terça-feira, 13 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 13.07.21 - 67 Anos da Morte de Frida Kahlo

🏵️ 🇲🇽 🏵️ 🧑🏻‍🦱 🏵️ 🇲🇽 🏵️

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 13 de julho, há 67 anos, as Américas se despediam de uma de suas artistas mais populares, e porque não dizer mais empoderadas. Ela nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México, com o nome de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón , mas ficou mundialmente conhecida como FRIDA KAHLO, uma das mais famosas pintoras mexicanas. Frida é conhecida por criar autorretratos intensos e coloridos, nos quais pintava a si mesma sempre séria e muitas vezes expressando dor. Elementos frequentes em suas obras incluem esqueletos, adagas e corações sangrando. Kahlo se inspirava em sua herança mexicana, incorporando em suas pinturas símbolos indígenas e religiosos.

Frida teve apenas a formação básica que obteve no estúdio de fotografia de seu pai e por algumas poucas aulas, ela foi uma artista autodidata (ou seja, que aprendeu sem auxílio de mestres). A dor que a artista expressava em suas obras vinha de sua própria vida. Por volta dos 6 anos de idade, Kahlo teve poliomielite e, como sequela da doença, ficou manca. Aos 18, ela sofreu um acidente de ônibus que a deixou gravemente ferida e a obrigou a passar por mais de trinta cirurgias. Foi durante sua lenta recuperação, ainda no hospital, que Kahlo começou a pintar. Depois de recuperada, ela mostrou seus trabalhos ao artista Diego Rivera, a quem havia conhecido alguns anos antes. Ele a incentivou a continuar.

Kahlo e Rivera se casaram em 1929 e viajaram durante alguns anos pelos Estados Unidos, onde ele havia sido contratado para pintar vários murais. A residência nos Estados Unidos reforçou o nacionalismo mexicano de Kahlo. Depois de voltar para o México, ela continuou a defender sua identidade e cultura. A artista foi politicamente ativa no partido comunista, chegando a dar refúgio ao líder soviético Leon Trotsky, que havia se exilado no México no final de 1930. Kahlo e Rivera se separaram em 1939, mas se casaram novamente em 1941.

Em 1938, Kahlo conheceu os artistas plásticos franceses André Breton e Marcel Duchamp, do movimento surrealista. Eles organizaram algumas exposições das obras de Kahlo nos Estados Unidos e na Europa. Kahlo é considerada por alguns uma pintora surrealista, mas ela própria negava essa classificação. "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade", segundo suas próprias palavras.

Em 1943, a artista começou a dar aulas de pintura na La Esmeralda, a Escola de Belas Artes do Ministério da Educação do México. Depois de sofrer de problemas de saúde durante anos por causa de seu acidente, Kahlo morreu aos 47 anos de idade, em 13 de julho de 1954, hoje completando 67 anos, na sua casa em Coyoacán. Hoje, no local funciona o Museu Frida Kahlo, também conhecido como La Casa Azul.

Enquanto viva, Kahlo foi mais apreciada nos Estados Unidos e na Europa do que em seu país natal. Depois de sua morte, ela se tornou igualmente famosa no México. A vida e a obra de Frida Kahlo são tema de dezenas de livros e diversos filmes. Seu exemplo de mulher empoderada e independente inspirou e ainda inspira muitas mulheres a buscarem seus direitos e lutar por sua liberdade. 💪💋💄👠💪

#67anosdamortedefridakahlo
#historiadaartelatinoamericana
#mulheresempoderadaspelaarte

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário