sexta-feira, 2 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 02.04.21 - 16 Anos da Morte do Papa João Paulo II

✝️ 💒 🖤 💒 ✝️

⚰️😭 No dia 2 de abril de 2005 morria, no Vaticano, o Papa João Paulo II. Seu papado foi um dos mais longos da história, com início em 1978 e término com a sua morte em 2005. João Paulo II morreu aos 85 anos por conta de uma septicemia e colapso cardiopulmonar irreversível, agravada pela sua doença de Parkinson. Nascido no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia, ele era um linguista extraordinário: falava português, polonês, esperanto, espanhol, grego, latim, italiano, francês, inglês e alemão. Personalidade carismática, afirmou-se imediatamente pela grande capacidade comunicativa. A têmpera e o vigor de uma idade relativamente jovem permitiu que empreendesse uma atividade intensíssima, ritmada sobretudo pelo multiplicar-se das visitas e das viagens: no total foram 104 internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes.

O papa João Paulo II esteve no Brasil quatro vezes, sendo três delas oficiais e uma delas, porém, permaneceu apenas no aeroporto, quando ia para a Argentina em 1982, onde fez um rápido discurso durante a escala de seu voo no Rio de Janeiro. Na primeira, chegou ao meio-dia de 30 de junho de 1980, foi recebido pelo general João Batista Figueiredo, percorreu treze cidades em apenas doze dias, percorrendo um total de 30000 quilômetros. Durante 12 dias João Paulo II percorreu as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Teresina, Fortaleza, despedindo-se do Brasil em Manaus, no dia 11 de julho de 1980.

Foi o primeiro papa a fazer grande uso dos meios de comunicação, em particular a internet. Ao lado da polêmica anticomunista, desenvolveu-se também uma leitura crítica do capitalismo, submetido a uma análise crítica em três das suas 14 encíclicas: a Laborem exercens (1981), a Sollicitudo rei socialis (1987) e a Centesimus annus (1991). Outra característica era a busca por laços mais estreitos com os líderes de outras religiões como judeus, muçulmanos, ortodoxos e tibetanos (por meio de Dalai Lama). Após 26 dias do seu falecimento, Bento XVI concedeu a dispensa dos cinco anos de expectativa prescritos permitindo o início da causa de canonização. E o mesmo Papa o proclamou beato a 1° de Maio de 2011. No dia 27 de abril de 2014, no Domingo da Divina Misericórdia, o Papa Francisco canonizava João Paulo II e João XXIII, na presença do Papa emérito Bento XVI. 🙏🙏🙏

#16anosdamortedejoaopauloII
#historiadasreligioescristas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário