domingo, 11 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 11.07.21 - 119 Anos do Nascimento de Sérgio Buarque de Holanda

⏳❤️ ✒️ 🧐 🖋️❤️⌛

📚 Num dia como hoje, 11 de julho, há 119 anos nascia em São Paulo um dos mais eminentes historiadores brasileiros: SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA. Desde cedo publicou na imprensa estudos sociológicos, ensaios e críticas literárias. Aos 20 anos muda-se para o Rio de Janeiro, e faz o curso de direito. Envolve-se com o movimento modernista desde o primeiro momento, atuando como representante da Revista Klaxon no Rio de Janeiro e publicando as três edições da revista Estética, com Prudente de Morais Neto e Graça Aranha. Em 1929, viaja para a Alemanha, onde frequenta aulas de história e ciências sociais, ganha intimidade com a língua alemã e assiste à ascensão do nazismo. Na década de 1930, de volta ao Brasil, inicia suas atividades de pesquisa historiográfica e acadêmica, assumindo as cadeiras de história da América e cultura luso-brasileira na Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, então capital da República.

Publica Raízes do Brasil, em 1936, inaugurando a coleção Documentos Brasileiros, dirigida por Gilberto Freyre. A interpretação do Brasil e sua cultura nessa obra torna-se um marco e uma referência para gerações, além de abrir caminhos para a historiografia brasileira, até então presa aos parâmetros cientificistas da virada do século. Em 1940 assume a seção de crítica literária do jornal carioca Diário de Notícias, em substituição a Mário de Andrade, e segue, com poucas interrupções na atividade de crítico regular, até fins dos anos 1950. Nesse período, também colabora em revistas e outros suplementos literários do país, como dos jornais O Estado de S.Paulo, Correio Paulistano, Diário de S.Paulo e Folha da Manhã. Tem importante participação na fundação da Associação Brasileira de Escritores, em 1942 e no 1º Congresso Brasileiro de Escritores, em 1945, no qual se manifesta a favor das liberdades democráticas. Reafirmando suas posições políticas, ainda na década de 1940, integra o grupo fundador da Esquerda Democrática (origem do Partido Socialista Brasileiro - PSB).

Nos anos 1950 reside em Roma, prossegue com suas pesquisas, dá aulas e profere palestras sobre temas brasileiros. Assume, em 1956, a cátedra de história da civilização brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), entidade com a qual estabelece profunda relação e em que cria o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Publica outra obra marcante da historiografia brasileira, Visão do Paraíso, em 1959. Depois do golpe militar de 1964, participa do foco de oposição Centro Brasil Democrático e, um dia após o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que aposenta discricionariamente professores da USP, pede demissão de suas funções acadêmicas e passa a trabalhar em casa. Durante os anos 1970, escreve prefácios literários e historiográficos, seleciona poemas para uma antologia de Vinicius de Moraes e publica a coleção de ensaios Tentativas de Mitologia. No final da década, em 1979, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Sérgio Buarque é pai de Chico Buarque, de Miúcha, de Ana de Hollanda, e de Cristina Buarque. Sua casa foi transformada no Museu da Música Brasileira após a sua morte, ocorrida em 24 de abril de 1982. Sua contribuição para a historiografia brasileira permanece imprescindível para aqueles que se dedicam a estudar nossas raízes históricas e culturais. 👏👏👏👏👏👏

📚 Principais obras de Sérgio Buarque de Holanda:

📖 Raízes do Brasil (1936)
📖 Cobra de Vidro (1944)
📖 Monções (1945)
📖 Caminhos e Fronteiras (1957)
📖 Visão do Paraíso (1959)
📖 Do Império à República (1972)
📖 Tentativas de Mitologia (1979)

#119anosdonascimentodesergiobuarquedeholanda
#grandeshistoriadoresbrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Itaú Cultural

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...