domingo, 25 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 25.04.21 - 47 Anos da Revolução dos Cravos em Portugal

🇵🇹 🌸 👊 🎶 👊 🌸🇵🇹

🌸🔫 Em 25 de abril de 1974, jovens oficiais do exército se rebelaram e deram um golpe militar — conhecido como REVOLUÇÃO DOS CRAVOS —, derrubando a ditadura de Antônio Oliveira Salazar, que dominava o país desde 1926, mantendo-se como a mais longeva ditadura da Europa. 

Portugal derrubou a monarquia em 1910, pondo fim ao reinado de Manuel II, o "Desaventurado". Os militares tomaram o poder em 1926. Em 1932, assumiu o governo António de Oliveira Salazar, que instituiu o Estado Novo, um poder ditatorial que se manteve por 41 anos, mesmo após a morte de seu criador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.  

Portugal manteve-se neutro durante a Segunda Guerra Mundial. O fim do Estado Novo permitiu que as últimas colônias portuguesas conseguissem sua independência após uma longa guerra colonial contra a metrópole, e que Portugal mesmo se convertesse em um estado de direito democrático. A recusa em conceder independência às colônias africanas estimulou movimentos guerrilheiros de libertação em Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Em 1968 Salazar sofreu um derrame cerebral e foi substituído por seu ex-ministro Marcelo Caetano, que prosseguiu com sua política. A decadência econômica e o desgaste com a guerra colonial provocaram descontentamento na população e nas forças armadas. Isso favoreceu a aparição de um movimento contra a ditadura.

No dia 25 de abril de 1974, explode a revolução. A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. As ações militares foram lideradas pelo comandante Salgueiro Maia, quem, à frente das forças da Escola Prática de Cavalaria, ocupou o Terreiro do Paço nas primeiras horas da manhã do dia 25. Posteriormente, o comandante Maia fez o cerco do quartel do Carmo, onde, com a renúncia do primeiro ministro português Marcelo Caetano, pôs-se fim ao regime salazarista. Após a deposição de Caetano, ele evadiu-se para o Brasil. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola.

Um dos grandes méritos da Revolução dos Cravos foi unir diferentes correntes políticas (as forças armadas, os comunistas, os socialistas, os ecologistas, os sociais democratas, os cristãos progressistas e o povo português) por um objetivo comum, que era derrotar o fascismo salazarista.

A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento. Uma nova Constituição foi criada e eleições livres aconteceram em 1976. Portugal hoje é membro da União Europeia e tenta equilibrar sua economia. 🇵🇹🌸🇵🇹

#47anosdarevolucaodoscravos
#historiadeportugal

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...