quarta-feira, 21 de agosto de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 21.08.24 - Morre a Cantora Diana

🎶🖤🎤🎸 👩‍🦱 🪕🎤🖤🎶

✝️ LUTO 😞 Mais uma voz que se cala no cancioneiro brasileiro. Desta vez, a cantora DIANA, apelidada carinhosamente de “a cantora apaixonada do Brasil”, que nos deixa aos 76 anos. Ela foi encontrada pelo filho André Iorio na cama onde dormia já sem sinais vitais, no município de Araruama. Ela chegou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para a UPA de Iguaba, porém já chegou sem vida no local, seu coração havia parado há 17 minutos quando deu entrada na unidade.

Ana Maria Siqueira Iório nasceu em 2 de junho de 1956 no Botafogo, cresceu no Leblon, no Rio de Janeiro, e nos últimos anos isolou-se em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Ela despontou na carreira musical no início dos anos 1970 e alcançou grande sucesso com o álbum homônimo lançado em 1972, produzido por Raul Seixas. Foi neste álbum que Diana lançou seu maior hit, “Porque Brigamos”, uma versão em português de “I Am… I Said”, de Neil Diamond.

Além de "Porque Brigamos", seus principais sucessos foram "Ainda Queima a Esperança", "Uma Vez Mais", Fatalidade" "Foi Tudo Culpa do Amor", etc.

A cantora foi casada com o cantor Odair José, com quem teve uma filha, Clarice. O casal foi um dos mais comentados nas revistas de fofoca da época, marcando presença constante na mídia. Os dois lançaram juntos "Foi Tudo Culpa do Amor", em 1974. Nos últimos anos, a artista mudou seu nome artístico levemente, e passou a ser "Dianah".

Em 2001, ela lançou um álbum homônimo com 12 faixas inéditas, e posteriormente alterou a grafia de seu nome para Diannah. Seu legado permaneceu vivo quando, em 2014, a cantora Bárbara Eugênia regravou “Porque Brigamos” em seu álbum “É o que Temos” (2013). A homenagem de Bárbara a Diana percorreu o Brasil em shows, especialmente populares na região Nordeste. Era uma das vozes mais românticas dos anos 70. Nunca será esquecida. 🖤🙏😞😓😥😢😭

#morrediana 🖤
#lutopordiana 🥀
#adeusdiana 👋

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛






Sem comentários:

Enviar um comentário