sábado, 20 de maio de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 20.05.23 - 189 Anos da Morte do Marquês de La Fayette

🇫🇷💣💥 🤨 🔥💣🇺🇸

⚜⚔ Num dia como hoje, 20 de maio, morria há 189 anos, em Paris (França), o MARQUÊS DE LA FAYETTE, que ficou conhecido como o "Herói dos Dois Mundos, por ter participado de duas grandes revoluções do século XVIII – a Guerra da Independência Americana (contra o Império Britânico) e a Revolução Francesa. Após seu envolvimento com a Independência norte-americana, ele se tornou amigo próximo de George Washington, Alexander Hamilton e Thomas Jefferson. Além disso, Lafayette foi uma figura chave (general do exército revolucionário) na Revolução Francesa de 1789 e na Revolução de Julho de 1830, bem como membro da Assembleia Nacional e comandante da Guarda Nacional de Paris.

Gilbert du Motier, Marquês de La Fayette (nome completo Marie-Joseph Paul Yves Roch Gilbert du Motier), conhecido como La Fayette ou Lafayette, nasceu no Château de Chavaniac-Lafayette, departamento de Haute-Loire, região de Auvergne; em 6 de setembro de 1757. Foi militar, aristocrata e político.

La Fayette acabou se tornando uma pessoa importante tanto na Revolução Francesa quanto na Revolução de Julho de 1830, que levou ao poder na França o rei Luís Filipe. Como soldado da Revolução Francesa, não se ajustou em nenhuma facção. Foi nomeado comandante-chefe da Guarda Nacional Francesa, mas desentendeu-se com Luís XVI e impediu a fuga do monarca. Durante os conflitos, ordenou que a tropa disparasse contra os manifestantes sendo então perseguido pelos jacobinos. Depois, ao discordar dos republicanos, fugiu para a Holanda. Chegou a ser preso pelos austríacos, quando passou cinco anos na prisão.

Voltou à França em 1815, na reestruturação da monarquia, e integrou as fileiras da oposição. Em 1824, convidado pelo presidente James Monroe, foi para os Estados Unidos, quando visitou os diversos Estados. Em 1830 participou da Terceira Revolução que contribuiu com a queda de Carlos X e a ascensão ao trono de Luís Filipe. Ligou-se à oposição, votando ao lado dela até sua morte.

Durante o seu período no exílio, D. Pedro I foi apresentado a La Fayette pela rainha Maria Amélia da França, esposa do rei Luís Filipe e tia da imperatriz Leopoldina. D. Pedro I, que sempre admirou La Fayette, portou-se como um fã, cobrindo o velho militar de elogios.

La Fayette acabou por se tornar um dos principais aliados de D. Pedro I no seu propósito de tirar d. Miguel do trono de Portugal, reinstalar d. Maria II e dar novamente ao país uma constituição. Em 1832, D. Pedro I partiu de Paris para invadir Portugal. Na despedida, La Fayette lamentou que a idade não o deixasse seguir junto com d. Pedro, mas em seu lugar enviou o neto, como ajudante do ex-monarca.

Marquês de La Fayette faleceu em Paris, França, no dia 20 de maio de 1834, e encontra-se sepultado no Cemitério de Picpus, em Paris, debaixo de terra trazida da sepultura de George Washington, de Mount Vernon. 😞😓😥😢😭

#189anosdamortedelafayette
#historiadaindependenciadosestadosunidos
#historiadarevolucaofrancesa

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📝 Fontes consultadas: REZZUTTI, Paulo (perfil nas redes sociais) e site E-Biografia.

👉 Para saber mais sobre a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário