domingo, 17 de julho de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 17.07.22 - 28 Anos da Conquista do Tetracampeonato de Futebol

🇧🇷 🏆⭐🏆⭐🏆⭐🏆 🇧🇷

💚💛 Num dia como hoje, 17 de julho, há 28 anos, num domingo como hoje, a Seleção Brasileira de Futebol conquistava seu quarto título mundial numa Copa do Mundo, o sonhado tetracampeonato, após vencer a Itália nos pênaltis, por 3 a 2, graças à cobrança isolada de Roberto Baggio. Era o fim de um jejum de 24 anos sem levantar a taça para a nossa seleção.

No torneio realizado nos Estados Unidos, a Argentina chegou como uma das favoritas, com a presença do astro Maradona na equipe. Contudo, o ídolo acabou sendo uma figura marcante nesta Copa por um feito negativo: foi pego no exame antidoping por uso de cinco substâncias proibidas e acabou excluído do Mundial. A seleção argentina sentiu o golpe e foi eliminada após as derrotas para a Bulgária e Romênia.

Por outro lado, o Brasil seguia se impondo no torneio ao passar por Rússia (2 a 0), Camarões (3 a 1) e um empate com a Suécia (1 a 1). No caminho para a final, os brasileiros passaram pela Holanda (3 a 2) e Suécia (1 a 0). Na final, contra a Itália, no estádio Rose Bowl, em Pasadena, o jogo tenso ficou no empate sem gols, tanto no tempo regulamentar como na prorrogação, e a briga pelo título foi para os pênaltis. Para alegria dos brasileiros, o italiano Roberto Baggio chutou sua cobrança para fora, o que foi suficiente para consagrar a histórica conquista daquele time que tinha jogadores como Taffarel, Bebeto, Romário, Branco, Dunga e Jorginho e era comandado por Carlos Alberto Parreira.

Vale lembrar que a primeira cidade brasileira a receber a equipe campeão do tetra foi Recife em 19 de julho de 1994. O motivo da visita vem de antes da Copa de 1994 começar. Com uma campanha irregular nas eliminatórias para a competição, a seleção chegou no Recife para enfrentar a Bolívia. E ao contrário das críticas e pressão recebida em outras cidades, a delegação foi recebida com um carinho excepcional pelos torcedores. Dentro de campo, no dia 29 de agosto de 1993, em um Arruda lotado com 74 mil presentes, veio a vitória por 6 a 0.

Antes do apito inicial os 11 titulares entraram no gramado do Mundão do Arruda em fila e de mãos dadas, algo que não acontecia antes. Segundo os próprios atletas, a decisão foi tomada naquele momento, para mostrar que havia união. O gesto foi repetido em todos os jogos da Seleção até a final da Copa de 1998! E deu certo. Eles voltaram com a taça nas mãos e o orgulho de serem os tetracampeões mundiais de 1994. O Brasil conquistaria o pentacampeonato em 30 de junho de 2002 na Copa disputada na Coreia do Sul e no Japão, vencendo a Alemanha por 2 a 0 com dois gols históricos do artilheiro do torneio, Ronaldo Fenômeno. ⚽🇧🇷⚽

#28anosdotetracampeonatobrasileiro
#historiadofutebolbrasileiro
#BrasilTetraCampeao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Portal G1-PE e UOL Esportes

👉 Para saber mais sobre Romário, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário