🖤⚽🖤 👨🏾🦲 🖤⚽🖤
✝️ LUTO 🖤 O futebol perdeu hoje, dia 29 de dezembro de 2022, sua majestade, o maior jogador de futebol de todos os tempos: PELÉ. O maior jogador da história do futebol mundial lutava contra um tumor no intestino, descoberto em setembro de 2021. De lá para cá, ficou em tratamento médico, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e na casa dele no Guarujá, litoral paulista. No último dia 29 de novembro, Pelé foi internado para debelar uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e “para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon”, conforme nota do hospital. Mas a doença resistiu, progrediu e, após sofrer falência múltipla de órgãos, ela levou-o para a eternidade.
EDSON ARANTES DO NASCIMENTO nasceu em Três Corações, Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940. Era filho de Celeste Arantes com João Ramos do Nascimento, jogador de futebol que, dentro de campo, era chamado de Dondinho, com passagens pelo Fluminense e Atlético Mineiro. Aos 15 anos, começou a jogar profissionalmente pelo Santos e disputou a sua primeira Copa do Mundo em 1958, aos 17 anos – ocasião em que o Brasil ganhou a sua primeira Copa do Mundo. No clube do litoral paulista, Pelé garantiu 10 títulos estaduais, seis campeonatos brasileiros, duas Libertadores e dois mundiais.
Pelé ganhou o mundo graças ao futebol. Foi reconhecido por onde passou, pelo povo e personalidades de todas as esferas da sociedade. No futebol, além dos feitos com a bola nos pés, foi reconhecido como o Jogador do Século pela a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Melhor Jogador do Século pela Fifa e Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Gigante em sua trajetória nos campos, é o único jogador da História a possuir três vitórias em Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).
Na vida privada, Edson Arantes do Nascimento se casou pela primeira vez em 1966 com Rosemeri, com quem teve três filhos: Kelly Cristina, Edinho, e Jennifer. O relacionamento terminou em 1978 e, dois anos depois, Pelé conheceu a modelo Xuxa Meneghel, com 17 anos à época. O namoro durou seis anos. Depois disso vieram outros dois casamentos e outros filhos: Joshua e Celeste. O caso mais polêmico foi o de Sandra Regina, que durante 4 anos lutou para ser reconhecida como filha de Pelé, mas ele nunca assumiu esta paternidade. Ela morreu de câncer de mama em 1996 sem nunca ter recebido a benção paterna.
Estrela nos gramados, Edson Arantes do Nascimento também cansou de se aventurar como artista. Ainda como jogador, às vésperas, durante ou depois de Copas do Mundo, ele contracenou com atores consagrados, cantou com vocalistas de peso e também brilhou em cenas solo. Os mais jovens irão lembrar da veia artística de Pelé com apenas três letras: ABC. Em 1998, ele foi escolhido como garoto-propaganda de uma campanha do Ministério da Educação e até hoje é lembrado com a performance como cantor de “ABC, toda criança tem que ler e escrever”.
A aventura de Pelé como cantor e compositor começa muito antes disso. Em 1969, um ano antes de se despedir de Copas do Mundo com o tricampeonato de 19170, ele tabelou fora de campo com Elis Regina. O Rei do Futebol compôs e cantou duas músicas com ela, no que ficou conhecido como Tabelinha – Pelé x Elis. Ele cantou, mesmo sem jeito, os “sucessos” Vexamão e Perdão não tem vez. A carreira musical de Pelé, no entanto, não parou na primeira dupla. Desde então, o ex-jogador gravou sucessos ao lado de Jair Rodrigues, Sergio Mendes e até outro Rei, o Roberto Carlos.
Pelé recebeu diversas homenagens durante a Copa do Mundo de 2022, disputada enquanto ele estava internado na capital paulista. Jogadores como Neymar, Richarlison e Mbappé desejaram melhoras ao ao rei em meio ao torneio. Torcedores também exibiram faixas nos estádios. Pelé deixa sete filhos e a esposa Márcia Aoki, com quem estava casado desde 2016.
O velório de Pelé vai ocorrer somente na segunda-feira (2), a partir das 10h (de Brasília), dentro da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube. Os familiares do Rei do Futebol conversaram hoje com o clube para alinhar os detalhes do evento. O sepultamento vai ocorrer em Santos. O Brasil se despede de um ídolo, atleta, jogador e Rei Pelé.
Antes do Rei, nenhum atleta havia parado uma guerra e não havia Atleta do Século. Nenhum atleta gerou tamanho impacto na cultura pop mundial e tamanha mudança na maneira como um esporte é jogado. Nenhum atleta imortalizou tanto uma camisa como o Pele imortalizou a camisa 10 do Santos e da Seleção. Antes do Rei, nenhum jogador fez 1.282 gols e hoje, já no pós-vida de Pelé, ninguém ainda chegou perto. Vai para a eternidade, reencontrar outros gigantes no céu, como Muhamad Ali, Maradona e Kobe Bryant, mas quem vai se sentar ao trono, com certeza é o nosso Rei. 👏👏👏👏👏👏
#morreupele
#lutoporpele
#adeuspele
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas:
💻 Portais G1, R7, UOL e JC On Line
📰 Sites dos Jornais Folha de São Paulo e Metropolis.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário