🎶🖤🎤🎸👩🏽🦱 🪘🎤🖤
🎤😭 A cena musical pernambucana amanheceu hoje enlutada pela partida de AURINHA DO COCO, guardiã da tradição dos coquistas (Coco de Roda) do bairro do Amaro Branco, em Olinda (PE). A nota de falecimento no instagran oficial da artista – @aurinhadococooficial – colocou que a coquista não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, hoje, na virada do dia 26 para o dia 27 de janeiro.
Áurea da Conceição de Assis Souza nasceu em Olinda, filha de um maquinista com uma dona-de-casa, e cresceu ouvindo coquistas do bairro de Amaro Branco. Durante a adolescência Aurinha trabalhou no comércio olindense. Incentivada pelos irmãos mais velhos, aos 17 anos adentrou no mundo da música cantando em corais de música erudita, cantando em corais como o Coral São Pedro Mártir e o Madrigal do Recife.
Foi a vocalista do grupo de Selma do Coco durante dez anos. Nos anos 90, a artista popular decidiu seguir carreira solo e, desde então, vem difundindo esse ritmo da cultura pernambucana em inúmeros eventos dentro de nosso Estado, assim como em várias cidades brasileiras. Aurinha sempre tocou o Coco Raiz, aquele tradicional, que “possui uma batida mais pisada, mais machucada e gostosa”, como ela mesma dizia.
Na atualidade, era uma das coquistas mais prestigiadas de Pernambuco, dona de uma voz forte e afinada. Já tocou em diversas partes do Brasil, participando de eventos importantes como o PercPan (BA) e o Abril Pro Rock (PE). Cantora, compositora e griô, já gravou e cantou com Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Lia de Itamaracá, Ferrugem, entre outros. Nana Vasconcelos a chamava de "a primeira-dama do coco".
Aurinha juntar-se-a plêiade da qual fazem parte Dona Duda, cirandeira paulistense que também encantou-se no começo deste ano (dia 5), a inesquecível Selma do Coco (que nos deixou em 9 de maio de 2015) e tantos mestres da cultura popular, e de longe farão uma bonita roda de dança genuinamente pernambucana no infinito. Saudades Aurinha. Vai em paz. 😞😓😥😢😭
#morreuaurinhadococo
#lutopordoaurinhadococo
#adeusaurinhadococo
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre Dona Duda, outra grande artista popular que também nos deixou este ano, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário