terça-feira, 22 de novembro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 22.11.22 - Morre o Cantor Erasmo Carlos

🎶🖤🎤🎸👴 🎷🎤🖤🎶

😓🖤 "Esse ano eu não morro". Foi o que disse ERASMO CARLOS em uma de suas últimas publicações nas redes sociais, quando se mostrava esperançoso para sair do hospital onde estava internado. Notícias falsas sobre sua morte chegaram a circular há menos de um mês. Mas, desta vez, infelizmente a notícia é real. O cantor, que havia enfrentado a Covid-19 recentemente e vinha de uma série de internações devido a uma síndrome edemigênica, faleceu hoje aos 81 anos, deixando uma tragetória marcada por muitos sucessos com mais de 60 anos de carreira, mais de 680 músicas e 640 gravações. Erasmo é um dos pioneiros do rock brasileiro e grande nome da Jovem Guarda.

Erasmo Carlos Esteves nasceu no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1941. Erasmo era amigo de Tim Maia desde a infância. Fã de rock and roll e de Elvis Presley conheceu Roberto Carlos (seu amigo de fé, Irmao, camarada) durante um show de Bill Haley - ícone do rock dos anos 50.

O movimento da Jovem Guarda agrupava jovens músicos rockeiros e se tornou popular depois que a TV Record estreou programa comandando durante 3 anos por Erasmo, Roberto Carlos e Wanderleia. Suas músicas embalam e emocionam até hoje. Quem não lembra de “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, “Mulher”, “Mesmo Que seja eu” ou “Festa de Arromba”?

Sua última publicação no perfil do Instagram no dia 18 de novembro foi um  agradecimento por ter ganhado o Grammy Latino pelo álbum O Futuro Pertence À... Jovem Guarda na categoria de Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Erasmo era casado com a pedagoga Fernanda Passos desde 2019, com quem namorou 9 anos, e deixou três filhos. Um “gigante gentil” com fama de mau, Erasmo Carlos se tornou um símbolo da Jovem Guarda, da qual guarda o carinhoso apelido de "Tremendão". Sua partida, justamente no dia do músico, que aliás foi também dia da despedida de Pablo Milanés, cantor e compositor cubano (é de sua autoria a inesquecível "Yolanda"), deixa a música brasileira mais entristecida e com uma saudade "tremenda" do grande Erasmo Carlos. Com certeza, dessa vez a festa de arromba vai ser nos céus, juntamente com Jerry Adriani, Sylvinha Araújo, e outros gigantes da Jovem Guarda. 😞😓😥😢😭

#morreerasmocarlos
#lutoporerasmocarlos
#adeuserasmocarlos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Jerry Adriani, outro grande nome da Jovem Guarda que já não está entre nós, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário