domingo, 5 de setembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 05.09.21 - 24 Anos da Morte da Madre Teresa de Calcutá

🤝🖤🫂 👵 🫂🖤🤝

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 5 de setembro, há 24 anos, morria em Calcutá, na Índia, MADRE TERESA DE CALCUTÁ aos 87 anos, após uma parada cardíaca. Madre Teresa ficou internacionalmente conhecida pelo seu trabalho humanitário junto à população pobre, especialmente nas favelas de Calcutá (atual Kolkata), na Índia.

Nascida em 27 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia (atual Macedônia do Norte), seu nome de batismo era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Desde muito jovem, decidida a dedicar a sua vida à religião, adoptou o nome de "Teresa", inspirado em Teresa de Lisieux, Santa Padroeira dos missionários. Em 1928, ela ingressou na ordem religiosa das Irmãs de Loreto, na Irlanda. Algumas semanas depois, foi de navio para a Índia. Nos dezessete anos seguintes, deu aulas em uma escola de Calcutá dirigida pelas Irmãs de Loreto.

Em 1946, madre Teresa decidiu consagrar a vida aos doentes e aos pobres. Depois de estudar enfermagem, passou a trabalhar nas favelas. Em 1948, fundou a Ordem das Missionárias da Caridade, formada por religiosas dedicadas a servir aos pobres. Em 1952, ele abriu um centro em Calcutá e mais tarde incentivou a expansão de sua congregação ao redor do mundo. Por quase cinquenta anos, madre Teresa dirigiu a ordem, ajudando a abrir escolas para crianças e centros de tratamento para cegos, deficientes físicos, leprosos, idosos e moribundos.

Seu trabalho humanitário lhe rendeu um grande número de prêmios e reconhecimento nacional e internacional, dentre eles o Prêmio Nobel da Paz, concedido em 17 de outubro de 1979 em reconhecimento à sua ajuda aos pobres de todo o mundo.

Em 1989, madre Teresa teve um ataque cardíaco. Apesar da saúde frágil, continuou atuando em Calcutá até perto de sua aposentadoria, em março de 1997; mesmo com as recomendações do Papa João Paulo II para realizar suas tarefas com menos rigor, Teresa trabalhou duro até o dia de sua morte em 5 de setembro de 1997, há exatamente 24 anos. Após sua morte, as Missionárias da Caridade continuaram seu trabalho. Elas estão presentes em mais de noventa países. O papa João Paulo II beatificou madre Teresa em 19 de outubro de 2003, perante mais de 300.000 pessoas. Em 4 de setembro de 2016, ela foi canonizada (declarada santa) pelo papa Francisco. Em sua homenagem, a ONU escolheu o dia 5 de setembro como o dia dia internacional da caridade. 👏👏👏👏👏👏

#24anosdamortedemadreteresadecalcuta
#historiadasgrandesbenfeitoras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Latino-America
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário