domingo, 3 de abril de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 04.03.22 - 2 Anos da Confirmação dos Primeiros Casos de Covid-19 em Paulista-PE

⚰️🦠🧫 😭 ⚰️🦠🧫

🔬🧪Na primeira sexta-feira de abril de 2020 (dia 3) a então secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, confirmou os primeiros casos da covid-19 na cidade do Paulista. Os dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco apontavam para três casos confirmados, sendo dois homens e uma mulher, nas faixas etárias de 46, 51 e 69 anos, respectivamente, e moradoras dos bairros de Jardim Paulista Baixo, Maranguape I e Janga. Todos estavam sendo acompanhados em hospitais na época. Nesse mesmo boletim estavam citados que 90 casos foram notificados, sendo que 61 deles foram descartados, 19 ainda estavam em investigação e 7 ficaram inconclusivos.

Segundo dados do pesquisador Wesley Cota, da UFV, com base em números das secretarias estaduais da Saúde coletados pelo Brasil, a cidade do Paulista está entre as 100 cidades brasileiras com maior número de mortos (82° posição), com 566 mortes, o que dá uma média de 169,27 por 100.000 habitantes, uma taxa de letalidade de 7,42 % (a média nacional é de 2,25 %). O número de casos na cidade chegou a 7629, o que dá uma média de 2.281,56 por 100.000 habitantes. O maior pico da pandemia em Paulista aconteceu no dia 7 de maio de 2020 quando batemos o recorde local de 123 casos confirmados. O projeto "Modelagem matemática da disseminação geográfica da Covid-19", desenvolvido pelo pesquisador Wesley faz parte do Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A base também é usada pela universidade Johns Hopkins, referência mundial no acompanhamento dos dados da pandemia.

As medidas de prevenção contra a covid-19 continuam necessárias: uso constante de álcool em gel para manter a higienização das mãos e uso de máscaras. À medida que avança o processo de vacinação poderemos ir aos poucos voltando à normalidade. Por enquanto vamos seguir os protocolos estabelecidos por médicos, cientistas, pesquisadores e adotados pelos governantes. Não se deve minimizar, nem negar, os riscos dessa doença que tem matado e deixado centenas de pessoas com sequelas que poderão ser fatais. Cuidemo-nos e guardemos a nossa saúde e a daqueles que nos cercam. (texto atualizado em 2022) 😷 🧼💉

#2anosdacovid19empaulistape
#historiadaspandemias

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário