segunda-feira, 21 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 21.08.23 - 1 Ano do Translado do Coração de Dom Pedro I

🎉🇧🇷 2️⃣0️⃣0️⃣ 🇧🇷🎉

❤️👑 Num dia como hoje, 21 de agosto, há exatamente um ano, saía do Aeroporto de Lisboa, Portugal, num avião da Força Aérea Brasileira, o CORAÇÃO DE D. PEDRO I (D. Pedro IV para os portugueses), rumo ao Brasil para a Exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”, que fez parte das comemorações do Bicentenário da Independência, que se deu em 7 de setembro de 2022.

Dias antes, os moradores e visitantes da cidade do Porto, em Portugal, puderam visitar a inédita exposição pública do coração de D. Pedro I. Segundo informações da Câmara Municipal do Porto, só nas primeiras oito horas, três mil visitantes fizeram fila para ver a relíquia, exposta no salão nobre da Igreja da Lapa, em uma vitrine de vidro temperado. Uma curiosidade é que o órgão foi posicionado a 1,30m de altura, metragem que leva em conta o tamanho médio de brasileiros e portugueses (1,74m para homens e 1,63m para mulheres).

O coração de D. Pedro I está conservado há 188 anos. O órgão fica guardado em um vaso de vidro com formol, numa urna trancada por cinco chaves dentro de um cofre na Irmandade da Lapa, na cidade portuguesa do Porto, atendendo a um pedido dele em testamento. Em fevereiro de 2022 começaram as negociações para o translado do órgão do imperador para o Brasil por ocasião das comemorações do Bicentenário da Independência.

Um parecer técnico do Instituto de Medicina Legal do Porto aprovou a viagem, mas pediu que o transporte do órgão fosse feito em um ambiente pressurizado, ou seja, com pressão controlada. Na noite de 21 de agosto, começou a viagem do coração de D. Pedro I para o Brasil. O coração veio na cabine de passageiros de um avião da FAB acompanhado de três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro.

Foi a bordo da aeronave VC-99 Legacy, escoltada por dois caças F-5M, que o coração chegou à Capital Federal no dia 22 de agosto, sendo recebido com todas as honras de chefe de Estado pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente- Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos; e demais autoridades civis e militares.

Na terça-feira, dia 23, houve uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do atual presidente da época. Ao chegar ao país, o órgão foi levado da Base Aérea de Brasília até a Praça dos Três Poderes "de modo silencioso", segundo o Ministério das Relações Exteriores. Depois, o coração ficou "em repouso", no Itamaraty, até ser exposto, com todas as honrarias. No Palácio do Itamaraty, o coração ficou na sala Santiago Dantas, que é climatizada, mas dentro de uma cripta.

A exposição ficou aberta para a visitação de escolas da rede pública do Distrito Federal nos dias da semana. Já o público geral pode conferir a mostra apenas nos fins de semana (nos dias 27 e 28 de agosto e 03 e 04 de setembro). A exposição foi encerrada no dia 7 de setembro. E o órgão foi levado de volta a Portugal no dia 9, depois das comemorações dos duzentos anos da Independência do Brasil. A relíquia ainda ficou exposta por mais dois dias na cidade do Porto antes de ser guardada novamente no cofre.

O translado do coração do imperador tem gerado críticas de historiadores, pesquisadores e escritores, como Lilia Moritz Schwarcz, Paulo Rezutti, e Valdirene do Carmo Ambiel, que consideraram a exibição do órgão preservado do imperador como algo mórbido, necrófilo e de gosto duvidoso. Esta não é a primeira vez que restos mortais de Dom Pedro I são apresentados nas comemorações da Independência do Brasil. Em 1972, durante a ditadura militar, parte da ossada do imperador foi exposta em várias cidades brasileiras, antes de ser depositada no Monumento da Independência, em São Paulo. ⚰️💀

#1anodocoracaodedompedronobrasil
#200anosdaIndependenciadoBrasil
#bicentenariodaindependencia
#coracaodedompedro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o processo de emancipação política do Brasil, acesse o Blog Contagem Regressiva para o Bicentenário da Independência, com 200 postagens sobre o rompimento dos laços coloniais entre Brasil e Portugal, que, em 2022 completaram seus 200 anos. O link pode ser acessado abaixo:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário