segunda-feira, 20 de maio de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 20 de MAIO - Dia Mundial das Abelhas 🐝

🐝 🍯 🍀 🍯 🐝

🐝 No dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial das Abelhas, que desempenham um papel fundamental na polinização de plantas, garantindo a reprodução de muitas espécies vegetais, incluindo aquelas que produzem alimentos que consumimos diariamente. 

A data comemorativa foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorada todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Jansa, nascido em 20 de maio de 1734. Ele foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas da Apicultura (além de ser um exímio pintor).

Você sabe a importância das abelhas?🤔 Elas tem papel importante na natureza para:

🍀 Polinização: as abelhas são essenciais para polinizar plantas, garantindo a produção de alimentos.
☕️ Segurança Alimentar: elas são responsáveis por um terço dos alimentos que consumimos.
🌱 Biodiversidade: contribuem para a diversidade e equilíbrio dos ecossistemas.
💰 Economia: a apicultura e a polinização comercial são importantes economicamente.
🌳 Sensibilidade Ambiental: o declínio das abelhas indica problemas ambientais como perda de habitat e uso de pesticidas.

Por vezes podem as abelhas podem parecer assustadoras, mas a sua ausência teria um impacto enorme no nosso ecossistema! Por exemplo, a sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, por consequente, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome!

Esta data é uma oportunidade para reconhecer a importância vital desses pequenos polinizadores para o nosso ecossistema. Vamos proteger e preservar esses preciosos insetos, garantindo um futuro sustentável para todos! 🌳🌿🌎🌱🌳🌿

#DiaMundialdaAbelha #Polinizadores #Sustentabilidade #Abelhas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário