domingo, 5 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 05.12.21 - 130 Anos da Morte de D. Pedro II

⚜️🖤👑 🤴 👑🖤⚜️

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 5 de dezembro, há 130 anos, morria em Paris D. PEDRO II, o último imperador Brasil, que esteve à frente do império por 49 anos, entre 1840 e 1889. Dom Pedro II ficou conhecido como grande incentivador das artes, da educação e da ciência. Ofereceu, inclusive, bolsas para brasileiros estudarem no exterior.

Pedro de Alcântara João Carlos Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Gonzaga, ou dom Pedro II, nasceu em 2 de dezembro de 1825, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de dom Pedro I e da imperatriz Maria Leopoldina, dom Pedro II herdou o direito ao trono após a morte de seus irmãos mais velhos, Miguel e João Carlos. Tinha 5 anos de idade quando o pai abdicou do trono, deixando-o como seu sucessor. Até assumir o poder, foi tutelado por José Bonifácio de Andrada e Silva e, depois, pelo marquês de Itanhaém, Manuel Inácio de Andrade Souto Maior.

Dom Pedro II iniciou os estudos com sua aia, dona Mariana Carlota Magalhães Coutinho, a condessa de Belmonte (as aias eram mulheres encarregadas de cuidar das crianças de famílias nobres ou ricas). Depois dela, teve diversos mestres, com quem aprendeu música, dança, geografia, literatura, ciências naturais, pintura e equitação. Também aprendeu vários idiomas.

Dom Pedro II assumiria o trono somente em 1843, quando ele atingisse a maioridade; no entanto, tendo em vista que o Brasil passava por um período ruim na Regência, foi dado o Golpe da Maioridade, fato que possibilitou que Dom Pedro II ascendesse ao título de imperador em 1840, com apenas 14 anos de idade. Em 18 de julho de 1841, o novo imperador foi coroado e, um ano mais tarde, casou-se com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon-Duas Sicílias. O casal teve quatro filhos, mas apenas as princesas Isabel e Leopoldina sobreviveram.

Durante o reinado de dom Pedro II, ocorreu o maior conflito em que o Brasil se envolveu no século XIX, a Guerra do Paraguai. Apesar disso, seu governo foi marcado pela estabilidade, pelo desenvolvimento econômico, pela valorização da cultura e pela consolidação da soberania brasileira. O imperador também incentivou a educação pública e a imigração estrangeira. Durante o período em que dom Pedro II esteve no poder, o Brasil construiu sua primeira estrada de ferro e as primeiras linhas telegráficas. A cultura do café se expandiu e tornou-se base da economia nacional.

De posições liberais, dom Pedro II engajou-se na luta pelo fim do tráfico negreiro, contribuindo para enfraquecer o negócio da escravatura. Estava na Europa em 1888 quando sua filha, a princesa Isabel, então na regência do país, assinou a Lei Áurea, pondo fim à escravidão no Brasil. Interessado pelas letras e pelas artes, o imperador manteve correspondência com vários cientistas europeus, entre eles Louis Pasteur, que contribuiu para o avanço das vacinas. Também viajou para diversas partes do mundo, conhecendo boa parte da Europa, além do Canadá e dos Estados Unidos.

No dia 15 de novembro de 1889, ocorreu a proclamação da República no Brasil. Dois dias depois, a família imperial foi banida do país, partindo para Portugal. Ele nunca mais pisou no Brasil. Nos anos seguintes, D. Pedro II viveu na França.

D. Pedro II morreu de pneumonia aos 66 anos, no Hotel Bedfond, em Paris, em 5 de dezembro de 1891 por volta das 00:30 h. Seu genro, o conde D’Eu, encontrou um pacote lacrado que continha terra trazida do Brasil a pedido do monarca. Sobre ele estava escrito pelo próprio punho de d. Pedro: “É terra de meu país; desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria”. Seu corpo foi sepultado no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa.

No início do século XX, começou no Brasil um movimento para cancelar o banimento do imperador, ainda muito popular entre a população. Em 1920, os restos mortais de dom Pedro II e de sua mulher foram transportados para o Brasil e sepultados na catedral de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. 😞😓😥😢😭

#130anosdamortededompedroII
#historiaimperialbrasileira
#ImperadoresdoBrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📻 Agência Senado
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário