domingo, 26 de março de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 26.03.23 - 33 Anos do SINTEPE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco

👊💪 👨‍🏫 👩🏽‍🏫 💪🏽👊

📚 O SINTEPE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco surgiu em no dia 26 de março de 1990, portanto completa hoje seus 33 anos. Até 1979, havia entre ambas as entidades docentes do Estado, a CPP (Centro dos Professores de Pernambuco) e a APENOPE (Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco), um clima de desconforto em função de ofertarem as mesmas atribuições aos associados docentes. A partir da mudança da APENOPE, para uma linha mais sindical, as tensões aumentaram significativamente, ampliando, com isso, a disputa pelo controle do movimento no Estado. Na década de 80, a APENOPE juntamente a outras entidades de trabalhadores educacionais do Estado, norteadas pelos avanços do movimento educacional de unificação nacional, desdobraram em Pernambuco um processo correspondente pautado pelo mesmo projeto de união.

Em março de 1990, realizou-se o Congresso de Unificação. A APENOPE representando os professores regentes; a AOEPE (Associação dos Orientadores Estaduais de Pernambuco), os orientadores educacionais; a ASSUEPE (Associação dos Supervisores do Estado de Pernambuco), representando os supervisores, e a Coordenação dos Servidores Administrativos representando os funcionários das escolas. Foi através do “Congresso de Unificação” que a maioria das entidades epresentativas da educação básica do Estado funda, em 1990, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Pernambuco, SINTEPE. Tal feito tornou o SINTEPE uma instituição de referência sindical na defesa dos interesses dos trabalhadores da educação pernambucana, esteio das lutas por melhores condições e reconhecimento social.

O SINTEPE representa os trabalhadores em educação do estado, englobando Professores, Orientadores, Supervisores, Técnicos e o pessoal Administrativo lotado na Secretaria de Educação das redes públicas estadual, representa ainda os trabalhadores da educação de 32 redes municipais em Pernambuco. É filiado à CNTE e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Possui um total de 26.746 filiados da rede estadual. Desse total, 11.796 são aposentados e 14.950 são da ativa, representando um percentual considerável de filiados em relação a um total de profissionais da educação da rede estadual de Pernambuco. A sede do SINTEPE é em Recife, sendo que conta com 13 (treze) subsedes regionais no estado de Pernambuco. Três delas – Região Mata, Centro, Regional Agreste Meridional e Regional Sertão do Sub Médio São Francisco – possuem apenas representação da rede estadual e 10 (dez) representam também docentes municipais em 32 cidades do estado (dados de 2014).

SINTEPE é um sindicato que, embora tenha como foco principal a luta pela melhoria salarial dos trabalhadores em educação de Pernambuco, participa, também, de campanhas nacionais e internacionais dirigidas à melhoria da educação e pela valorização docente, realiza ações de formação político-sindical, formação profissional, atividades culturais e de lazer, é um canal de informação dos trabalhadores pernambucanos em educação, além de ter assento em espaços de decisão importante na política educacional do estado, como o Conselho Estadual de Educação, o Fórum Estadual de Educação e o Conselho Estadual do Fundeb, entre outros.

Sua importância na articulação e mobilização dos profissionais em educação do Estado de Pernambuco é sentida até hoje, na organização de manifestações, paralisações, atos públicos e moções (sejam de apluso o repúdio), na cobrança de pautas relativas à melhoria das condições de trabalho nas unidades de ensino, e também no que tange às questões salariais. Apesar das críticas, vem mantendo um bom nível de trabalho junto às bases e atualmente se prepara para mais um pleito sindical. A atual diretora é Ivete Caetano, sucessora de Valéria Conceição após as eleições sindicais de 2021. 👊📚👊📐👊

#33anosdosintepe
#historiadaslutassindicaispernambucanas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖊️ REGUEIRA TRINDADE, Henrique José Gonçalves. HISTÓRIAS DE VIDA DE DOCENTES QUE SE TORNARAM SINDICALISTAS. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco-CE Programação de Pós-graduação em Educação: 2016. * O último parágrafo é de nossa autoria. 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário