quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 02.02.23 - Morre a Jornalista e Apresentadora Glória Maria

🖤🎥 📺 😭 📺 🎤🖤

✝️ LUTO 🖤 O telejornalismo brasileiro perdeu hoje, 2 de fevereiro, uma de suas mais importantes profissionais, que atuou durante 00 anos como repórter, jornalista, âncora e apresentadora. A televisão brasileira se despede de GLÓRIA MARIA, que aos 73 anos, não resistiu a um câncer de pulmão, diagnosticado em 2019, que deu metástase e evoluiu para o cérebro. O hospital onde ela estava internada emitiu a seguinte nota: "O Hospital CopaStar lamenta a morte da paciente Gloria Maria na manhã desta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes."

Uma das pioneiras do jornalismo brasileiro, Glória Maria fez história nas telas e marcou gerações apresentando uma série de telejornais e programas televisivos. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo e, em cores, no Jornal Nacional e fez história contando ao mundo as notícias que marcaram época.

Nascida em Vila Isabel, na Zona Norte da capital fluminense, em 15 de agosto de 1949, Glória Maria Matta da Silva, na infância e adolescência, estudou em colégios públicos, onde sempre se destacou. Ainda jovem, ela conciliava os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel.

Em 1970, Glória Maria começou a trabalhar no jornalismo da Globo fazendo radioescuta, ouvindo as frequências da polícia e ligando para as delegacias para descobrir o que acontecia no Rio de Janeiro. A estreia como repórter foi em 20 de novembro de 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin (RJ) que matou 48 pessoas e deixou dezenas de feridos.

Não demorou muito para Glória tornar-se âncora da TV Globo, apresentando vários programas jornalísticos como RJTV, Jornal Hoje, e Fantástico, que apresentou de 1998 a 2007. No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. No fim da década de 1970, cobriu a posse do presidente Jimmy Carter, nos EUA. A jornalista também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982.

Ela tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens que fez a lugares fascinantes do mundo, como Jamaica, deserto do Saara e Palestina.  Ao todo, ela visitou mais de 100 países como repórter. Além disso, Glória Maria também entrevistou celebridades internacionais como Michael Jackson, Freddie Mercury, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Em 2007, Glória Maria tirou uma licença de dois anos da Globo para se dedicar a projetos pessoais. Nessa época, fez viagens à Índia e à Nigéria, onde trabalhou como voluntária, e adotou as meninas Maria e Laura. Na volta à TV, em 2010, ela passou a integrar definitivamente a equipe do Globo Repórter, programa do qual participou por 12 anos, algumas vezes como apresentadora, ao lado de Sérgio Chapelin, e posteriormente, Sandra Annenberg. O último programa apresentado por ela foi a edição do Globo Repórter do dia 5 de agosto de 2022. 

Glória deixa duas filhas, Maria, de 16 anos, e Laura, de 15 anos. Mulher, negra, extremamente inteligente, carismática e necessariamente corajosa. Glória nos apresentou o mundo real, com suas reportagens inesquecíveis. Quebrou paradigmas como uma mulher preta, abriu portas para os negros, para o jornalismo no Brasil. Uma grande perda para todos nós. O povo brasileiro fica órfão de um ícone da informação. Gloriosa carreira jornalística de quem já nasceu com a glória de ser uma das mais inesquecíveis apresentadoras, jornalistas e repórteres de todos os tempos! 👏👏👏👏👏👏

#morregloriamaria
#lutoporgloriamaria
#adeusgloriamaria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📰 Memória Globo
💻 Portais G1, Metropólis e UOL
📺 Canal History Channel Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário