quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 16.12.21 - 206 Anos da Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves

👑 🇵🇹 🤝 🇧🇷 👑

💣😨 Após a derrota de Napoleão Bonaparte em Waterloo (1815) e o fim do imperialismo napoleônico as principais monarquias absolutistas europeias se reuniram no Congresso de Viena (1814-1815) para redefinir o mapa geopolítico europeu, restaurando a situação política europeia anterior à fase da Convenção da Revolução Francesa (1792), propondo a devolução do governo de cada país aos herdeiros das antigas monarquias. A situação da corte portuguesa nesse cenário era bastante delicada por vários motivos: Portugal estava sob controle dos britânicos após a expulsão das tropas francesas napoleônicas e a sede da Coroa estava no Brasil desde 1808. Assim sendo, Portugal era a única monarquia europeia que estava sediada numa colônia quando começou o Congresso de Viena, o que já daria aos portugueses uma desvantagem nas negociações que seriam estabelecidas nesse encontro das principais casas dinásticas conservadoras da Europa. D. João, que ainda estava como princípe-regente, por conta da insanidade mental de D. Maria I, resolveu então elevar o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves em 16 de dezembro de 1815, completando hoje seus 206 anos.

A medida transformou as antigas capitanias em províncias e na prática deu ao Brasil mais autonomia político-administrativa diante da metrópole, uma vez que formalmente agora ambos estavam num mesmo patamar administrativo. Alguns historiadores citam inclusive que a partir de 1815 termina o período colonial brasileiro iniciado em 1500, mas mesmo com a Elevação a Reino Unido, o Brasil permanecia parte da Coroa portuguesa, portanto ainda não era emancipado politicamente. Com a morte de D. Maria I em 1816, D. João assume o trono português com o título de D. João VI e enfrenta em 1820 a Revolução Liberal do Porto que exigia o retorno imediato do rei para Portugal, e que ele assinasse uma nova Constituição limitando seus poderes, o que acabou sendo aceito, mesmo a contragosto por ele.

Em 1821, D. João e a corte portuguesa retornam para a metrópole, mas deixam no Brasil Pedro de Alcântara Bragança e Bourdon, seu filho, na condição de príncipe-regente. A assembleia constituinte portuguesa, então chamada de Cortes de Lisboa, propuseram então anular as principais medidas tomadas por D. João que beneficiavam o Brasil: a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de 1808 e a Elevação a Reino Unido de 1815, o que na prática significava a recolonização do Brasil. O impasse entre as Cortes de Lisboa e os interesses da aristocracia agrária-escravista-latifundiária brasileira vão culminar com a emancipação política do Brasil oficializada em 7 de setembro de 1822 por D. Pedro com o "grito do Ipiranga". 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷

#206anosdaelevacaodobrasilareinounidodeportugal
#historiadaindependenciabrasileira
#periodojoaninonobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a Revolução Liberal do Porto de 1820:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário