domingo, 26 de dezembro de 2021

HOJE HA HISTÓRIA - 26.12.21 - Morre o Arcebispo Desmond Tutu

🖤🇿🇦💪🏿 👴🏾 👊🏿🇿🇦🖤

✝️😭⚰️ O mundo hoje se despede de uma das maiores vozes da luta contra o apartheid. Morreu na cidade do Cabo, na África do Sul, aos 90 anos, DESMOND TUTU, o primeiro negro a ocupar o Arcebispado na Igreja Anglicana. O apartheid foi um sistema de segregação racial que mantinha as pessoas negras separadas das brancas na África do Sul. Em 1984, Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho. Nos últimos anos, ele teve que ser hospitalizado diversas vezes devido a problemas de saúde.

Desmond Mpilo Tutu nasceu em 7 de outubro de 1931, em Klerksdorp, na África do Sul. Nascido de pais cristãos, Tutu foi batizado na Igreja Metodista. Mais tarde, sua família passou a seguir a Igreja Anglicana. Desde criança ele esteve envolvido com a religião, tendo sido coroinha de uma igreja. Seu pai era professor do ensino fundamental. 

Após se formar em pedagogia pela Universidade da África do Sul em 1954, Tutu trabalhou como professor do ensino médio, lecionando inglês e história durante três anos. Em 1956, ele passou a estudar teologia e quatro anos depois foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana, passando a ensinar religião na África do Sul e em Lesoto.

Em 1962, após ganhar uma bolsa para continuar seus estudos teológicos na Inglaterra, ele se mudou com a esposa e os filhos para Londres. Em 1967, de volta à África do Sul, Tutu atuou em várias instituições religiosas de ensino. No início da década de 1970, Tutu retornou para Inglaterra para assumir o posto de diretor para a África do Fundo de Educação Teológico (entre 1972 e 1975), trabalhando no Reino Unido para um grupo cristão chamado Conselho Mundial de Igrejas. Após esse período, retornou à África a fim de trabalhar para a Igreja Anglicana em 1975 e no ano seguinte foi ordenado bispo de Lesoto.

Entre 1978 e 1985, Tutu liderou o Conselho Sul-Africano de Igrejas. Durante essa época, costumava fazer manifestações não violentas contra as leis do apartheid. Esse sistema dificultava a vida dos negros, que não tinham os mesmos direitos dos brancos. Com o passar dos anos, Tutu se tornou uma das grandes vozes contra o apartheid. Além de pregar que o regime racista fosse combatido com táticas não-violentas, ele lutou pela libertação de Nelson Mandela, seu amigo de longa data. Na década de 1980, ele viajou pelo mundo para denunciar os horrores que a população negra sofria na África do Sul.

Por sua luta contra o apartheid, Tutu foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984. Em 1986, Desmond Tutu tornou-se arcebispo (o posto principal na Igreja Anglicana) da Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele foi o primeiro negro a ocupar esse cargo. Em 1988, tornou-se reitor (presidente) da Universidade do Cabo Ocidental, em Bellville, na África do Sul. Enquanto isso, ele seguia em sua missão de acabar com o regime segregacionista, participando de protestos e atos de desobediência civil, continuando a se manifestar contra o apartheid.

A segregação racial finalmente terminou no começo dos anos 1990 com as negociações propostas pelo presidente Frederik de Klerk. Após quase 30 anos atrás das grades, o líder sul-africano Nelson Mandela foi libertado da prisão em 1990. Em 1994, foram realizadas eleições multirraciais e democráticas, vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Mandela, que presidiu o país até 1999.

Depois que as eleições gerais de 1994 resultaram em um governo de coalizão chefiado por Mandela, este último escolheu Tutu para presidir a Comissão de Verdade e Reconciliação para investigar abusos cometidos por grupos pró e anti-apartheid no passado.

Após a queda do regime, Tutu fez campanha pelos direitos dos homossexuais e se envolveu em uma ampla gama de assuntos, entre eles o conflito israelense-palestino, sua oposição à Guerra do Iraque e suas críticas aos presidentes sul-africanos Thabo Mbeki e Jacob Zuma. Apesar do cancro da próstata diagnosticado em 1997 e de vários internamentos em hospitais, só muito gradualmente se retirou da vida pública em 2010, defendendo até ao fim o sonho de uma África do Sul multirracial e igualitária. Seu legado será sempre lembrado por aqueles que sonham e lutam por uma sociedade sem racismo, nem preconceito; que seja igualitária e justa para todos e todas, sem privilegiar minorias. DESMOND TUTU? PRESENTE!!! 👏👏👏👏👏👏

#morreudesmondtutu
#lutopordemondtutu
#adeusdesmondtutu

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil 
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptados).

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário