😭⚰️ 📖✍️ 👩🦰 📖✍️ ⚰️😭
✝️ LUTO 😞 A cultura pernambucana amanheceu mais empobrecida hoje, dia 8 de junho de 2024, com a partida da professora, escritora e linguista NELLY CARVALHO, que faleceu no Hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife (onde estava internada desde o dia 7), aos 88 anos. A causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia. Com um vasto currículo em sua brilhante carreira acadêmica, Nelly Carvalho é considerada uma das principais autoridades nacionais em Linguística Histórica.
Nelly Carvalho era professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco, professora da Universidade Católica de Pernambuco (a partir de 2014), possuía curso de graduação (1957), mestrado (1982) e doutorado (1993) em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Em passado recente era Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, atuando na Linha de Pesquisa denominada Processos de Organização Linguística e Identidade Social; fez parte da diretoria da Aliança Francesa, professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Conselho Científico da Revista Investigações, como também da Coleção Linguagens da Editora Prismas (Curitiba).
Tinha experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica – atuando, principalmente, nos seguintes temas: Publicidade, Cultura, Léxico, Linguagem e Língua Portuguesa. Algumas obras publicadas: Empréstimos linguísticos (1989), O Texto Publicitário Na Sala De Aula (2014), Princípios Básicos De Lexicologia (2016), entre outros.
Além de sua notável trajetória acadêmica, Nelly Carvalho também desempenhou um papel fundamental na educação em nosso Estado. Ela atuou como vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) no período de 30 de maio de 2006 a 12 de maio de 2008. Sua dedicação e compromisso com a educação se estenderam por vários mandatos como conselheira estadual de educação, nos períodos de 1998-2004, 2004-2008, 2010-2014 e 2014-2018.
Nelly Carvalho marcou também presença relevante na imprensa pernambucana assinando artigos periódicos em jornais (era colunista do Jornal do Commércio desde 1983) e em publicações universitárias.
Em 2014, Nelly ganhou o título de professora emérita da UFPE, sendo a primeira mulher a obter a condecoração. Aposentada pela UFPE, Nelly Carvalho seguiu na sala de aula, sendo professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica (Unicap).
Em 2018, Nelly foi homenageada pelo curso de Letras e pelo PPGCL na abertura da XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap. “A sala de aula sempre me deu entusiasmo para seguir em frente. Ser professora é uma maneira de me doar aos outros”, disse ela, na ocasião.
Com essa ampla bagagem e com quase dez livros publicados, a professora foi eleita para a Academia Pernambucana de Letras, ocupando, desde dezembro de 2015, a cadeira de número 26, antes ocupada pelo romancista Gilvan Lemos. A escritora também integrou o Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) de 2011 a 2015.
Viúva do engenheiro civil e empresário Roberto Caldas Pereira de Carvalho, Nelly deixa quatro filhos - Teresa, Roberto, Ricardo e Sílvia - e seis netos - Bernardo, Raphael, Victor, Filipe, Luana e Alice. Pela sua trajetória acadêmica e vasta produção literária, Nelly deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida no cenário intelectual pernambucano. Seu legado, porém, jamais será esquecido! ✨ 👏👏👏
#morrenellycarvalho 🖤
#lutopornellycarvalho 🥀
#adeusnellycarvalho 👋
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas para a postagem:
📰 Jornal Diário de Pernambuco.
💻 Portais G1-Pernambuco e Folha de Pernambuco.
👉 Para saber mais sobre outros membros da Academia Pernambucana de Letras já falecidos, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário