sábado, 9 de abril de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 09.04.22 - Morre o Ator e Diretor Reinaldo de Oliveira

🎭🩺⚰️ 🧓 ⚰️🩺🎭

😓🖤 A arte cênica pernambucana amanheceu hoje enlutada pela partida de REINALDO DE OLIVEIRA, ator, compositor, escritor, médico e fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco – TAP. A informação foi confirmada pela Academia Pernambucana de Letras (APL), a qual ele ocupava a cadeira 24 desde 1993. Amante incondicional da cultura pernambucana, Reinaldo compôs maracatus e frevos, ganhando prêmios em vários festivais, além de atuar em várias produções teatrais pernambucanas como por exemplo Um sábado em 30, Batalha dos Guararapes e Paixão de Cristo do Recife.

Reinaldo da Rosa Borges de Oliveira nasceu no Recife, no dia 28 de abril de 1930. Colou grau em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1953. Depois disso, nunca mais parou de trabalhar como médico, tendo atuado em todos os hospitais públicos do Recife. "Às vezes, me perguntam como consigo conciliar a Medicina com os palcos e eu respondo: quando estou operando, estou pensando no espetáculo da noite e, quando estou no espetáculo, estou pensando na cirurgia do dia seguinte", comentou Reinaldo, em entrevista ao Programa Memórias da Medicina do Cremepe, gravado em 2013.

Filho do médico e teatrólogo, Valdemar de Oliveira, e da atriz Diná de Oliveira, Reinaldo herdou de seus pais o gosto pelas artes. Aos 10 anos fez sua primeira apresentação na peça O pequeno polegar, uma montagem infantil do Grupo Gente Nossa (1931-1939), e nunca mais deixou os palcos. Sua última apresentação foi no espetáculo "Bibi em casa de Ferreira, espírito de palco", sobre a vida de Bibi Ferreira, outra grande artista do teatro brasileiro. O espetáculo foi encenado em 2019, no Teatro de Santa Isabel.

Além de cirurgião, foi também escritor, compositor, e como ator, participou de mais de 80 peças teatrais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e integrante da Academia Pernambucana de Letras, da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e da União Brasileira de Escritores, em Pernambuco. Membro ativo do Rotary Internacional, do qual foi governador do distrito distrito 4,5 mil (que abrange todas as cidades de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), entre 1994 e 1995. Para marcar seu legado, em 2018, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), publicou sua biografia intitulada: "Reinaldo de Oliveira - Do bisturi ao palco", escrita pelo diretor teatral Antônio Edson Cadengue.

Reinaldo de Oliveira foi velado e sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Ele deixou quatro filhos e sete netos e um legado imprescindível para a História do Teatro Pernambucano, que não deve, nem pode, ser esquecido. Um nome que sempre será lembrado quando formos falar da cena teatral pernambucana. 👏👏👏👏👏👏

#morrereinaldodeoliveira
#lutoporreinaldodeoliveira
#adeusreinaldodeoliveira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ portais G1 e NE10
📰 Sites dos jornais Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário