segunda-feira, 9 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 09.08.21 - 33 Anos da Morte de Ramón Valdés - Seu Madruga

🎬 📺 😭 📺 🎭

✝️⚰️🖤 Em um dia como hoje, 9 de agosto, há 33 anos, falecia o ator mexicano RAMÓN VALDÉS, famoso por interpretar "Seu Madruga" (Dom Ramón, no original) no seriado Chaves (El Chavo del Ocho, no original). Até hoje Valdés é lembrado pelo público como um dos melhores comediantes mexicanos.

Nascido em 2 de setembro de 1923, na cidade do México. Valdés começou sua carreira na Era de Ouro do Cinema Mexicano, junto com seus irmãos Manuel "El Loco" Valdés e Germán Valdés Tin Tán. Participou de mais de 70 filmes antes de sua estreia na TV com o grande Roberto Gómez Bolaños, que o convocou para Os supergênios da mesa quadrada (Los Supergenios de la Mesa Cuadrada) em 1970. 

No entanto, sua verdadeira fama veio com Chaves e o memorável "Seu Madruga". O desempregado morador da casa número 72 da vila (10 no desenho) é o pai da esperta Chiquinha. Seu Madruga não gosta de trabalhar, diz deixar o trabalho para os mais jovens (o que faz desde os 15 anos de idade), mas é claro, para se sustentar, é obrigado a arranjar pequenos bicos que nem sempre pagam o suficiente para completar o dinheiro do aluguel do Sr. Barriga, o que o faz dever 14 meses ao barrigudo. Envergonhado e cara-de-pau, Madruga sempre arranja desculpas para não pagar o aluguel...

Mesmo sendo chamado de vagabundo, Seu Madruga já trabalhou de várias coisas, como sapateiro, cabeleireiro, toureiro, lutador de boxe, vendedor de coisas usadas (Homem do Saco), leiteiro, empresário de jogadores de ioiô, treinador de futebol americano, fotógrafo e muitos outros.

Seu Madruga é como uma figura paterna para Chaves, que apesar de seus acessos de raiva, gosta muito do menino. Ele próprio diz que só bate em Chaves porque o está "educando". A maior rival de Madruga é Dona Florinda, a moradora do 14, que o vê como um bêbado vagabundo e não perde a chance de lhe dar um tapa no rosto como defesa de sinal de agressão ao mimado filho Quico. Além disso, Madruga ainda tem que fugir dos ataques amorosos de Dona Clotilde, a bruxa do 71.

Nos últimos anos de sua vida, Valdés dedicou-se a viajar com seu circo por todo o México. Um de seus últimos trabalhos foi um comercial que gravou no Peru em 1987. Ramón Valdés morreu aos 64 anos, em 9 de agosto de 1988, após lutar contra um câncer no estômago que se alastrou por outros órgãos do corpo, decorrente do fumo excessivo. Em 2010, foi lançado o livro "Seu Madruga - Vila e Obra", uma homenagem ao personagem mais adorado pelos fãs. A obra foi escrita por Pablo Kaschner. Embora a sua carreira tenha acabado cedo, Gómez Bolaños chegou ao ponto de garantir que Valdés era "o único que o fazia rir". Um gênio da comédia, eternizado em centenas de memes que são compartilhados diariamente desde os tempos do extinto Orkut. 👏👏👏👏👏👏

#33anosdamortederamonvaldes
#historiadatelevisaomexicana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Wikipedia
🖱️ Site do History Channel Latino-America (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário