sexta-feira, 1 de julho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 01.07.22 - Morre Luís Tenderine - Fundador dos Trapeiros de Emaús em Recife

✝️🎶💒⚰️ 😭 ⚰️💒🎶✝️

😓🖤 Uma perda inestimável para os recifenses que lutam e sonham com um mundo melhor. Morreu hoje, 1° de julho, em Recife, o ativista católico italiano LUÍS TENDERINI, fundador do movimento Trapeiros de Emaús em Recife. Tenderini perdeu a batalha pela vida para um câncer do qual vinha se tratando há dois anos.

Dos seus 79 anos, 53 foram vividos no Brasil, período em que sempre lutou por um país mais justo, tendo inclusive combatido a a ditadura no século passado, ao lado do então Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Ele chegou ao Brasil como seminarista, tornou-se torneiro mecânico e é educador social. Há 25 anos, fundou os Trapeiros de Emaús, que funciona no bairro de Dois Unidos. A entidade trabalha com reciclagem de produtos descartados – como  eletrodomésticos e móveis – que são consertados e revendidos por preços populares. 

Nascidos na França há 67 anos, a partir do sacerdote francês Abbé Pierre, os Trapeiros de Emaús estão presentes em 40 países espalhados pela Europa, Ásia, África e América, onde 400 diferentes grupos atuam. Só no Brasil, são dez. O Emaús também recolhe materiais como papel, plástico e metais que eram destinados a cooperativas de reciclagem.

Tenderini foi sócio-fundador e membro do Conselho Diretor do Cendhec – Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social – chegando a trabalhar lado a lado com Dom Helder Câmara, do qual dizia "ter aprendido com o Dom da Paz a manter a tranquilidade em tempos de dificuldades". Um ensinamento que fala direto aos corações de quem sente sua perda agora. Uma lacuna que ficará para aqueles que acreditam que o Reino dos Céus começa aqui e agora, e que acolher aos menores e excluídos é uma missão daqueles que professam o Cristianismo.

Ficará o exemplo e a saudade do grande Tenderini. Que seja recebido de braços abertos por Dom Hélder Câmara, Dom José Lamartine, padre Reginaldo Veloso, padre Antônio Henrique e tantos outros que deram um testemunho de fé compromissada com aqueles que sofrem e são esquecidos e perseguidos. LUÍS TENDERINE? PRESENTE! 👏👏👏👏👏👏

#morreluistenderine
#lutoporluistenderine
#adeusluistenderine

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Reginaldo Veloso outro grande nome do Catolicismo progressista pernambucano, que nos deixou este ano, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário