segunda-feira, 16 de setembro de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 16.09.24 - 207 Anos da Separação entre Alagoas e Pernambuco

⏳❤️⌛🧡⏳💛⌛💚⏳💙⌛

📆 Num dia como hoje, 16 de setembro, há exatamente 207 anos, a Capitania de Pernambuco perdia parte de seu território com a criação da Capitania de Alagoas, cujo desmebramento se deu como forma de punir os pernambucanos que se rebelaram em 1817 contra os altos impostos cobrados pela corte portuguesa no Brasil ocupada por D. João VI. Durante 75 dias, Pernambuco virou uma república livre e independente, mas contradições internas, como a questão abolicionista, mais a repressão vinda das tropas joaninas leais ao rei, acabaram sufocando o movimento libertário de 1817.

A Capitania de Alagoas teve como primeira capital a vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul (atual cidade de Marechal Deodoro). O primeiro governador da capitania foi Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, que assumiu a função a 22 de janeiro de 1819. Em 9 de dezembro de 1839 sua capital foi transferida para atual Maceió, que, por sua vez, foi desmembrada de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Com a proclamação da república, em 1889, a província foi elevada à condição de Estado.

A então província de Pernambuco viveu períodos conturbados durante o Império, com movimentos como a Confederação do Equador (1824) e a Revolução Praieira (1839-1840). Antes de ser dividida, a Capitania de Pernambuco compreendia os territórios dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e a porção oeste da Bahia. 😞😓😥

#207anosdacriacaodacapitaniadealagoas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Channel Brasil (adaptado)

👉 Para saber mais sobre a Revolução Pernambucana de 1817, acesse:

⏳#muitahistoriapracontar⌛


Sem comentários:

Enviar um comentário