terça-feira, 2 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 02 de Novembro - Dia de Los Muertos

🏵️💀🏵️ 🇲🇽 🏵️💀🏵️

✝️🖤 Nos dias 1° e 2 de novembro de cada ano, acontece o Dia dos Mortos, uma celebração que remonta à antiga Mesoamérica pré-hispânica. Milhares de anos atrás, os povos asteca, maia e tolteca homenagearam seus falecidos oferecendo flores, comida e incenso. Mictecacihuatl, a senhora do submundo, está encarregada de cuidar do resto dos mortos e ela é homenageada neste feriado. Uma semana antes de 1° de novembro, cemitérios são visitados para decorar as lápides e colocar velas e flores que guiarão os mortos de volta ao mundo dos vivos.

Em cada casa, um altar é preparado para entreter aqueles que não estão mais lá. É o único dia do ano em que os vivos e os mortos coexistem na Terra, por isso nenhum gesto é poupado para receber os visitantes. Flores, pão de morto, incenso e caveiras de açúcar estão dispostas nas mesas coloridas, onde as comidas preferidas dos falecidos, ou uma boa quantidade de álcool, não podem faltar.

Acredita-se que a flor de Cempasúchil (cravos de defunto) guie a alma dos mortos na terra e seja a flor oficial desta celebração. Este culto é uma forma de sentir a proximidade do defunto, de celebrar a vida, a morte e o nexo tênue que une e separa os dois estados.

A celebração do Dia de Los Muertos mexicana serviu como inspiração e plano de fundo para a animação Viva - A Vida é um Festa (Coco. EUA/2017) produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney. Baseado em uma ideia original de Lee Unkrich, o longa-metragem animado é dirigido por Unkrich. A história é sobre um garoto chamado Miguel Rivera que acidentalmente é transportado para o mundo dos mortos, onde procura pela ajuda de seu trisavô músico para que ele o leve de volta para a sua família no mundo dos vivos. Atualmente está disponível no streaming da Disney. 🎥🎞️📺

#diadelosmuertos
#diadefinados
#culturamexicana

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Latino-America (adaptado) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário