sexta-feira, 21 de junho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 21.06.24 - 105 Anos do Nascimento do Cantor Nelson Gonçalves

🎶❤️🎤🎸👴 🎷🎤❤️🎶

🎂🎉 Num dia como hoje, 21 de junho, há 105 anos, nascia na cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o cantor e compositor NELSON GONÇALVES, um dos maiores cantores de seresta do Brasil, conhecido por sua voz potente e sua habilidade única de interpretar canções românticas e populares. Sua voz grave e emotiva conquistou milhares de fãs, e ele se tornou um dos maiores intérpretes da música romântica brasileira.

Nelson era filho de imigrantes portugueses que se conheceram no Rio de Janeiro, mas se mudaram para o Sul do Brasil en 1918 em busca de melhores oportunidades. Quando Nelson tinha sete anos, a família mudou-se para São Paulo, onde viveu sua juventude.

Nelson sofria de gagueira e recentemente recebia bullying dos colegas na escola e golpes de palmatória da professora por sua dificuldade em falar. Após sucumbir à raiva durante um castigo e jogar um tinteiro na professora, foi expulso do colégio e passou a ajudar o pai em diversas profissões.

Nelson acompanhou seu pai em praças e feiras onde, enquanto o ele tocava violino, a criança cantava, agradando os transeuntes e ganhando gorjetas. Trabalhou também como jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro, além de tornar-se lutador de boxe, conquistando, aos 16 anos, o título de campeão paulista de luta na categoria peso-médio.

Após o prêmio, só ficou mais um ano lutando, pois queria investir em seu sonho de infância: ser artista. Mudou-se, por um período, para o Rio de Janeiro, em busca de oportunidades melhores, até finalmente, em 1941, assinar com a RCA Records e entrar em estúdio para gravar seus primeiros discos.

Nelson Gonçalves se estabeleceu como nome de sucesso na música brasileira, sendo requisitado em boates, rádios e turnês. Em 1942, gravou vinte músicas distribuídas em 10 discos. Na década de 1950, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos.

Nelson Gonçalves tornou-se o segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 79 milhões de cópias vendidas até março de 1998 – ficando atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões. Foi também o artista que mais tempo ficou em uma mesma gravadora: foram 59 anos com a RCA Victor/BMG Brasil Seu maior sucesso foi a canção "A Volta do Boêmio" (composição de Adelino Moreira), logo depois "Naquela Mesa" (composição de Sérgio Bittencourt). 

Sua capacidade de transmitir emoção através da voz fez com que suas músicas se tornassem trilhas sonoras de muitas histórias de amor e saudade. Nelson Gonçalves também foi um artista versátil, atuando no rádio, na televisão e no cinema brasileiros. Sua presença carismática e seu talento musical garantiram sua permanência na memória coletiva do Brasil.

Ele faleceu em 18 de abril de 1998, deixando um legado musical que continua a ser reverenciado e apreciado até os dias de hoje. Nelson Gonçalves é lembrado como um dos grandes nomes da música brasileira do século XX, cujas canções ainda emocionam e inspiram pessoas ao redor do mundo. 👏👏👏  🎧🎵✨

#105anosdonascimentodenelsongoncalves
#historiadamusicabrasileira
#NelsonEternoGoncalves #NelsonGoncalves #OnThisDay
#MPB #Seresta #Bolero

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🖼 Fotografia colorida digitalmente.

👉 Para saber mais sobre Nelson Gonçalves, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário