domingo, 26 de março de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 26.03.23 - Morre a Atriz Vanda Phaelante

🖤🎬 📺 👵 📺 🎭🖤

✝️ LUTO 🖤 Ás vésperas do dia mundial do teatro a cena teatral pernambucana amanheceu enlutada com a notícia da morte de VANDA PHAELANTE (78 anos), escritora, jornalista, poetisa, diretora de teatro e atriz pernambucana. Segundo a família, a recifense estava em casa, no bairro do Rosarinho, na Zona Norte da cidade, quando sofreu um infarto fulminante. O viúvo de Vanda, o ator e jornalista Renato Phaelante, disse que ela foi a terceira atriz a ser vista como dama do teatro pernambucano, após Diná de Oliveira (1907-1998) e Geninha da Rosa Borges, que faleceu em 26 de junho de 2022, aos 100 anos.

Com mais de 40 anos de carreira, a Vanda escrevia desde 1977, sendo autora de peças, romances, biografias e poemas. Foi uma das pioneiras do TAP - Teatro de Amadores de Pernambuco, junto com grandes nomes da dramaturgia pernambucana, como Reinaldo de Azevedo, com quem contracenou na peça "Um Sábado em 30", e Geninha da Rosa Borges. Durante anos protagonizou o papel de Maria na Paixão de Cristo do Recife, dirigida pelo saudoso José Pimentel. Ao todo, foram mais de 30 peças, só pelo TAP.

Em 1986 fundou a Cooperarteatro que reunia grandes atores e atriz pernambucanos, que produziu "As Conchambranças de Quaderna, de Ariano Suassuana". Como jornalista, Vanda foi diretora do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Em 2019, Vanda Phaelante lançou seu último romance, "Acorrentados". Além do viúvo, Vanda deixou dois filhos (Renata Phaelante e Francisco Phaelante) e quatro netos. Seu corpo foi velado e cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Sua obra será sempre lembrada pelos amantes das artes cênicas pernambucanas. 👏👏👏👏👏👏

#morrevandaphaelante
#lutoporvandaphaelante
#adeusvandaphaelante

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Portal G1
🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
📰 Site da Folha de Pernambuco

👉 Para saber mais sobre Geninha da Rosa Borges, Reinaldo de Azevedo, e José Pimentel, grandes nomes do teatro pernambucano, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário