domingo, 19 de fevereiro de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 19.02.23 - 550 Anos do Nascimento de Nicolau Copérnico

🌠🌎🔭 🌞 🔭🌕☄

💫📚 Num dia como hoje, 19 de fevereiro, há 550 anos, nascia em Tourum, na Polônia, NICOLAU COPÉRNICO, considerado o pai da Astronomia moderna. Além de astrônomo, Copérnico foi matemático, médico e cônego da Igreja Católica. É um dos nomes mais importantes do Renascimento e o primeiro astrônomo a apresentar uma versão heliocêntrica detalhada do Sistema Solar. Ele recuperou ideias da Antiguidade e antecedeu o trabalho de cientistas como Kepler, Galileu e Newton.

Nascido numa família de ricos comerciantes, no dia 19 de fevereiro de 1473, Copérnico foi educado pelo tio, futuro bispo de Ermlend, depois de ficar órfão aos onze anos. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Cracóvia, onde estudou astronomia e matemática. Em 1497, com 24 anos, foi para Itália estudar direito canônico na Universidade de Bolonha.

Em 1501, voltou à Polônia para aceitar o cargo de cônego da catedral de Frauenburg, para o qual tinha sido indicado por seu tio, mas pouco tempo depois voltou para a Itália onde frequentou as universidades de Roma, Pádua e Ferrara. Aprendeu medicina, direito, astronomia e matemática. Voltou definitivamente à Polônia em 1506, estabelecendo-se em Frauenburg e depois em Heilsberg, onde foi secretário e médico pessoal de seu tio. Somente em 1512, após o falecimento  deste, voltou a viver em Frauenburg, realizando suas primeiras observações feitas por instrumentos que ele próprio construiu.

Copérnico formulou a teoria heliocêntrica do sistema solar, concebida em primeira instância por Aristarco de Samos, segundo a qual o sol está no centro do universo, contrariando modelo geocêntrico (terra no centro do universo) defendido na época por alguns setores da Igreja e adeptos das ideias de Aristóteles e Ptolomeu. A Terra no modelo coperniciano não passa de um planeta, tal como Júpiter ou Saturno. Essa ideia, até então, era desconhecida e foi a partir dela que começaram a surgir as teorias atuais, tendo constituído o ponto de partida da Astronomia. 

As ideias principais da sua teoria, expostas na sua obra "De revolutionibus orbium coelestium" (Sobre as revoluções das esferas celestes), são:

🪐 Os movimentos celestes são uniformes, eternos e circulares ou compostos de vários ciclos (epiciclos);
🪐 O centro do universo está localizado perto do Sol;
🪐 Orbitando ao redor do Sol, em ordem, encontram-se Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter e Saturno (ainda não se conheciam Urano e Netuno);
🪐 Estrelas são objetos distantes que permanecem fixos e, portanto, não orbitam ao redor do Sol;
🪐 A Terra apresenta três movimentos: rotação diária, revolução anual e inclinação anual do seu eixo;
🪐 O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra;
🪐 A distância da Terra ao Sol é pequena comparada com a distância às estrelas.

Copérnico passou cerca de vinte e cinco anos trabalhando no desenvolvimento do seu modelo heliocêntrico do universo. Naquela época, era difícil para os cientistas aceitarem isso, pois isso constituía uma verdadeira revolução. Suas teorias serviram de referência para grandes astrônomos que posteriomente a aperfeiçoaram, tais como Johannes Kepler (que descobriu que as órbitas dos planetas não são circulares, mas sim elípticas) e Galileu Galilei.

Assim, graças aos estudos de Copérnico, séculos depois, Isaac Newton criou a teoria da gravitação universal. O astronômo polonês faleceu em Frauenburg em 24 de Maio de 1543. Copérnico morreu no mesmo ano da publicação de suas grandes obras, que anos mais tarde foram parar na lista dos livros proibidos (Index librorum proibitorum). Ele é lembrado como um monumento à verdade, devido a sua sua introdução corajosa da verdadeira natureza do Sistema Solar, um gigante da Astrologia e da História do Pensamento Científico. 👏👏👏👏👏👏

#550anosdonascimentodenicolaucopernico
#historiadaastronomiamoderna
#copernicoeoheliocentrismo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a Astronomia e o legado de Giordano Bruno, Galileu Galilei e Isaac Newton, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário