segunda-feira, 17 de julho de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 17 de Julho - Dia do Curupira

🌳 CURUPIRA: O Guardião da Floresta! 🌿 

🌿🔥🧚‍♂ No Dia 17 de Julho, celebramos a proteção das florestas e o dia de seu protetor: o CURUPIRA. Essa figura do folclore é conhecida pelos seus cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás. Seus pés virados ajudam, segundo a lenda, a enganar os inimigos, uma vez que seus passos ficam na posição trocada, dando a falsa impressão de que estão chegando perto dele, quando, na realidade, acontece o contrário.

Segundo o folclore, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. No caso de caçadores, o Curupira é conhecido por transformar a família deles em caça e, só após o caçador ter matado seus familiares, ele reconhece que, na realidade, eram pessoas de sua família. A lenda também afirma que os índios levavam presentes para evitar o terrível ataque do Curupira. Além de aniquilar os destruidores da floresta, o Curupira possui a capacidade de ressuscitar os animais mortos pelo homem."

Relatos afirmam que este mito tenha origem indígena e seu nome vem do tupi, sendo a junção de “curu”, referente a “curumim”, e “pira”, referente a “corpo”. Mitos e lendas são histórias contadas através de gerações e trazem personagens, histórias e exemplos regados de cultura e tradições. Além disso, trazem também ensinamentos e chamam nossa atenção aos cuidados que devemos ter em diferentes âmbitos de nossas vidas.

O Curupira adora fumar e beber pinga, não gosta de locais muito habitados, preferindo assim, viver nas florestas. Outra característica e, talvez seu ponto fraco, é a sua curiosidade. A lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, deve-se fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Há controvérsias sobre a data de criação da lenda do Curupira. Contudo, o padre José de Anchieta escreveu sobre o personagem no século XVI, denominando-o como "demônio que acomete os índios".

O mítico personagem foi interpretado pelo ator Fábio Lago na série "Cidade Invisível" (BRA/2021), criada por Carlos Saldanha, e disponível no streaming da Netflix. Apesar de ser apenas uma lenda, hoje sabemos que existem diversos profissionais que realmente protegem diariamente nossas florestas, zelando para preservá-la de madeireiros, posseiros, e invasores que visam apenas destruir o meio ambiente.

Um jeito de dar vida a esta lenda é sermos nós mesmos os "curupiras" em nossos ambientes, cuidando da terra e das pessoas, lutando pela proteção de nossas matas e compartilhando excedentes, como água e alimentos, em nossos territórios. Convidamos você a refletir sobre a necessidade de conservar as nossas matas, rios e animais, promovendo a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental. Vamos abraçar a causa, tornando-nos verdadeiros agentes de transformação. Afinal, cada pequeno gesto conta quando se trata de preservar a natureza para as futuras gerações. 🌎💚

#DiaDoCurupira #PreserveANatureza #GuardiãodaFloresta #LendaseTradições

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o Saci-Pererê, outro personagem do nosso folclore, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário