quinta-feira, 15 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 15.04.21 - 156 Anos da Morte de Abraham Lincoln

🇺🇸 🗳️ 👨 🗳️ 🇺🇸

⛓️⚔️⛓️ Abraham Lincoln, 16° presidente dos Estados Unidos, é visto como um dos maiores líderes da história de seu país. Durante a Guerra de Secessão dos Estados Unidos Lincoln lutou para restaurar a unidade nacional. Ele também foi responsável pela abolição da escravatura nos Estados Unidos. ABRAHAM LINCOLN nasceu em 12 de fevereiro de 1809, numa cabana de madeira perto de Hodgenville, no estado de Kentucky. Os pais, Thomas e Nancy, eram fazendeiros. Em 1816, a família se mudou para o estado de Indiana.

Em 1830, transferiu-se para Nova Salem, no estado de Illinois. Tentou várias profissões até começar a ler livros de direito. Estudando por conta própria, tornou-se advogado. Em 1836, mudou-se para Springfield, também em Illinois. Casou-se com Mary Todd, em 1842, e tiveram quatro filhos. Em 1834, Lincoln foi eleito deputado estadual em Illinois. Em 1847, tornou-se representante de seu estado no Congresso dos Estados Unidos. Dois anos depois, retornou à prática da advocacia.

A questão da escravidão fez Lincoln voltar à política. Em 1856, ele ajudou a organizar a nova corrente do Partido Republicano que se opunha à escravidão. Em 1858, concorreu a uma cadeira no Senado. Durante a campanha, travou intenso debate com o democrata Stephen A. Douglas. Perdeu a eleição, mas se tornou conhecido em todo o país.

Lincoln se elegeu presidente em 1860. Os estados do sul temiam que ele abolisse a escravidão. Decidiram então se separar da União, criando um país diferente. A Carolina do Sul se separou dos Estados Unidos em dezembro de 1860. Quando Lincoln tomou posse, em março de 1861, outros seis estados haviam seguido o mesmo caminho, formando um país chamado Estados Confederados da América.

A guerra civil começou em abril de 1861, com o ataque dos confederados ao Fort Sumter. O objetivo de Lincoln era salvar a unidade nacional, mas ele sabia que precisava resolver a questão da escravidão. Em 1862, decidiu libertar os escravos dos estados confederados que não voltassem à União. Os confederados não lhe deram ouvidos, e Lincoln cumpriu a promessa. Em 1° de janeiro de 1863, assinou a lei que libertava os escravos em todos os Estados Unidos. Em novembro de 1863, falando em Gettysburg, no estado da Pensilvânia, logo após a mais sangrenta batalha da guerra, Lincoln prometeu salvar o governo “do povo, pelo povo e para o povo” que vigorava nos Estados Unidos.

Em 1864, Lincoln foi reeleito presidente. A 9 de abril de 1865, o general Robert E. Lee, comandante dos confederados, se rendeu ao líder militar da União, general Ulysses Grant. Para celebrar o fim da guerra, Lincoln compareceu ao Teatro Ford, em Washington, na noite de 14 de abril. Durante o espetáculo, John Wilkes Booth, um jovem ator partidário da escravidão, atingiu o presidente com um tiro na cabeça. Lincoln morreu na manhã seguinte, há exatamente 156 anos. 😞😓😥😢😭

#156anosdamortedeabrahamlincoln
#historianorteamericana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário