segunda-feira, 14 de março de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 14.03.22 - 139 Anos da Morte de Karl Marx

⚙️⛏️👊🏻 🇨🇳 👊🏾⛏️⚙️

😓🖤 Poucas pessoas na história moderna foram tão reverenciadas e odiadas, tão citadas e incompreendidas quanto Karl Marx. Marx é popularmente considerado o pai do socialismo moderno, que também foi chamado de marxismo. A obra pela qual ele é mais conhecido é "O Manifesto Comunista". Este trabalho clamava pela derrubada do sistema social do capitalismo e pela criação de uma sociedade nova, livre e igualitária.

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Trier, na atual Alemanha. Ele estava interessado em literatura em sua juventude, mas decidiu frequentar a universidade para estudar direito. Depois de se interessar por religião, história e filosofia, matriculou-se na Universidade de Berlim. Ele recebeu um doutorado em filosofia grega pela Universidade de Jena em 1841. Durante seus anos de faculdade, Marx tornou-se conhecido por suas visões socialistas e radicalismo político.

Depois de se formar, Marx começou sua longa carreira como jornalista, editor e teórico socialista. Em 1842 tornou-se editor de um jornal radical na cidade de Colônia, na Alemanha. Enquanto trabalhava lá, conheceu um jovem socialista chamado Friedrich Engels, com quem desenvolveu muitas de suas ideias.

Devido à censura do governo, Marx foi forçado a deixar a Alemanha e se mudar pela Europa durante a década de 1840. Durante esse período, Marx escreveu artigos contra os sistemas políticos de quase todos os países da Europa. Ele também criticou o sistema de capitalismo que se enraizou na Europa durante a Revolução Industrial. Em 1848, Marx e Engels abordaram essas questões em um panfleto que ficou conhecido como O Manifesto Comunista.

Vários meses depois que o manifesto foi escrito, uma revolução em massa eclodiu na Europa. Marx retornou à cidade de Colônia, onde se tornou membro ativo de um grupo revolucionário de trabalhadores. Em 1849, no entanto, a revolução que Marx há muito esperava foi finalmente esmagada. Marx foi forçado a fugir de Colônia mais uma vez. Ele finalmente se estabeleceu em Londres, Inglaterra.

Marx passou as últimas três décadas de sua vida estudando dia a dia na biblioteca do Museu Britânico e escrevendo sua obra mais importante, quatro volumes de livros, conhecidos simplesmente como O Capital. Ele também foi politicamente ativo em seus últimos anos, ajudando a formar o Partido Social Democrata da Alemanha e outras organizações socialistas. Marx morreu em Londres em 14 de março de 1883, há 139 anos.

As ideias políticas de Marx tiveram influências de longo alcance. No Manifesto Comunista, Marx argumentou que os trabalhadores do mundo realizariam uma revolução que derrubaria a ordem capitalista. Após essa revolução, uma nova sociedade comunista sem classes surgiria. Durante o século XX, muitos governos e regimes autodeclarados comunistas alegaram que seus regimes eram baseados nos primeiros escritos de Marx. O primeiro e mais famoso desses regimes existiu na extinta União Soviética, das quais a Rússia era a maior das repúblicas. 🇷🇺🪆🇷🇺

#139anosdamortedekarlmarx
#historiadasideiaspoliticasesociais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Traduzida da versão em espanhol

👉 Para saber mais sobre Karl Marx, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário