terça-feira, 18 de abril de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 18.04.23 - Morre o Historiador Boris Fausto

⏳🖤⌛ 🧓 ⏳🖤⌛

✝️ LUTO 🖤 Morreu, nesta terça (18), em São Paulo, aos 92 anos, o historiador BORIS FAUSTO. Professor aposentado de ciências políticas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Boris Fausto, marcou a historiografia brasileira com o  livro "A Revolução de 30", lançado em 1976 pela editora Brasiliense, que provocou uma mudança nas análises da história política brasileira sobre o tenentismo e o fim da República Velha.

Filho de imigrantes judeus, Boris Fausto nasceu em 8 de dezembro de 1930 e cresceu ouvindo que o conhecimento é algo que ninguém tira, que você leva para onde for. E foi misturando o conselho dos pais com a paixão pela história do Brasil e pelas pequenas histórias do povo, que ele e se tornou um dos mais importantes intelectuais do país.

"Eu me lembro daquela frase: o importante é a educação. Eu estava no Brasil e queria ser brasileiro", dizia o historiador. Autor de inteligência notável e gentileza contagiante, Fausto inspirou e ainda inspira toda uma geração de estudiosos da História não apenas no Brasil, mas também no mundo.

Boris Fausto se formou em Direito pela Universidade de São Paulo em 1953. Trabalhou como consultor jurídico da universidade por 10 anos até que a insatisfação com o ofício o levou à formação em História. Chegou a ser preso em 1969 pela militância em pequenos partidos de esquerda, dizia que com a maturidade, se afastou da militância, e se tornou um ardoroso defensor da democracia. Boris classificou o ex-governo Bolsonaro como 'espantoso' e 'sem paralelos' na história republicana brasileira.

Boris Fausto escreveu mais de 30 livros. O primeiro, "A Revolução de 1930", foi publicado em 1969 e se tornou um clássico. Foi também o organizador de "História geral da civilização brasileira" (com Sérgio Buarque de Hollanda).

Foram muitos prêmios, muitos alunos formados, numa vida longa e fértil que Boris Fausto não queria que acabasse. “Vou fazer uma citação, do Elias Canetti. Ele disse: eu tenho ódio da morte. Vou lutar até o fim contra ela, embora eu saiba que eu vou perder”, disse Boris Fausto em uma entrevista. 😞😓😥😢😭

#morreborisfausto
#lutoporborisfausto
#adeusborisfausto

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário