quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 06.01.22 - 610 Anos do Nascimento de Joana D'Arc

🛐🕯️ 🔥👩🔥 🕯️🛐 

🛡️🇫🇷⚔️ Acredita-se que Joana D'Arc, a "Donzela de Orléans", tenha nascido em 6 de janeiro de 1412. Ela viveu apenas 19 anos, mas se tornaria uma santa católica romana e uma heroína nacional da França por seu papel fundamental na Guerra dos Cem Anos (1337-1453).

Joana D'Arc, filha de Jacques D'Arc e Isabelle Romée, nasceu em na cidade de Domrémy-la-Pucelle, uma pequena cidade no nordeste da França. Na época de seu nascimento, os ingleses e seus aliados controlavam grande parte da França, incluindo Paris, Bordéus e Reims. Além da ameaça inglesa, uma facção leal ao Duque da Borgonha desafiou o direito do delfim (herdeiro aparente), Carlos de Orléans, ao trono francês. Joana afirmou que recebeu instrução divina pela primeira vez aos 13 anos, no jardim de seu pai, quando os santos Michael, Catarina e Margarida lhe disseram para expulsar os ingleses do país. Aos 16 anos, ela previu corretamente o resultado de uma batalha para um comandante francês, que então concordou em levá-la até Carlos.

A camponesa analfabeta impressionou fortemente o delfim, o suficiente para que ela começasse a viajar com ele para aconselhar líderes militares franceses. Não está claro qual foi exatamente o papel dela na campanha subsequente, mas está claro que foi mais do que meramente simbólico. Ela carregava uma bandeira em vez de uma arma, e mais tarde testemunhou que nunca matou um soldado inimigo, mas os líderes franceses a creditaram como um fator importante no levantamento do cerco em Orléans (1428). A libertação da cidade (1429) chocou os ingleses e colocou os franceses na ofensiva pela primeira vez em anos. Com o conselho, a previsão e o carisma de Joana ajudando em seu avanço, as forças de Carlos expulsaram os ingleses e borgonheses do Vale do Loire. Os franceses retomaram Troyes e libertaram Reims, o local tradicional da coroação dos monarcas franceses, onde o delfim tomou sua coroa, como Carlos VII.

Pouco tempo depois, Joana foi capturada em batalha contra os borgonheses em Compiègne (23 de maio de 1430). Ela foi levada a julgamento pelos ingleses, que estavam determinados a provar que sua inspiração vinha do diabo. Os relatos do julgamento aparecem com destaque em seus mitos, enquanto ela evitava as tentativas inglesas de induzi-la a admitir heresia. Em uma dessas tentativas, perguntou-se a Joana se ela sabia que estava na graça de Deus. De acordo com a doutrina, responder "sim" seria uma heresia porque ninguém poderia realmente saber a resposta, mas dizer "não" seria uma admissão de heresia. Joana respondeu: "'Se eu não sou, que Deus me coloque lá; e se eu sou, que Deus me mantenha", evitando a armadilha. O tribunal acabou condenando-a de qualquer maneira, e ela foi queimada na fogueira em Rouen em 30 de maio de 1431.

Um "julgamento de anulação" póstumo ordenado pelo Papa Calisto III exonerou Joana das acusações de heresia em 1455. Naquela época, a maré da guerra havia se voltado decisivamente contra os ingleses, e a Donzela de Orléans havia se tornado a principal figura associada à vitória. Ela foi declarada um símbolo nacional da França por Napoleão em 1830 e canonizada pela Igreja Católica em 1920, pelo Papa Bento XV, quase cinco séculos depois de queimada viva, acusada de bruxariar. Dois anos depois, ela foi declarada padroeira da França. O Parlamento francês também estabeleceu uma festa nacional em sua honra no segundo domingo de maio.  🇫🇷🙏🕯️🙏🇫🇷

#610anosdonascimentodejoanadarc
#historiadaguerradoscemanos
#historiafrancesa
#JoanaDArc

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptados)

👉 Para saber mais sobre Joana D'Arc, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário