📜⚖️⚰️ 👴 ⚰️⚖️📜
😓🖤 O Brasil perdeu hoje, 8 de abril de 2022, um baluarte da ciência jurídica, defensor dos direitos humanos, e exímio acadêmico das leis. Morreu em São Paulo, aos 90 anos, em decorrência de insuficiência respiratória, DALMO DE ABREU DALLARI, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se formou e da qual foi diretor, e também professor catedrático e coordenador da cadeira Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância da UNESCO. Atuou ainda como Cidadão Constituinte em 1988 com enorme contribuição e foi autor de muitos livros como “Elementos de Teoria Geral do Estado”.
Nascido em Serra Negra, São Paulo, em 31 de dezembro de 1931, Dallari mudou-se para a capital paulista aos 16 anos e lá se formou em direito pela USP, em 1957. Foi aprovado, em 1963, no concurso para livre-docente da disciplina Teoria Geral do Estado, na própria USP, e no ano seguinte passou a integrar o corpo docente da universidade.
O jurista ficou conhecido por sua atuação em oposição ao regime militar, quando ajudou a organizar a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo a partir de 1972. A organização ofereceu apoio jurídico e registrou casos de violação durante a ditadura, o que lhe causou seu sequestro e prisão no DEOPS.
No período entre agosto de 1990 a dezembro de 1992, exerceu o cargo de Secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luiza Erundina. Autor de vários artigos publicados em jornais e revistas especializadas, Dallari atuou também como colaborador da Folha de São Paulo. Ele também é reconhecido no meio jurídico como um dos principais especialistas na área do Direito Constitucional brasileiro. Sua carreira teve como foco a defesa dos direitos humanos e a garantia do Estado de Direito.
O professor Dalmo de Abreu Dallari tinha 90 anos e deixa esposa, 7 filhos, 13 netos e 2 bisnetos, e várias gerações de alunos e seguidores, aos quais se dedicou em mais de 60 anos de magistério e atuação na promoção dos direitos humanos. Por sua atuação na promoção dos direitos humanos, durante toda sua trajetória acadêmica, são justas todas e quaisquer homenagens que possam ser prestadas ao ilustre Professor. 👏👏👏👏👏👏
#morredalmodeabreudallari
#lutopordalmodeabreudallari
#adeusdalmodeabreudallari
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas 🖱️ portais G1, UOL e Terra.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário