terça-feira, 26 de julho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 26.07.22 - 3 Anos da Morte de José Ernani Mestrinho

⏳🖤⌛ 👨‍🏫⏳🖤⌛

⚰️✝️😭 Num dia como hoje, 26 de julho, há 3 anos, falecia em Recife o professor e historiador JOSÉ ERNANI, que durante anos formou centenas de professores em várias faculdades pernambucanas. Mestrinho, como era amigavelmente conhecido, nasceu em Sairé, Agreste de Pernambuco, no dia 2 de janeiro de 1936. Era de família de classe média, dona de cartório na cidade. Ainda muito jovem, migrou para o Recife. Fez quatro graduações: Sociologia (na época Ciências Sociais), História, Direito e Filosofia.

“Ele começou a ensinar antes mesmo de concluir a primeira graduação”, conta a amiga Kátia Maria de Carvalho, auxiliar administrativa do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Unicap, onde trabalha há 42 anos e que conheceu o professor menina, aos quatro anos de idade.

Além da Unicap, o professor Ernani lecionou na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e foi um dos fundadores da FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda). Ingressou na Universidade Católica de Pernambuco em 1º de agosto de 1973, permanecendo até 26 de setembro de 2012. Ele foi vinculado à Licenciatura em História, do CTCH. Mestrinho era um apaixonado por história. Ele lecionou em várias turmas de especialização em História do Nordeste. “Mas era mesmo apaixonado pela história de Pernambuco. Era o xodó dele”, conta Kátia.

Zé, como era conhecido pelos mais íntimos, desenvolvia um trabalho voluntário no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife, onde morava. “Lá na comunidade ele e a esposa faziam uma sopa e distribuíam pão aos mais pobres”, diz Kátia. Ela define Mestrinho como uma pessoa “autêntica, dinâmica, de bom humor e de uma ironia fina e inteligente”. José Ernani deixou a mulher, um casal de filhos e outro casal de netos. Mestrinho foi sepultado na sua cidade natal, Sairé, onde antes do sepultamento, recebeu uma homenagem da cidade.

Mestrinho foi meu professor de várias disciplinas no curso de História da FUNESO, das quais guardo até hoje seus ensinamentos, principalmente sobre cultura e história nordestina. Era um professor que inspirou muitos educandos a desenvolverem no magistério a paixão pela ciência histórica. Grande profissional, excelente mestre. Deixou um legado atemporal e imprescindível para a historiografia pernambucana. Quem fui seu aluno, com certeza, nunca o esquecerá. 😞😓😥😢😭

#3anosdamortedejoseernanimestrinho

#grandeshistoriadorespernambucanos

#lutoporjoseernani

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site da UNICAP (o último parágrafo é nosso) 😞

⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário