💪🇩🇪⚔️ 👨 ⚔️🇩🇪👊
🎂🎉 Num dia como hoje, 1° de abril, há 207 anos, nascia em Schönhausen, numa propriedade familiar na Prússia, Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen, que entraria para a História como o “chanceler de ferro” BISMARCK, o principal responsável pela unificação alemã em meados do século XIX, o criador do II Reich. Sob Bismarck, a Alemanha cresceu de uma fraca confederação de estados para um poderoso império. Durante a maior parte da última metade do século XIX, as políticas de Bismarck controlaram os destinos da maioria dos países da Europa.
Bismarck estudou direito nas universidades de Göttingen e Berlim, depois entrou para o serviço público prussiano. Depois de deixar o serviço, ele ajudou a administrar as propriedades da família. Ingressou na política em 1847. Na época, os estados alemães estavam organizados em uma confederação frouxa. Ele estava determinado a libertar os estados da dominação austríaca e uni-los sob o domínio prussiano. Ele atuou pela primeira vez como representante na assembléia da Confederação Alemã e como embaixador na Rússia e na França. Em 1862 foi nomeado ministro-presidente da Prússia.
Em 1864, a Prússia aliou-se à Áustria para provocar a guerra com a Dinamarca. Os aliados vitoriosos conquistaram os ducados de Schleswig e Holstein, mas dois anos depois as disputas pelos ducados levaram à guerra entre a Prússia e a Áustria. A derrota da Áustria deu à Prússia o controle sobre os estados ao norte do rio Meno. Bismarck formou-os na Confederação da Alemanha do Norte.
As relações entre a Prússia e seu antigo inimigo, a França, tornaram-se tensas. Em 1870, a nomeação de um príncipe Hohenzollern para o trono espanhol vago foi retirada por demanda francesa. Quando o embaixador francês pediu ao rei Guilherme I da Prússia que prometesse que a nomeação nunca seria renovada, o rei demitiu o embaixador. A França então declarou guerra à Prússia, e o exército prussiano, com os exércitos dos outros estados alemães, atacou e derrotou os franceses desorganizados.
Os estados alemães foram então unidos, e Guilherme I tornou-se kaiser, ou imperador, do novo Império Alemão. Bismarck, elevado ao posto de príncipe, tornou-se chanceler. Durante a chancelaria de Bismarck, a Alemanha estabeleceu colônias na África e no Pacífico e construiu suas indústrias.
William I foi sucedido em 1888 por seu filho Frederick III, um homem doente que governou apenas três meses. O filho de Frederick tornou-se Kaiser William II. Porque Guilherme II queria o poder exclusivo, ele forçou Bismarck a renunciar em 1890. Bismarck se aposentou em sua propriedade em Friedrichsruh, onde morreu em 30 de julho de 1898, aos 83 anos.
Em 14 de fevereiro de 1936 em Hamburgo os alemães inauguravam sua principal arma de guerra marítima, um couraçado cujo nome era BISMARCK, o qual foi considerado o início do renascimento da indústria bélica naval alemã. O "terror dos mares" sucumbiu em 27 de maio de 1941 após ser bombardeado pela marinha britânica durante a Segunda Guerra, matando aproximadamente seus 2000 ocupantes. Em 2019 a banda sueca Sabaton lançou um single sobre o Bismarck. 🎼📀🎼
#207anosdonascimentodebismarck
#historiadaunificacaoalema
#guerrafrancoprussiana
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Kids (adaptado)
👉 Para saber mais sobre o encouraçado Bismarck, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário