segunda-feira, 28 de março de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 28.03.22 - 43 Anos do Acidente Nuclear em Three Mile Island

😱 ☢️💦 🏭💦 ☢️ 😱

🧯🚨  Às 4 da manhã de 28 de março de 1979, o pior acidente da história da indústria de energia nuclear dos EUA começa quando uma válvula de pressão no reator Unit-2 em THREE MILE ISLAND não fecha. A água de resfriamento, contaminada com radiação, foi drenada da válvula aberta para os prédios adjacentes, e o núcleo começou a superaquecer perigosamente.

A usina nuclear de Three Mile Island foi construída em 1974 em um banco de areia no rio Susquehanna, na Pensilvânia, a apenas 16 quilômetros a jusante da capital do Estado em Harrisburg. Em 1978, um segundo reator de última geração começou a operar em Three Mile Island, que foi elogiado por gerar energia acessível e confiável em um momento de crise energética.

Depois que a água de resfriamento começou a drenar da válvula de pressão quebrada na manhã de 28 de março de 1979, as bombas de resfriamento de emergência entraram automaticamente em operação. Deixados sozinhos, esses dispositivos de segurança teriam evitado o desenvolvimento de uma crise maior. No entanto, os operadores humanos na sala de controle interpretaram mal as leituras confusas e contraditórias e desligaram o sistema de água de emergência. O reator também foi desligado, mas o calor residual do processo de fissão ainda estava sendo liberado. No início da manhã, o núcleo havia aquecido a mais de 4.000 graus, apenas 1.000 graus antes do derretimento. No cenário de colapso, o núcleo derrete e a radiação mortal se espalha pelo campo, adoecendo fatalmente um número potencialmente grande de pessoas.

Enquanto os operadores da usina lutavam para entender o que havia acontecido, a água contaminada estava liberando gases radioativos por toda a usina. Os níveis de radiação, embora não fossem imediatamente fatais, eram perigosos, e o núcleo cozinhava ainda mais à medida que a água contaminada era contida e as precauções eram tomadas para proteger os operadores. Pouco depois das 8 da manhã, a notícia do acidente vazou para o mundo exterior. A empresa controladora da usina, Metropolitan Edison, minimizou a crise e alegou que nenhuma radiação havia sido detectada fora da fábrica, mas no mesmo dia os inspetores detectaram níveis ligeiramente aumentados de radiação nas proximidades como resultado do vazamento de água contaminada. O governador da Pensilvânia, Dick Thornburgh, considerou chamar uma evacuação.

Finalmente, por volta das 20h, os operadores da usina perceberam que precisavam fazer a água circular novamente pelo núcleo e reiniciaram as bombas. A temperatura começou a cair e a pressão no reator foi reduzida. O reator chegou a menos de uma hora de um colapso completo. Mais da metade do núcleo foi destruído ou derretido, mas não havia quebrado sua casca protetora e nenhuma radiação estava escapando. A crise aparentemente acabou.

Dois dias depois, no entanto, em 30 de março, uma bolha de gás hidrogênio altamente inflamável foi descoberta dentro do prédio do reator. A bolha de gás foi criada dois dias antes, quando os materiais do núcleo expostos reagiram com vapor superaquecido. Em 28 de março, parte desse gás explodiu, liberando uma pequena quantidade de radiação na atmosfera. Naquela época, os operadores da usina não haviam registrado a explosão, que soou como uma porta de ventilação se fechando. Depois que o vazamento de radiação foi descoberto em 30 de março, os moradores foram aconselhados a ficar em casa. Os especialistas não tinham certeza se a bolha de hidrogênio criaria mais derretimento ou possivelmente uma explosão gigante e, como precaução, o governador Thornburgh aconselhou “mulheres grávidas e crianças em idade pré-escolar a deixar a área dentro de um raio de oito quilômetros das instalações de Three Mile Island até aviso prévio." Isso levou ao pânico que o governador esperava evitar; em poucos dias, mais de 100.000 pessoas fugiram das cidades vizinhas.

Em 1° de abril, o presidente Jimmy Carter chegou a Three Mile Island para inspecionar a fábrica. Carter, um engenheiro nuclear treinado, ajudou a desmontar um reator nuclear canadense danificado enquanto servia na Marinha dos EUA. Sua visita alcançou o objetivo de acalmar os moradores locais e a nação. Naquela tarde, os especialistas concordaram que a bolha de hidrogênio não corria o risco de explodir. Lentamente, o hidrogênio foi sangrado do sistema à medida que o reator esfriava.

No auge da crise, os trabalhadores da fábrica foram expostos a níveis insalubres de radiação, mas ninguém fora de Three Mile Island teve sua saúde prejudicada pelo acidente. No entanto, o incidente erodiu muito a fé do público na energia nuclear. O reator ileso da Unidade-1 em Three Mile Island, que foi desligado durante a crise, não retomou a operação até 1985. A limpeza continuou na Unidade-2 até 1990, mas estava muito danificada para ser usada novamente.

Além disso, o acidente reduziu notavelmente a confiança da população nas centrais nucleares, e foi para muitos um presságio dos piores temores associados a esta tecnologia. Até o Acidente de Chernobyl, ocorrido sete anos depois (1986), Three Mile Island foi considerado o mais grave dos acidentes nucleares civis (de categoria 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (INES). ☢️😨☢️😨☢️

#43anosdoacidentenucleardethreemileisland
#historiadaenergianuclear

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel - EUA.

👉 Para saber mais sobre o acidente na usina nuclear de Chernobyl, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário