domingo, 24 de abril de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 24.04.22 - 40 Anos da Morte de Sérgio Buarque de Holanda

⏳🖤 ✒️ 🧐 🖋️🖤⌛

😭📚 Num dia como hoje, 24 de abril, há 40 anos, morria em São Paulo, o historiador, jornalista e escritor SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA. Ele foi também crítico literário e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Pai dos músicos Chico Buarque, Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque. No contexto da "História Geral da Civilização Brasileira", publicou, em 1972, "Do Império à República", texto que, a princípio, fora concebido como um simples artigo para a coletânea, mas que, com o decurso da pesquisa, acabou por ser ampliado num volume independente. Trata-se de um trabalho de história política que aborda a crise do Império do Brasil no final do século XIX, explicando-a como resultante da corrosão do mecanismo fundamental de sustentação deste regime: o poder pessoal do imperador.

Permaneceu intelectualmente ativo até 1982, tendo ainda, neste último decênio, publicado diversos textos. De 1975 é o volume "Vale do Paraíba - Velhas Fazendas" e de 1979, a coletânea "Tentativas de Mitologia". Nestes últimos anos, trabalhou também na reelaboração do texto de "Do Império à República" - que não chegou a concluir. Também em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, recebendo a terceira carteira de filiação do partido, após Mário Pedrosa e Antônio Candido. Pela sua participação no PT, e na condição de intelectual destacado, o centro de documentação e memória da Fundação Perseu Abramo (fundação de apoio partidária instituída pelo PT em 1996) recebe seu nome: Centro Sérgio Buarque de Holanda: Documentação e Memória Política.

Entre suas obras destacam-se “Raízes do Brasil” (1936), “Monções” (1945), “Caminhos e Fronteiras” (1957), “Visão do Paraíso”, “Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil” (1959) e “Do Império à República” (1972). Sérgio Buarque de Holanda morreu aos 79 anos, vítima de complicações pulmonares. Sua contribuição para a historiografia brasileira permanece imprescindível para aqueles que se dedicam a estudar nossas raízes históricas e culturais. 👏👏👏👏👏👏

#40anosdamortedesergiobuarquedeholanda
#historiadahistoriografiabrasileira
#GrandesHistoriadoresBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Sérgio Buarque de Holanda, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário