quinta-feira, 10 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 10.08.23 - 58 Anos do Nascimento de Eduardo Campos

❤️ 🏛️🗳 🧓 🗳🏛️ ❤️

🎂🎉 Num dia como hoje, 10 de agosto, há 58 anos, nascia em Recife, EDUARDO CAMPOS, neto do político Miguel Arres, que coincidentemente morreu na mesma data que seu avô, falecido em 2005. Campos era filho de Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) e do poeta e cronista Maximiano Campos, mas foi o avô Arraes quem o iniciou na gestão pública ainda em 1987, quando foi nomeado chefe de gabinete no seu segundo governo.

Eduardo Henrique Accioly Campos começou a carreira política ainda na universidade, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Depois de ser deputado estadual, três vezes deputado federal, secretário estadual de Governo e de Fazenda, ministro da Ciência e Tecnologia e governador de Pernambuco por dois mandatos; o economista pernambucano concorria pela primeira vez ao cargo mais importante da política brasileira, ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva, pela coligação Unidos Pelo Brasil (PSB, PHS, PRP, PPS, PPL, PSL). Nas pesquisas eleitorais, Campos aparecia como terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto.

Eduardo Campos morreu na manhã do dia 13 de agosto de 2014, num acidente aéreo, completando assim 9 anos no próximo domingo. A aeronave em que estava o ex-governador de Pernambuco, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Moradores disseram ter visto uma bola de fogo no céu. O avião caiu no quintal de uma casa abandonada. Não houve sobreviventes na tragédia, com sete vítimas fatais.

O advogado Antônio Campos, único irmão do ex-governador Eduardo Campos solicitou, no dia 26 de julho de 2023, a reabertura do inquérito policial que investiga a morte de Eduardo, alegando que "o relatório do inquérito policial foi inconclusivo", e segundo ele "O intuito nuclear da ação é a realização de perícia técnica judicial no sentido de verificar a causa do acidente, ante inconsistências do laudo do Cenipa e da Polícia Federal".

Com morte de Campos, Marina Silva pode assumir disputa à Presidência da República. Campos era casado com Renata Campos e tinha cinco filhos: Maria Eduarda, Pedro, João, José e o pequeno Miguel. João Campos é o atual prefeito de Recife, capital pernambucana, e Pedro Campos, deputado federal pelo PSB. Paulo Câmara, candidato indicado por Eduardo à sua sucessão no governo estadual, ganhou o pleito eleitoral com 68,08% dos votos, contra 31,07% de Armando Monteiro. Paulo Câmara havia sido secretário de Administração, Turismo e Fazenda no governo dele.

O legado de Eduardo Campos é uma fonte de inspiração para vários brasileiros e brasileiras que acreditam no progresso do nosso país por meio da educação e da igualdade de oportunidades. Segundo ele, “No dia que os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador,  estudarem na mesma escola… Nesse dia o Brasil será o país que queremos”.

Eduardo Campos foi um grande nome da política pernambucana, fazendo jus ao legado de seu avô, o saudoso Miguel Arraes. Apesar de não estar aqui fisicamente, sua história, sua luta, sua memória, jamais serão esquecidas. Uma jovem liderança nordestina, que tanto tinha a oferecer ao Brasil. E agora, nesse momento  de reconstrução que o país está atravessando, inspira e ajuda a construir uma saída política que seja democrática, uma alternativa que seja verdadeira, legítima e que não seja populista, mas genuinamente popular. 👏👏👏👏👏👏

#58anosdonascimentodeeduardocampos
#historiadapoliticapernambucana
#saudadesdeeducardocampos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ portais G1 e NE10
📻 Agência Senado
📰 Jornais Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco.

👉 Para saber mais sobre Eduardo Campos, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário