sábado, 4 de março de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 04.03.23 - Morre o Cartunista Paulo Caruso

🎶🖤 🖼️🖌️ 🧓 🖌️🖼️🖤🎶

✝️ LUTO 🖤 O cartum brasileiro está de luto. Morreu neste sábado, dia 4 de março de 2023, o caricaturista, ilustrador, chargista e músico PAULO CARUSO, aos 73 anos. Ele estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, havia cerca de um mês, tratando um câncer no intestino. Paulo Caruso era irmão gêmeo de Chico Caruso, que assina as charges da primeira página de O GLOBO há 38 anos.

Paulo José de Hespanha Caruso nasceu na capital paulista em 6 de dezembro de 1949. Cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 1970, mas não exerceu a profissão. Em 1985, no Salão de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, uniu a paixão pela música ao amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas.

Formado em 1976 em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), não seguiu a carreira. No fim da década de 1960, já havia começado a trabalhar como chargista no Diário Popular. Nos anos 1970, foi colaborador de O Pasquim, ao lado de Millôr Fernandes (1923-2012), Jaguar (1932), Henfil (1944 - 1988) e Ziraldo (1932).

Nas décadas seguintes, em revistas como Careta, Senhor e IstoÉ, fez caricaturas de personalidades brasileiras, que refletiam momentos-chave da história política do Brasil. Colaborou ainda com a revista Veja e o jornal Folha de S.Paulo. Publicou, entre outros, os livros Ecos do Ipiranga (1984), Bar Brasil na Nova República (1986), Avenida Brasil (1992) e São Paulo por Paulo Caruso - Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade (2004), em homenagem aos 450 anos de sua cidade nata

Com a verve política afiada em seus desenhos, Paulo notabilizou-se também por fazer charges ao vivo durante as entrevistas do programa "Roda Viva", desde a estreia da atração, em 1986, na TV Cultura (SP). As charges, tanto dos entrevistados no centro da roda quanto dos entrevistadores na bancada, acompanhadas das frases mais emblemáticas ditas por eles, viraram uma das principais marcas do programa. 

A qualidade de seu traço, a capacidade para a caricatura e a criatividade de suas produções fizeram de Paulo Caroso um ícone do quadrinho brasileiro. Nas redes sociais, Laerte Coutinho escreveu uma homenagem ao amigo e colega de ofício: “Paulo Caruso, querido, morreu. Grande herói do quadrinho brasileiro”. 😞😓😥😢😭

#morrepaulocaruso
#lutoporpaulocaruso
#adeuspaulocaruso

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Elifas Andreato, outro grande ilustrador brasileiro, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário