terça-feira, 8 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 08.08.23 - 51 Anos do Nascimento de Paulo Câmara

🏛️ 🗳 🧓 🗳 🏛️

🎂🎉🥳 Num dia como hoje, 8 de agosto, há 51 anos, nascia em Recife, capital pernambucana, o ex-governador de Pernambuco PAULO CÂMARA, que exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022, em substituição a João Lyra Neto, sendo o 57° governador deste Estado. Ele é casado com Ana Luiza Wanderley de Mesquita Saraiva Câmara e tem duas filhas, Clara Câmara, Helena Câmara.

Paulo Henrique Saraiva Câmara, seu nome completo, tem em sua formação um bacharelado em economia, pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental, mestrado em Gestão Pública, entre outros diplomas obtidos na Universidade Federal de Pernambuco.

Mas sua carreira profissional começa mesmo é como escriturário do Banco do Brasil (no período de 1993 a 1994), auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Secretário de Administração (2007 a 2010), Secretário da Fazenda (2011 a 2014) e Secretário de Turismo (no exercício de 2010); até eleger-se governador do Estado pela primeira vez em 2014, pelo PSB, quando então recebeu 68% dos votos válidos para tornar-se o candidato mais bem votado daquele ano.

Reeleito governador em 2018, Câmara seguiu sob a responsabilidade de ocupar um vácuo deixado pelo seu “padrinho” político, Eduardo Campos, ex-candidato a presidente morto em um acidente aéreo em 2014, e com o qual comungava o apreço pelas chamadas ideologias progressistas ou de esquerda.

O perfil de Paulo Câmara é o do típico gestor exigente, objetivo, sério e detalhista. Ele também chama a atenção pelo seu respeito às tradições pernambucanas, o que fica evidente, entre outras coisas, no seu gosto pela arte considerada típica do estado.

Paulo Câmara também chama a atenção pelo seu perfil reservado, discreto, dos que preferem mesmo os bastidores; por isso ele é visto como aquele que “faz as coisas funcionarem dentro do partido”, muito por conta do hábito de agir sempre de forma técnica nas suas decisões.

Como governador do estado, Câmara conquistou a fama de cobrar como poucos, às vezes com um excesso de objetividade que não conversa bem com as minúcias e peculiaridades do meio político. Por isso mesmo ele se diz convicto de que o seu próximo passo é tentar buscar o equilíbrio necessário, com o objetivo de continuar dando rapidez aos projetos, mas sem perder o tato político.

No dia 26 de abril de 2023 entregou em Brasília uma carta ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, anunciando a desfiliação do PSB, depois de nove anos; na carta ele agreadece aos companheiros de legenda, incluindo o deputado estadual eleito Sileno Guedes, presidente estadual da legenda. Paulo Câmara não divulgou o porquê da desfiliação, mas disse que, ao concluir o segundo mandato como governador, avaliou como concluída a "história partidária junto ao PSB".

O Ministério Público Federal iniciou um processo contra Paulo Câmara por improbidade administrativa, que, segundo a denúncia, ocorreu quando recursos repassados à organizações sociais de saúde não foram fiscalizados e corretamente publicizados. Câmara afirmou que as alegações são injustas e que estranha a ação do MPF. Em 2019, a Justiça Federal de Pernambuco extinguiu o processo alegando que a União não tinha interesse no caso, o que acarretou na ilegitimidade do MPF para a ação.

O pai do ex-governador, o médico psiquiatra José Waldo Saraiva Câmara faleceu de causas naturais no último dia 4 de agosto, aos 91 anos. Em março de 2016, Paulo Câmara recebeu uma homenagem em Quixeramobim, terra natal do pai dele. Atualmente, Paulo Câmara é presidente do Banco do Nordeste – B.N.B –, em substituição ao Sr. José Gomes da Costa, tendo sido empossado no cargo em 29 de março de 2023. 🪙💰 🏦 💰🪙

#51anosdonascimentodepaulocamara
#historiapoliticadepernambuco
#grandespoliticospernambucanos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Wikipedia
💻 Site Brasil 123
📰 Jornais Folha de Pernambuco e Jornal do Commércio

👉 Para saber mais sobre Eduardo Campos, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário