🇵🇹 🌸 👊 🎶 👊 🌸🇵
O dia 25 de abril marca um dos eventos mais importantes da história de Portugal, que ocorreu em 1974. Conhecido como REVOLUÇÃO DOS CRAVOS ou Revolução de 25 de Abril, o movimento eclodiu a partir do profundo descontentamento com o regime ditatorial do Estado Novo de Antônio de Oliveira Salazar, vigente desde 1933.
O Estado Novo português se consolidou em um contexto de ascensão do fascimo e de regimes totalitários, marcados por figuras como Adolf Hitler na Alemanha, Benito Mussolini na Itália e Francisco Franco na Espanha. O fim da Segunda Guerra Mundial promove o fim dos governos de Hitler e Mussolini, mas os de Franco e Salazar não sofreram intervenção externa e se mantiveram até a década de 1970.
A Revolução de 25 de Abril depôs Salazar e deu início à implantação de um regime democrático no país. Foi liderada por um vasto grupo, composto por civis, exilados, políticos, artistas, intelectuais, profissionais do próprio Estado ditatorial e, diferentemente da maioria das revoluções, militares. Os militares, em sua maioria capitães ligados à esquerda portuguesa, se revoltaram contra as guerras de independência nas colônias portuguesas na África.
Foi um evento revolucionário que resultou em muitas transformações políticas, econômicas e sociais em Portugal, mas também teve repercussões internacionais. No Brasil, além de promover uma porta de ação para a militância no exílio, foi um símbolo de esperança em meio à ditadura militar brasileira, vigente desde 1964. Portugal hoje é membro da União Europeia e tenta equilibrar sua economia. 🇵🇹🌸🇵🇹
#49anosdarevolucaodoscravos
#historiadeportugal
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre a Revolução dos Cravos, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário