogativa exclusiva dos bacharéis em direito. Em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil concedeu o título de advogado a Luiz Gama, reconhecendo a sua importância como jurista. Em 2018 recebeu o título de Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil e teve seu nome inscrito no livro dos heróis da pátria. Justa homenagem para o advogado da liberdade. 👏👏👏👏👏👏

#139anosdamortedeluizgama
#historiadoabolicionismobrasileiro
#grandesabolicionistasbrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site da Biblioteca Nacional (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.08.21 - 201 Anos da Revolução Liberal do Porto

💣⚔️🛡️ 👑 🛡️⚔️💣

👨🏻‍✈️🗡️Após a expulsão das tropas napoleônicas de Portugal, o país ficou sob controle dos britânicos, o que desagradava militares e comerciantes. O clima de insatisfação gerou vários conflitos e revoltas, sendo a mais importante delas a Revolução Liberal do Porto que iniciou em 24 de agosto de 1820, articulada pelos maçons do Sinédrio. Os revoltosos exigiram a volta de D. João VI para Portugal, que ele assinasse uma constituição limitando seus poderes, e a recolonização do Brasil com a anulação das medidas que privilegiavam a ex-colônia, que havia sido elevada à categoria de Reino Unido em 1815. Liberal para os portugueses, mas conservadora para o Brasil, a Revolução Liberal do Porto, apesar de suas contradições, influenciou o processo que culminou com a emancipação do Brasil de Portugal em 1822. 🇧🇷 🤴🏻🇵🇹

#201anosdarevolucaoliberaldoporto
#historiaportuguesa
#processodemacipacaopoliticadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 24.08.21 - 449 Anos do Massacre de São Bartolomeu

💀⚔️💀⚰️ 💒 ⚰️💀⚔️💀

🤵🖤👰‍♀️ Num dia como hoje, 24 de agosto, há 449 anos, o que deveria ser um casamento para acalmar os acirrados conflitos entre católicos e huguenotes, como eram chamados os calvinistas franceses, terminou num banho de sangue sem precendentes. Até hoje, a noite de São Bartolomeu é lembrada como a mais nefasta da História francesa. Os noivos eram Henrique, rei de Navarra e chefe da dinastia dos huguenotes, e Margarida Valois, princesa da França, filha do falecido Henrique 2º e de Catarina de Médici. Margarida era irmã do rei Carlos IX. Alguns milhares de huguenotes de todo o país – a nata da nobreza francesa – foram convidados a participar das festas de casamento em Paris. Uma armadilha sangrenta, como se constataria mais tarde.

Paris era, naquela época, uma cidade decididamente anti-huguenote: os católicos mais extremistas não aceitam de bom grado a presença dos protestantes. A mãe do rei Carlos IX, Catalina de Medicis, tentou enfrentar a facção de huguenotes e por isso ordenou a morte de Gaspard de Coligny (dois dias antes do massacre), um líder huguenote que ela sentia que estava levando seu filho à guerra com a Espanha. No entanto, Coligny foi apenas ferido, e Carlos prometeu investigar o assassinato para aplacar os furiosos huguenotes. Catarina então convenceu o jovem rei de que os huguenotes estavam à beira da rebelião, e ele autorizou o assassinato dos seus líderes pelas autoridades católicas. A maioria desses huguenotes estava em Paris na época, celebrando o casamento de seu líder, Henrique de Navarra, com a irmã do rei, Margarida Valois (Margot).

Uma lista das pessoas a serem mortas foi elaborada, encabeçada por Coligny, que foi brutalmente espancado e atirado pela janela de seu quarto pouco antes do amanhecer de 24 de agosto de 1572. Assim que a matança começou, multidões de católicos parisienses, aparentemente dominados pela sede de sangue, começaram a massacre geral dos huguenotes. Carlos emitiu uma ordem real em 25 de agosto para interromper a matança, mas seus apelos não foram atendidos à medida que os massacres se espalharam. Os massacres em massa continuaram até outubro, atingindo as províncias de Rouen, Lyon, Bourges, Bourdeaux e Orleans. Estima-se que 3.000 protestantes franceses foram mortos em Paris e até 70.000 em toda a França. A matança de São Bartolomeu desencadeou uma quarta guerra religiosa entre os franceses.

Henrique de Navarra sobreviveu à noite de São Bartolomeu nos aposentos do rei, que tinha dado a ordem para o massacre. Henrique teve de renegar a sua fé e foi encarcerado no Louvre. Quatro anos mais tarde, ele conseguiu fugir. Retornou ao seu reino na Espanha e, anos depois, subiu ao trono francês. Henrique, que permaneceu católico, mas irmão espiritual dos huguenotes, concedeu-lhes a igualdade de direitos políticos através do Édito da Tolerância de Nantes em 1598. Uma compensação tardia para os huguenotes. Henrique defendia a coesão do país: "A França não se dividirá em dois países, um huguenote e outro católico. Se não forem suficientes a razão e a Justiça, o rei jogará na balança o peso da sua autoridade."

A noite de São Bartolomeu é retratada no filme "A Rainha Margot" (La Reine Margot), dirigido por Patrice Chéreau, baseado na obra La Reine Margot, de Alexandre Dumas, publicado em 1845. Há uma versão anterior (A Rainha Margot, 1954) tendo no papel principal, agora ocupado por Isabelle Adjani, a atriz Jeanne Moreau. Ambas apresentam uma versão realista da Noite de São Bartolomeu. 💒😭⚰️

#449anosdomassacredesaobartolomeu
#historiadasguerrasreligiosas
#intoleranciareligiosa

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil
🖱️ Site do History Channel – EUA
🖱️ Site do Deutsche Welle – Brasil (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 23.08.21 - Morre o Guitarrista Paulo Rafael

🎶🖤 🎼🎸🎼 🖤🎵

✝️😭⚰️ O guitarrista e produtor musical pernambucano PAULO RAFAEL faleceu na madrugada desta segunda-feira (23), aos 66 anos por complicações de saúde causadas por um câncer de fígado. Ele ficou conhecido na cena musical por integrar a banda Ave Sangria, que marcou a história do rock psicodélico brasileiro, e por ter um papel fundamental na definição do som de Alceu Valença, trazendo a força do rock para canções influenciadas pela música regional nordestina, ao longo de mais de 40 anos de parceria.

Natural de Caruaru, no Agreste pernambucano, Paulo Rafael começou sua carreira na década de 1970 no Recife com o grupo Phetus, ao lado de Paulo Raphael, Zé da Flauta e Bira Total, dividindo os palcos com outras bandas como Tamarineira Village, depois rebatizada de Ave Sangria, a qual ele também faria parte. Logo se tornou um dos principais instrumentistas do rock psicodélico local, no movimento contra-cultural conhecido como Udigrudi, e do gênero no país inteiro. Na época, a banda lançou apenas um disco homônimo, de 1974, que foi censurado pela ditadura. A sua sonoridade, porém, foi ganhando novos fãs a cada geração, levando o grupo a se reencontrar em 2014 para gravar um novo lançamento, intitulado Vendavais.

O guitarrista além da parceria com Alceu Valença, teve várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados, com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Lobão. Foi ele quem escreveu o arranjo da faixa "Vaca profana", de Caetano Veloso, gravado por Gal Costa. Paulo também participou de outros projetos aclamados da cena psicodélica. Produziu álbuns solo como sua estreia Caruá (1980), com Zé da Flauta e Lenine (ainda percussionista na época).

Vários artistas lamentaram a morte do guitarrista, dentre eles Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. O músico faleceu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro; deixando esposa, neta e filha. O corpo deverá ser velado no Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, onde deverá ser cremado. Paulo Rafael deixou um legado musical imprescindível e inesquecível para a cena musical pernambucana. Sua obra permanecerá atemporal e fundamental para os amantes da boa musicalidade nordestina. 😞😓😥😢😭

#lutoporpaulorafael
#cenamusicalpernambucanadeluto
#historiadamusicalidadepernambucana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Portal G1 e Diario de Pernambuco (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 23.08.21 - 82 Anos da Assinatura do Pacto Ribbentrop-Molotov

💣 🇩🇪🤨 📜 😒🇷🇺 💣

📖✍️ Num dia como hoje, 23 de agosto, há 82 anos a Alemanha e a União Soviética assinam um pacto de não agressão: o pacto Ribbentrop-Molotov; atordoando o mundo, dadas suas ideologias diametralmente opostas. Mas os ditadores estavam, apesar das aparências, ambos jogando com suas próprias aspirações políticas.

Após a invasão da Tchecoslováquia pela Alemanha nazista (15 de março de 1939), a Grã-Bretanha teve que decidir até que ponto iria intervir caso Hitler continuasse a expansão alemã. O primeiro-ministro Neville Chamberlain, a princípio indiferente à captura de Hitler da Sudetenland, a área de língua alemã da Tchecoslováquia, de repente ganhou vida quando a Polônia foi ameaçada. Ele deixou claro que a Grã-Bretanha seria obrigada a ajudar a Polônia no caso de invasão alemã. Mas ele queria e precisava de um aliado. O único poder grande o suficiente para deter Hitler, e com grande interesse em fazê-lo, era a União Soviética. Mas Stalin foi frio com a Grã-Bretanha depois que seu esforço para criar uma aliança política com a Grã-Bretanha e a França contra a Alemanha foi rejeitado um ano antes. Além disso, os líderes da Polônia estavam menos do que entusiasmados com a perspectiva da Rússia se tornar seu guardião; para eles, era simplesmente a ocupação por outro regime monstruoso.

Hitler acreditava que a Grã-Bretanha nunca o enfrentaria sozinho, então ele decidiu engolir seu medo e aversão ao comunismo e se acomodar ao ditador soviético, puxando assim o tapete da iniciativa britânica. Ambos os lados suspeitavam muito um do outro, tentando discernir motivos ocultos. Mas Hitler estava com pressa; ele sabia que, se quisesse invadir a Polônia, isso teria que ser feito rapidamente, antes que o Ocidente pudesse criar uma frente unificada. Concordando basicamente em dividir partes da Europa Oriental – e deixar uns aos outros em paz no processo – o ministro das Relações Exteriores de Hitler, Joachim von Ribbentrop, voou para Moscou e assinou o pacto de não agressão com seu homólogo soviético, Viacheslav Mikhailovich Molotov. Apoiadores do bolchevismo em todo o mundo tiveram sua visão até então romântica do “socialismo internacional” arruinada; eles ficaram indignados com o fato de Stalin entrar em qualquer tipo de liga com o ditador fascista.

O tratado continha cláusulas de não agressão mútua, bem como um compromisso com a solução pacífica das controvérsias entre as duas nações, ao qual se somava a intenção de fortalecer os laços econômicos e comerciais, bem como a ajuda mútua. No entanto, o tratado também continha algumas cláusulas secretas (apenas para conhecimento dos chefes de ambos os governos e não reveladas ao público) ali, a divisão da Europa Oriental e Central estava praticamente definida, estabelecendo os limites da influência alemã e soviética por mútuo acordo. Determinando que a Polônia permaneceria como uma "área de influência" a ser dividida entre os dois Estados, enquanto a União Soviética conseguiu fazer com que a Alemanha reconhecesse a Estônia, a Letônia e a Lituânia como "áreas de interesse soviético", eles também concordaram em consultar-se sobre assuntos de interesse comum deixar de participar de qualquer aliança formada contra qualquer um dos estados signatários. O acordo foi assinado em 23 de agosto de 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. 😨💣💥😱

#82anosdopactoribbentropmolotov
#historiadasegundaguerramundial
#acordosetratadosdiplomaticos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 23.08.21 - 129 Anos da Morte de Deodoro da Fonseca

🔰⚔️🇧🇷 🧔 🇧🇷⚔️🔰

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 23 de agosto, há 129 anos morria o militar e político DEODORO DA FONSECA, o primeiro presidente do Brasil. Foi ele quem proclamou a República, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro. Esse acontecimento finalizou um processo envolvendo militares, políticos e intelectuais que desejavam ver o fim da monarquia no país.

Manuel Deodoro da Fonseca foi nasceu no dia 5 de agosto de 1827, na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas. Filho de militar, seguiu os caminhos do pai e cursou a Escola Militar. Quando tinha apenas 21 anos, foi a Pernambuco combater os rebeldes da Revolução Praieira, que se insurgiam contra o regime do imperador D. Pedro II. Deodoro lutou em muitas outras batalhas e começou a se destacar como militar, recebendo homenagens por atos de bravura, até se tornar marechal de campo. Esteve presente no cerco a Montevidéu, em 1864, e nas batalhas em defesa da província de Mato Grosso no início da Guerra do Paraguai, em 1865. Tornou-se um dos mais importantes oficiais do Império.

Suas ideias, no entanto, o colocavam em desacordo com o regime monarquista. Naquele tempo, já existia a vontade de tornar o Brasil um país republicano. Havia pequenos movimentos no Rio e em outras províncias. O ambiente social também se mostrava favorável a mudanças, pois muitas pessoas estavam descontentes com a monarquia, entre elas religiosos e cafeicultores. Foi nesse ambiente que coube a Deodoro da Fonseca proclamar a República. O novo regime foi estabelecido e Deodoro foi colocado no comando do país, em um governo provisório. Seu vice-presidente era outro marechal, Floriano Peixoto. Ambos protagonizaram a chamada República da Espada (1889-1894).

Durante o Governo Provisório (1889-1891), o marechal Deodoro conseguiu realizar mudanças importantes no país. Separou o Estado da Igreja e criou legalmente o casamento civil. Por outro lado, estabeleceu a censura à imprensa e fez uma reforma tributária e bancária que não deu certo, causando uma crise financeira que ficou conhecida como encilhamento.

Em 15 de novembro de 1890, no Rio de Janeiro, o Congresso Constituinte reconheceu o Governo Provisório até a promulgação da Constituição. Ela finalmente ocorreu em 24 de fevereiro de 1891. No dia seguinte à promulgação da Constituição, Deodoro da Fonseca disputou eleições com quatro candidatos: Prudente de Morais, Floriano Peixoto, Joaquim Saldanha Marinho e José Higino Duarte Pereira. Ele venceu, tornando-se presidente.

Deodoro exerceu durante alguns meses a presidência da República, sofrendo desgastes e ataques. Deodoro não tinha apoio popular, nem político, por causa da crise econômica. Como reação aos atos que tentavam diminuir seu poder, dissolveu o Congresso, aumentou a censura e, por fim, decretou estado de sítio. Em novembro de 1891 explodiu a Primeira Revolta da Armada, sob a liderança do almirante Custódio de Melo. Os amotinados ameaçaram bombardear a capital, Rio de Janeiro. Para evitar uma guerra civil e derramamento de sangue, Deodoro renunciou à presidência no dia 23 de novembro de 1891, passando o cargo ao vice-presidente, Floriano Peixoto.

Deodoro da Fonseca morreu no dia 25 de agosto de 1892, no Rio de Janeiro, aos 65 anos, após uma forte crise de dispneia (falta de ar). Seus restos mortais descansam no Cemitério de São Francisco Xavier (Cemitério do Cajú) no Rio de Janeiro. Sua foto estampou duas cédulas brasileiras: a de 20 cruzeiros (edição de 1942-1967) e a de 50 cruzeiros (edição de (1970-1986). 💵 💴 💶

#129anosdamortededeodorodafonseca
#historiadarepublicabrasileira
#presidentesbrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛