segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 21.02.22 - 174 Anos do Lançamento do Manifesto Comunista

⚙️⛏️👊🏻 🇨🇳 👊🏾⛏️⚙️

📖 Num dia como hoje, 21 de fevereiro, há 174 anos, em Londres, era lançado o MANIFESTO COMUNISTA, escrito por Karl Marx com a ajuda de Friedrich Engels. O Manifesto foi publicado por um grupo de socialistas revolucionários nascidos na Alemanha conhecido como Liga Comunista. O panfleto político – sem dúvida o mais influente da história – proclamava que “a história de toda a sociedade até então existente é a história das lutas de classes” e que a inevitável vitória do proletariado, ou classe trabalhadora, poria fim à sociedade de classes para sempre. Originalmente publicado em alemão como Manifest der Kommunistischen Partei (“Manifesto do Partido Comunista”), o trabalho teve pouco impacto imediato. Suas idéias, no entanto, reverberaram com força crescente no século XX, e em 1950 quase metade da população mundial vivia sob governos marxistas.

Karl Marx nasceu em Trier, Prússia, em 1818 – filho de um advogado judeu que se converteu ao luteranismo. Ele estudou direito e filosofia nas universidades de Berlim e Jena e inicialmente foi seguidor de G.W.F. Hegel, o filósofo alemão do século XIX que buscava um sistema de filosofia dialético e abrangente. Em 1842, Marx tornou-se editor do Rheinische Zeitung, um jornal democrático liberal em Colônia. O jornal cresceu consideravelmente sob sua orientação, mas em 1843 as autoridades prussianas o fecharam por ser muito franco. Naquele ano, Marx mudou-se para Paris para co-editar uma nova revisão política.

Paris era na época um centro do pensamento socialista, e Marx adotou a forma mais extrema de socialismo conhecida como comunismo, que exigia uma revolução da classe trabalhadora que derrubaria o mundo capitalista. Em Paris, Marx fez amizade com Friedrich Engels, um colega prussiano que compartilhava seus pontos de vista e se tornaria um colaborador ao longo da vida. Em 1845, Marx foi expulso da França e se estabeleceu em Bruxelas, onde renunciou à nacionalidade prussiana e se juntou a Engels.

Durante os dois anos seguintes, Marx e Engels desenvolveram sua filosofia do comunismo e se tornaram os líderes intelectuais do movimento da classe trabalhadora. Em 1847, a Liga dos Justos, uma sociedade secreta formada por trabalhadores revolucionários alemães que viviam em Londres, pediu a Marx que se juntasse à sua organização. Marx obedeceu e com Engels renomeou o grupo de Liga Comunista e planejou uni-lo com outros comitês de trabalhadores alemães em toda a Europa. A dupla foi encarregada de redigir um manifesto resumindo as doutrinas da Liga.

De volta a Bruxelas, Marx escreveu "O Manifesto Comunista" em janeiro de 1848, usando como modelo um tratado que Engels escreveu para a Liga em 1847. No início de fevereiro, Marx enviou o trabalho para Londres, e a Liga imediatamente o adotou como seu manifesto. Muitas das ideias do Manifesto Comunista não eram novas, mas Marx havia alcançado uma poderosa síntese de ideias sem sentido por meio de sua concepção materialista da história. O Manifesto começa com as palavras dramáticas: “Um espectro está assombrando a Europa – o espectro do comunismo”, e termina declarando: “Os proletários não têm nada a perder além de suas correntes. Eles têm um mundo a ganhar. Trabalhadores do mundo uni-vos!"

No Manifesto Comunista, Marx previu uma revolução iminente na Europa. O panfleto mal havia esfriado depois de sair das prensas em Londres quando a revolução eclodiu na França em 22 de fevereiro devido à proibição de reuniões políticas realizadas por socialistas e outros grupos de oposição. Motins isolados levaram à revolta popular e, em 24 de fevereiro, o rei Luís Filipe foi forçado a abdicar. A revolução se espalhou como fogo na Europa continental. Marx estava em Paris a convite do governo provincial quando o governo belga, temendo que a maré revolucionária logo engolisse a Bélgica, o baniu. Mais tarde naquele ano, ele foi para a Renânia, onde agitou a revolta armada.

A burguesia da Europa logo esmagou a Revolução de 1848, e Marx teria que esperar mais por sua revolução. Ele foi morar em Londres e continuou a escrever com Engels enquanto eles organizavam o movimento comunista internacional. Em 1864, Marx ajudou a fundar a Associação Internacional dos Trabalhadores – conhecida como a Primeira Internacional – e em 1867 publicou o primeiro volume de seu monumental Das Kapital – a obra fundamental da teoria comunista. Com sua morte em 1883, o comunismo tornou-se um movimento a ser considerado na Europa. Trinta e quatro anos depois, em 1917, Vladimir Lenin, um marxista, liderou a primeira revolução comunista bem-sucedida do mundo na Rússia. 🙋🏽‍♂️🔨 🇨🇳 🙋🏼‍♀️🔩

#174anosdomanifestocomunista
#historiadasideiassocialistas
#socialismoemarxismo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

👉 Para saber mais sobre Marx e Engels, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário