👊✒️📚 🤨 📚✒️👊
🎂🎉 Num dia como hoje, 28 de novembro, há 201 anos nascia em Barmen, distrito de Wuppertal (Alemanha) o filósofo e revolucionário alemão FRIEDRICH ENGELS, que com Karl Marx foi coautor de obras fundamentais para o nascimento dos movimentos socialista, comunista e sindicalista.
Friedrich Engels era filho de um rico industrial alemão e foi levado pelo pai para trabalhar no escritório das empresas. Logo se impressionou com a miséria em que viviam os trabalhadores da fábrica da família. Tornou-se amigo do filósofo Karl Max e juntos idealizaram um projeto de transformação da sociedade moderna. O socialismo marxista, chamado de “Socialismo Científico”, preocupava-se em acabar com as desigualdades sociais rompendo com a ordem capitalista.
O “Manifesto Comunista”, publicado em 21 de fevereiro de 1848 na França, convocava os trabalhadores para a revolução. Para Engels e Marx a história era regida por leis que podiam ser estendidas e explicadas racionalmente. Para eles, a forma como cada sociedade organiza a produção e a distribuição de riquezas definiria a ordem social, a estrutura política e os valores culturais. O fator econômico seria, em última instância, o determinante.
Engels escreveu, “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” (1844) e “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra” (1845). Junto com Marx escreveu, “A Sagrada Família” (1844) e “Ideologia Alemã” (1845-46), “A Crítica da Economia Política” e “O Capital”, obra que causou uma revolução na Economia e nas Ciências Sociais, nas décadas seguintes.
Após a morte de seu amigo Marx em 14 de março de 1883, Engels tornou-se líder da democracia social alemã e do socialismo mundial, salvaguardando o essencial da ideologia marxista, para a qual ele mesmo tinha trazido contribuições relativas ao desaparecimento futuro do Estado, para a dialética e para as complexas relações entre a infraestrutura econômica e as superestruturas políticas, jurídicas e culturais. O filósofo faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 5 de agosto de 1895.
É impossível falar de Friedrich Engels sem citar Karl Marx. Ambos foram inseparáveis, e por que não dizer indispensáveis para compreender o mundo como hoje ele é, com suas polaridades e distensões. Engels, apesar de sua grande genialidade, acabou ofuscado por Marx, mas nem por isso deixou de contribuir com seus estudos para a formatação e configuração do socialismo científico, que ainda hoje desperta paixões e ódios, adesões e ressentimentos. Os 201 anos de seu nascimento é um convite a mais para estudarmos e conhecermos sua obra. 🤓📚✌️
#201anosdonascimentodefriedrichengels
#historiadasideiassocialistas
#GrandesPensadores
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas 🖱️ Site O Pensador e Canal History Brasil.
👉 Para saber mais sobre o Manifesto Comunista, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/02/hoje-na-historia-210221-173-anos-da.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário