🎶❤️🎤🎸🧑🦱 🎻🎤❤️🎶
🎂🎉 Num dia como hoje, 19 de junho, há 78 anos, nascia na capital fluminense o cantor, instrumentista, dramaturgo, escritor, diretor e multi–plural CHICO BUARQUE de Holanda, filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e Maria Amélia Cesário Alvim. Suas músicas marcaram a história do cancioneiro popular brasileiro, com letras que retratam o contexto social e político, principalmente do período militarista entre 1964 e 1985.
Desde pequeno Chico Buarque teve amplo contato com a cultura e muitos livros da biblioteca particular da família, podendo, deste modo, iniciar seu contato com a leitura. O pai de Chico Buarque mudou-se para São Paulo quando ele tinha apenas dois anos, posto que, como historiador respeitado acabou tornando-se diretor do Museu do Ipiranga.
Tempos depois todos se mudaram para a Itália onde o pai de Chico Buarque foi ser professor na Universidade de Roma. Essa mudança foi fundamental para o jovem Chico Buarque que aprendeu desenvolvendo dois idiomas e falando os dois, tanto o Italiano quanto o Português. Somente aos 16 anos o talentoso rapaz volta ao Brasil e, dois anos após foi que lançou seu primeiro conto.
A carreira de escritor seguia seu caminho, mas o amor pela música acompanhava o rapaz que já tinha suas composições, tocava violão e se destacava pela originalidade.
Foi em 1966 que lançou seu primeiro disco intitulado Chico Buarque de Holanda e concorreu ao Festival de Música Popular Brasileira, vencendo com a música “A Banda”. Foi em 1969 que por questões de ideologia política resolveu se auto exilar na Itália.
O artista mesmo a distância manifestava suas opiniões políticas e se aproximou das ideias socialistas e comunistas imperantes em muitos países europeus na época. O cantor e escritor dedicou-se muito a escrever neste período e pós-exílio ganhando alguns dos maiores prêmios da literatura brasileira, entre eles três prêmios Jabutis, entre outros prêmios.
O cantor foi um colecionador de vitórias nos grandes festivais que eclodiam no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80 seja como compositor ou como compositor e intérprete. No Festival de Música Popular Brasileira de 1967 fez um enorme sucesso com a canção Roda Viva onde ele e o Grupo MPB – 4 interpretariam. Nos musicais para teatro e nos filmes Chico Buarque de Holanda é um dos mais ativos compositores, escritores e já até atuou como ator.
Uma das coisas sobre Chico Buarque que pouca gente sabe é que ele nunca foi fã de aparecer em televisão em programas populares. O cantor teve, ainda na década de 60, um entrave com um diretor de televisão e foi embora sem gravar o programa, ainda na extinta TV Excelsior.
Com o diretor da Rede Globo Boni o artista também teve seus entraves e ficou muitos anos cortado da grade, inclusive, sendo proibido de ser mencionado na emissora. Mas depois de alguns anos acabou o cisma e ele chegou a fazer um programa cantando com Caetano Veloso.
O cantor foi casado com a atriz Marieta Severo (Nenê de A Grande Família) e após 33 anos se separaram. Chico Buarque de Holanda é pai de Sílvia Buarque, Luísa Buarque e Helena Buarque. Uma das filhas de Chico “Helena Buarque” é casada com o músico, diretor, cantor e produtor baiano Carlinhos Brown. Sua obra é imprescindível para os amantes da boa música popular, que primam pelo conteúdo das letras e um deleite para os ouvidos mais exigentes. Chico é um legado musical de primeiríssima qualidade. E como tal dele ser ouvido, analisado e divulgado. 👏👏👏👏👏👏
#78anosdechicobuarque
#historiadamusicapopularbrasileira
#ParabensChicoBuarque
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Site Biografia Resumida (adaptado).
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário