🖤🎬 📺 👩🦰 📺 🎭🖤
✝️😭⚰️ O universo da teledramaturgia brasileira está de luto. Morreu hoje, 16 de janeiro, aos 64 anos, a atriz FRANÇOISE FERTON. Ela estava tratando de um câncer, internada havia quatro meses na clínica São Vicente, na Gávea, Rio de Janeiro. Françoise já tinha tido a doença em 1989, quando estava gravando "Tieta". Recentemente, a atriz tinha comemorado nas redes sociais sua participação em "Estúpido Cupido".
Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha única de pai francês e mãe brasileira. Ela iniciou sua carreira de atriz na televisão na década em 1969, na novela "A última valsa", da Globo. Desde então, ela fez mais de 40 novelas e diversas outras participações na TV.
Na TV Globo, Françoise eternizou personagens em outras obras como "Estúpido cupido" ("1976"), "Bebê a bordo" (1988), "Tieta" (1989), "Meu bem, meu mal (1990), "Perigosas peruas" (1992), Sonho Meu (1993), Quatro por Quatro (1994), Explode Coração (1995), Por Amor (1997), O Clone (2001), I Love Paraisópolis (2015) e Tempo de Amar (2017). O último trabalho dela foi em 2019, na Record, interpretando o papel de Olympia, na novela Amor sem Igual. Na TV Globo, sua última participação foi no "Super Chef Celebridades", temporada de 2018.
Seus principais personagens foram Glória ("Bebê a Bordo), Helena ("Tieta") a médica Simone ("O Clone"), Meg Trajano ("Por Amor"), mas nenhum deles marcou mais do que Tetê, de "Estúpido cupido" (1976), que retratava a sociedade brasileira da época. Em 1989, aos 32 anos, foi capa de Playboy, edição 14 anos, por Bob Wolfenson, com chamada da novela Tieta, num ensaio de apenas capa e 8 páginas, 9 fotos, como era editorialmente o padrão daquela época.
Sua carreira no cinema também teve mais de cinco décadas, com filmes como "Marcelo Zona Sul" (1970), "Jardim de Alah" (1988) e "Coração de Cowboy" (2018), seu último filme (disponível no streaming do Telecine) onde interpretou a empresária Iolanda. Ela também participou de diversas montagens de teatro nos últimos anos, e ganhou prêmios como do Festival Internacional de Angra, em 2011, por "Chopin Sand?".
A atriz, que era casada com o produtor teatral Eduardo Barata, deixa o filho Guilherme Forton Viotti, fruto de seu relacionamento com o físico Ênio Viotti. Eduardo Barata comunicou, por meio de seu perfil no Instagram, que o velório será nesta segunda-feira (17), das 10 às 14 horas no Teatro Tablado, no Jardim Botânico. Já a cerimônia de cremação está marcada das 15 às 16h15, no Crematório e Cemitério da Penitência. Françoise Forton encerra sua carreira terrestre e vai brilhar em outras plêiades do infinito artístico. Fará companhia aos grandes nomes da dramaturgia brasileira que encantaram e se encantaram... para sempre! 😞😓😥😢😭
#morrefrancoiseforton
#lutoporfrancoiseforton
#adeusfrancoiseforton
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas 🖱️ Portais UOL, G1, R7, Terra; e Memória Globo.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário