terça-feira, 2 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 02.11.21 - 4 Anos da Morte de Emília Viotti da Costa

⏳🖤 📖✍️ 🧓 📖✍️ 🖤⌛

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 2 de novembro, há quatro anos a historiografia brasileira perdia uma de suas maiores expoentes: a professora, escritora e pesquisadora EMÍLIA VIOTTI DA COSTA, autora de diversos livros que são referência sobre história do Brasil Colônia, como o Da Senzala à Colônia, de 1966, que analisa a passagem do trabalho escravo ao livre na cafeicultura paulista. Era também especialista no tema escravidão.

Emília Viotti da Costa nasceu em São Paulo em 28 de fevereiro de 1928. Em 1954 graduou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo universidade,  onde lecionou, já como livre-docente, entre 1964 a 1969. Compulsoriamente, foi aposentada pela ditadura militar em 1969 com a implementação do AI-5. Tornou-se voz ativa na denúncia das arbitrariedades cometidas pelo regime, posicionando-se politicamente em um dos momentos mais sombrios da história brasileira.

Exilada, exerceu suas atividades acadêmicas nos EUA entre 1973 e 1999, como professora de História da América Latina na Universidade de Yale (Connecticut), Tulane (New Orleans) e Illinois (Urbana-Champaign). Recebeu, merecidamente, o título de professora emérita pela mesma Universidade de Yale (onde era era titular da cadeira de História da América Latina) e também pela Universidade de São Paulo, em 1999.

Emília Viotti da Costa morreu no dia 2 de novembro de 2017 em São Paulo, aos 89 anos, em decorrência da falência múltipla dos órgãos. Perda inestimável para os historiadores, Emília Viotti tornou-se referência em diferentes campos de estudo da História do Brasil, dedicando-se intensamente ao tema da escravidão e da abolição. Entre suas obras clássicas estão "Da Senzala à Colônia"; "Da Monarquia à República, momentos decisivos"; "Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue" e "A Abolição". Deixou um legado que ainda hoje é uma referência para graduandos, professores e pesquisadores de História. Uma obra que não pode ser esquecida. 👏👏👏👏👏👏

#4anosdamortedeemiliaviottidacosta
#historiadahistoriografiabrasileira
#GrandesHistoriadorasBrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Sites da ANPUH, ConJur, e Wikipedia.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário