segunda-feira, 30 de maio de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 30.05.22 - Morre o Ator Milton Gonçalves

🖤🎬 📺 👨🏾‍🦱 📺 🎭🖤

✝️😭⚰️ A dramaturgia brasileira está de luto com a partida do ator MILTON GONÇALVES, que nos deixou hoje, 30 de maio de 2022, por volta por volta de 12h30, em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 88 anos, após enfrentar vários problemas de saúde desde que que sofreu um AVC em fevereiro de 2020. Na ocasião, o ator ficou 3 meses internado e precisou de aparelhos para respirar. Durante o processo de recuperação, o artista ficou com a voz mais baixa que o normal e passou a andar apenas de cadeira de rodas, pois sentia dificuldades na perna esquerda. 

Milton nasceu em 9 de dezembro de 1933, em Monte Santo, Minas Gerais. Ele iniciou sua carreira profissional no teatro, em São Paulo, nos anos 50 (Teatro de Arena). Milton também atuou junto a um outro grande espaço de resistência, o Teatro Experimental do Negro, ao lado de Ruth de Souza e Abdias Nascimento.

Em 1965, foi contrato pela Rede Globo, tendo uma trajetória longa como ator e também diretor. Junto com Célia Biar e Milton Carneiro, Gonçalves formou o primeiro elenco de atores da Globo. Milton se tornou ao longo de décadas uma das maiores referências artísticas para atores e atrizes negras. O baluarte da TV fez mais de 40 novelas na Globo, além de atuar em programas humorísticos e minisséries de sucesso.

Conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "O bem-amado" (1973), "Pecado capital" (1975) e "Sinhá Moça" (1986), ele também estrelou grandes filmes do cinema nacional, como "Macunaíma" (1969) e "O Anjo Nasceu" (1969). Dentre seus personagens mais icônicos e inesquecíveis podemos citar o Zelão das Asas, de O Bem-Amado (1973), e o médico Percival, de Pecado Capital (1975). A última participação do ator na TV Globo foi em "O Tempo Não Para" (2018).

O ator foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Ator em 2006, por Sinhá Moça. Milton foi homenageado no enredo da Acadêmicos de Santa Cruz no Carnaval 2022, cujo samba evocava “Axé, Milton Gonçalves! No catupé da Santa Cruz”.

Além de fazer sucesso nos palcos, na TV e nos cinemas, o artista ficou conhecido também por sua luta contra o racismo e sua atuação política. Em 1994 chegou a se lançar como candidato a Governador do Rio de Janeiro pelo PMDB.

Milton Gonçalves deixou um importante legado não apenas para a arte nacional mas também para a luta contra o racismo e em defesa da democracia no Brasil. Sem dúvidas, uma perda irreparável para as artes cênicas. Seu legado seguirá sempre vivo! Coincidentemente, Milton nos deixa na mesma data em que há 20 anos outro ícone das telas e palcos também nos deixava: Mário Lago, ator de grande importância na dramaturgia brasileira. Seu corpo será velado amanhã, dia 31, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 😞😓😥😢😭

#morremiltongoncalves
#lutopormiltongoncalves
#adeusmiltongoncalves

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas:

💻 Portais G1, R7, e UOL
📺 Site Memória Globo
📰 Jornais Folha de São Paulo e O Globo

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário