sábado, 1 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 1°/01/22 - 19 Anos da Posse de Lula - Primeiro Metalúrgico Presidente

🔰 🇧🇷 🗳️ 🧔🏻 🗳️ 🇧🇷 🔰

🙋‍♂️ Num dia como hoje, 1° de janeiro, há 19 anos, Luiz Inácio Lula da Silva e José Alencar tomaram posse como 35º presidente do Brasil e 23º vice-presidente do Brasil, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília, dando início ao primeiro governo Lula. Na ocasião, pela primeira vez desde a redemocratização em 1985, um presidente eleito pelo voto direto passa a faixa presidencial ao seu sucessor eleito pelo voto direto.

Eleito com mais de 52 milhões de votos, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto concluindo a transição mais democrática e civilizada da história brasileira. Fernando Henrique Cardoso, que encerrou um ciclo de oito anos no Poder, entregou a faixa a Lula no Planalto, depois de o presidente eleito tomar posse no Congresso Nacional. Diversos artistas prestigiaram a transmissão do cargo. Entre eles, o cantor Djavan, os atores Osmar Prado, Zezé Mota, Lucélia Santos, Antonio Graci, Cristina Pereira, Marcos Winter e Paloma Duarte, a cantora Beth Carvalho, o teólogo Leonardo Boff, os cantores Zezé di Camargo e Luciano.

Em discurso para a multidão após a entrega da faixa presidencial, Lula disse ter a convicção de que "nenhum momento difícil" que venha a surgir em seu mandato poderá impedi-lo de fazer "as reformas que o povo precisa". Lula disse que não vacilará em cumprir os compromissos de campanha. "O que dissemos é que iremos recuperar a dignidade do povo brasileiro, recuperar a auto-estima e gastar cada centavo que tivermos na perspectiva de melhorar as condições de vida de mulheres, homens e crianças".

Um dos destaques da festa de posse de Lula foi a presença do presidente de Cuba, Fidel Castro. Ao participar da cerimônia, Fidel afirmou que os grandes líderes sempre surgem em momentos de crise. "Os líderes não vêm de cima, vêm de baixo", acrescentou. No palanque exclusivo montado ao lado do Parlatório, onde Lula discursou para o povo, o líder cubano acenou para os populares, distribuiu autógrafos e jogou bonés para os presentes.

Cerca de 200 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, compareceram à festa da posse, iniciada ao meio-dia na Esplanada dos Ministérios. A comemoração já havia começado no dia 31 de dezembro com a chegada de caravanas de todo o país para a maior festa já realizada até hoje para a posse de um presidente da República. 🎉🥳🎉

#19anosdapossedelula
#historiadarepublicabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Site da Revista Época e Wikipedia.

👉 Para saber mais sobre Lula, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário